Administração estratégica: o que é, conceitos básicos e como utilizá-la

A administração estratégica tem sido amplamente implementada pelas empresas. Isso porque, em um ambiente dinâmico, ela contribui para a produção de resultados e otimiza processos.

Neste conteúdo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira:

  • O que é Administração estratégica?
  • Como implementar a Administração estratégica?
  • Quais são as características da administração estratégica?
  • Por que a administração contribui para a otimização dos processos?
  • Qual é a importância da administração estratégica em um negócio?

O que é Administração estratégica?

Administração estratégica é o processo que envolve o planejamento, a execução e o controle das atividades da empresa, implementado dentro do ambiente corporativo. Seu principal objetivo é potencializar os resultados da empresa, oferecendo um ambiente empresarial mais propício para a efetivação dos objetivos da instituição.

Sendo assim, o conceito de administração estratégica abrange diversas áreas e envolve ações de planejamento estratégico, direção, organização e coordenação. Por intermédio desse processo, as decisões corporativas tornam-se mais assertivas e as atividades internas da empresa são otimizadas continuamente.

A administração estratégica analisa a empresa em sua totalidade, uma vez que, antes de implementá-la, é fundamental uma análise dos cenários internos e externos. Dessa forma, esse processo estuda o dinamismo existente entre as diversas áreas e como elas se complementam. Assim, é possível entender quais decisões de alguns setores impactam outros.

Além disso, a administração estratégica estuda o emprego de recursos, a avaliação de desempenho do negócio, controle dos processos e assim por diante. Essa visão sistêmica e abrangente contribui para o mapeamento de oportunidades no mercado e para um aumento da produtividade nas instituições.

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Como implementar a Administração estratégica?

Antes de tudo, para a implementação deste processo, é preciso que a empresa tenha em vista a cultura organizacional da instituição. Isso porque este tipo de estratégia está relacionado com o modo que a empresa lida com seus processos.

Portanto, todas as áreas precisam estar cientes dessa implementação, participando ativamente em cada etapa da execução.

Os principais aspectos da administração estratégica, contudo, estão localizados na missão e nos valores da empresa. Por intermédio desses posicionamentos, é possível traçar o tipo de estratégia que será implementada na instituição.

Portanto, para uma completa execução, é preciso que a missão, valores e objetivos da empresa estejam bem definidos e alinhados. Listamos a seguir alguns passos para a implantação deste processo na empresa. Confira!

1. Análise dos ambientes interno e externo

Inicialmente, é realizada a determinação da estratégia por meio da análise dos ambientes interno e externo. Para isso, as forças e fraquezas da empresa são levantadas a fim de identificar possibilidades de melhorias e conhecer as principais características da instituição. A ferramenta estratégica mais utilizada neste processo é a Matriz SWOT.

2. Determinação de um procedimento organizacional

Nesta etapa, ocorre a definição de diretrizes que irão orientar a implementação da estratégia. Logo, aqui são determinadas as metas da empresa tendo como base a missão, visão e os objetivos organizacionais.

Assim, são definidos os KPIs da organização, ou seja, os indicadores-chave, que nada mais são do que os objetivos claros, mensuráveis e atingíveis da empresa.

A definição dessas diretrizes, além de otimizar a estratégia, também pode motivar os funcionários e melhorar a sua produtividade, uma vez que elas são pautadas sobre objetivos concretos e claros.

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3. Concepção da estratégia

Na concepção da estratégia, são definidas as medidas necessárias para atingir os principais objetivos de curto e longo prazo da organização. Para atingir bons resultados, é essencial que todos os colaboradores sigam as estratégias definidas nesta implementação.

Contudo, com o decorrer do tempo, os processos implementados pela administração estratégica se tornam mais fáceis para todos os funcionários.

Quais são as características da administração estratégica?

Como vimos, a administração estratégica consiste em um procedimento que visa otimizar processos para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos. Portanto, ela deve ser:

1. Integrada

Esse processo busca integrar as diferentes áreas de uma empresa a fim de que todos os colaboradores entendam a conexão existente entre eles.

2. Sistêmica

A administração estratégica é sistêmica porque considera, sobretudo, todas as áreas da empresa e como cada uma contribui para o desempenho da organização como um todo.

3. Evolutiva

Este conceito também é considerado evolutivo, já que está sempre em busca de mudanças que melhorem os negócios, tecnologias que otimizem os processos e assim por diante.

4. Otimizada

Outra característica marcante da administração estratégica é sua capacidade de otimizar processos, pois promove melhorias na relação da empresa com clientes, funcionários e público-alvo.

5. Participativa

Por fim, esse tipo de administração é participativa, isso porque ela estimula a participação de todos os gestores em um ambiente colaborativo e focado em resultados.

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Por que a administração contribui para a otimização dos processos?

Os processos internos de uma organização são desafiadores para muitos gestores e empresários, uma vez que eles demandam uma visão da empresa como um todo, levando em consideração todos os setores da instituição.

Por isso, organizações que não possuem essa visão integrada entre as equipes têm mais dificuldades durante a execução desses processos. Esse fato, portanto, causa desorganização e desmotivação entre os colaboradores.

A administração estratégica, por outro lado, pode ser decisiva na mudança deste cenário, dado que envolve planejamento, organização, direção, coordenação, gestão e todas as ações desenvolvidas dentro do negócio. Sendo assim, a visão da organização de forma integral e ampla é fundamental para o desenho de processos eficientes e alinhados aos indicadores da empresa.

Qual é a importância da administração estratégica em um negócio?

O mercado tem passado por diversas mudanças em um curto espaço de tempo; muitas empresas, assim, tiveram que acompanhar esse ritmo acelerado para não perderem clientes.

No entanto, esse fato culminou em desorganização corporativa, pois a competitividade e as rápidas mudanças do mercado desviaram o foco da organização para o ambiente interno e visão integral do negócio.

Neste ponto, a administração estratégica proporciona melhorias significativas na empresa, pois contribui para o desenvolvimento de uma gestão eficiente e colaborativa. A mudança nos processos também é importante para a produtividade e motivação dos funcionários, uma vez que evita sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções e rotatividade de colaboradores.

Como vimos, a visão estratégica é fundamental para as empresas terem sucesso e atingirem seus objetivos, por isso esse conceito tem sido cada vez mais disseminado no mundo corporativo. As organizações, assim, estão descobrindo a eficiência desse processo em seus ambientes internos e nas vendas.

Para implementar a administração estratégica de forma eficiente, contar com o apoio de um software é essencial.

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