Tipos de liderança: os 9 principais estilos e suas características

O líder tem um papel fundamental na busca por resultados nas organizações. Sua forma de gerenciar as demandas e pessoas dita o ritmo e direciona o fluxo de trabalho. Por isso, saber quais são os tipos de liderança é um meio de entender como a aplicação de competências pode ser decisiva para o alcance dos objetivos do negócio.

Isto é, a empresa precisa de uma liderança que saiba como extrair o máximo do potencial de todo o time. Mas como fazer isso? Quais competências são mais estratégicas para o seu negócio em específico?

Vamos conhecer abaixo os estilos de liderança mais comuns e suas características para que você possa avaliar qual deles faz mais sentido para o seu negócio.

Afinal, qual é o papel da liderança? 

Antes de conhecermos os principais tipos de liderança, vamos aprofundar um pouco mais sobre o papel que o líder exerce dentro de uma organização.

O líder é a figura central para o alcance dos objetivos de qualquer empresa. Esse profissional será responsável por direcionar os esforços da equipe de forma estratégica.

Entre suas principais responsabilidades podemos destacar:

  • Distribuir tarefas e responsabilidades;
  • Acompanhar resultados;
  • Oferecer suporte;
  • Exercer uma influência interpessoal na equipe.

Portanto, além das competências imprescindíveis para o cargo, o líder precisa ter certas competências comportamentais que vão ajudá-lo a manter a equipe motivada e engajada com os objetivos da empresa.

– Leia também: As 10 principais habilidades e competências de um líder

Principais tipos de liderança 

Em 1939, os psicólogos Ralph White e Ronald Lippitt chegaram à conclusão de que haviam três tipos principais de liderança: autocrática, democrática e liberal. 

Ao longo do tempo novos estilos de liderança foram percebidos e analisados como predominantes nas empresas.

Hoje podemos listar 9 tipos de liderança:

  1. Liderança autocrática;
  2. Liderança democrática;
  3. Liderança liberal;
  4. Liderança transformacional;
  5. Liderança coaching;
  6. Liderança técnica;
  7. Liderança situacional;
  8. Liderança motivadora;
  9. Liderança carismática.

Saiba mais sobre essas lideranças abaixo.

1. Liderança autocrática

Neste tipo de liderança, a figura do líder é central e de certo modo arbitrária na empresa. Dele partem todas as decisões e ordens, cabendo aos liderados apenas obedecer às suas exigências.

Há pouco (ou até nenhum) espaço para debates, o que acaba minando a criatividade da equipe. Por isso, esse tipo de líder costuma causar insatisfação na equipe, que não se sente confortável e nem motivada para trabalhar e crescer profissionalmente nesse tipo de ambiente. 

2. Liderança democrática

É o contrário da liderança autocrática. Aqui o foco é no desenvolvimento do grupo e de suas competências. 

Esse tipo de líder incentiva a todos os membros a participarem das discussões, escuta a todos de forma igualitária e leva em consideração suas sugestões e opiniões.

Além de se preocupar com as entregas e alcance dos resultados, a liderança democrática também se preocupa em criar um ambiente de trabalho saudável para todos os membros. 

Banner para o ebook

3. Liderança liberal 

Esse tipo de líder direciona o foco para os seus liderados, ou seja, ele deixa a tomada de decisões para outros membros da equipe. 

Em outras palavras, o líder liberal não se compromete nem se responsabiliza pelas ações, faz participações mínimas e deixa os colaboradores livres para tomarem iniciativas.

Essa liderança entende que os membros da equipe estão preparados o suficiente para terem essa responsabilidade, mas deixa a desejar pela falta de orientação mais próxima. Por isso, empresas com esse tipo de liderança costumam sofrer com erros frequentes e falta de produtividade. 

4. Liderança transformacional

Nesse modelo de liderança, líderes e colaboradores se apoiam mutualmente em busca dos objetivos do negócio.

Essa colaboração mútua cria uma conexão significativa dos colaboradores com o líder, resultando em um processo chamado de “influência idealizada.

Na influência idealizada, os líderes conquistam a confiança, o respeito e a admiração dos seus colaboradores, transformando-se em um exemplo a ser seguido. Essa inspiração na figura do líder atua como uma poderosa motivação para a equipe.

5. Liderança coaching 

O líder coach direciona o seu foco para o desenvolvimento de habilidades da sua equipe, ajudando-os a desenvolver seu potencial máximo. Para isso, ele cria um ambiente de confiança e cooperação entre todas as pessoas.

Essa liderança realiza feedbacks frequentes com seus liderados, de modo a acompanhar sua evolução e certificar que eles estejam alinhados com os objetivos do negócio.

– Leia também: Pipeline de Liderança: entenda o que é e como funciona a teoria de Ram Charan

6. Liderança técnica

Esse tipo de liderança inspira seus liderados por meio de seus conhecimentos técnicos sobre a sua área de atuação. Sua expertise é utilizada como guia para mostrar aos demais membros da equipe como deve ser realizada a execução das tarefas.

É uma liderança muito comum nas empresas e geralmente ela está relacionada a outro estilo que vai trazer características mais comportamentais para a atuação deste líder. Isto é, um profissional técnico pode também ser coach, por exemplo, e utilizar seu poder de motivação somada à sua expertise para inspirar seus liderados a buscarem mais e melhores resultados. 

7. Liderança situacional 

Desenvolvido em 1960 por Paul Hersey e Ken Blanchard durante a escrita do livro “Gerenciamento do Comportamento Organizacional”, a liderança situacional propõe mudanças no estilo de liderança de acordo com os desafios enfrentados pelo negócio. 

Isso quer dizer que o líder pode adaptar sua forma de liderar de acordo com a situação e momento da empresa.

Os autores determinaram quatro tipos de liderança relacionadas às características do líder situacional. São elas:

  • Direção: deve ser aplicada em ocasiões que exigem supervisão e onde a autonomia dos profissionais precisam ser restrita;
  • Orientação: importância do líder oferecer os melhores direcionamentos para a sua equipe, de modo que eles possam contribuir para execução das tarefas e alcance dos objetivos;
  • Apoio: quando o líder deve se colocar como um facilitador do trabalho dos colaboradores, incentivando-os e direcionando-os da melhor maneira possível;
  • Autonomia: o líder deve saber delegar as tarefas de forma assertiva, deixando o trabalho organizado, mas sem tomar a responsabilidade toda para si. Ou seja, ele deve dar autonomia para a equipe realizar as ações.

8. Liderança motivadora

É um tipo de liderança parecido com a coaching, em que o foco está na motivação da equipe. Mas aqui o líder tem uma função ainda mais próxima de seus liderados, ajudando-os desde as tarefas mais rotineiras e oferecendo recursos para manter todos motivados e engajados com suas demandas.

O líder motivador reconhece o bom trabalho da sua equipe, dá feedbacks construtivos e cria um ambiente de trabalho saudável propício para exposição de ideias e troca de experiências. 

9. Liderança carismática 

O modelo de liderança carismática caracteriza-se como a habilidade do profissional de incentivar e motivar seus liderados por meio de seu carisma e habilidades comportamentais. Ou seja, é a liderança pelo exemplo.

Um líder com essas características é confiável, sabe se comunicar bem com todas as pessoas da equipe e ainda apresenta ótimos resultados.

– Leia também: Liderança estratégica: o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *