Liderança situacional: o que é, características e como aplicar

Liderança situacional: o que é, características e como aplicar

Liderança situacional é uma abordagem flexível e adaptativa à gestão de equipes, que defende a ideia de que não há um único “melhor” estilo de liderança. Em vez disso, a eficácia da liderança é determinada pela capacidade do líder de ajustar seu comportamento de acordo com as necessidades e o contexto da situação.

Neste artigo abordamos tudo sobre liderança situacional. Continue a leitura e confira:

  • Entendendo o papel do líder
  • O que é liderança situacional?
  • Tipos de liderança situacional
  • Entendo a maturidade dos colaboradores
  • Mapa da Liderança Situacional
  • Vantagens da liderança situacional 
  • Dicas de como aplicar a liderança situacional

Entendendo o papel do líder

Antes de conhecermos o conceito da liderança situacional, vamos aprofundar um pouco mais sobre o papel que o líder exerce dentro de uma organização.

O líder é a figura central para o alcance dos objetivos de qualquer empresa. Esse profissional será responsável por direcionar os esforços da equipe de forma estratégica.

Entre suas principais responsabilidades podemos destacar: 

  • Distribuir tarefas e responsabilidades;

  • Acompanhar resultados;

  • Oferecer suporte;

  • Exercer uma influência interpessoal na equipe.


Portanto, além das competências imprescindíveis para o cargo, o líder precisa ter certas competências comportamentais que vão ajudá-lo a manter a equipe motivada e engajada com os objetivos da empresa.

– Leia também: As 10 principais habilidades e competências de um líder

O que é liderança situacional?

Desenvolvido em 1960 por Paul Hersey e Ken Blanchard durante a escrita do livro “Gerenciamento do Comportamento Organizacional”, a liderança situacional propõe mudanças no estilo de liderança de acordo com os desafios enfrentados pelo negócio.

Isso quer dizer que o líder pode adaptar sua forma de liderar de acordo com a situação e momento da empresa.

Portanto, essa modalidade de liderança é caracterizada por atribuições como:

  • Adaptabilidade: O líder deve ser capaz de avaliar a maturidade dos membros da equipe e adaptar seu estilo de liderança de acordo;
  • Flexibilidade: A liderança escolhe entre alguns estilos de abordagem com base nas necessidades da situação;
  • Foco nas pessoas e nas tarefas: O líder não apenas se concentra em atingir objetivos, mas também em desenvolver relações interpessoais saudáveis dentro da equipe;
  • Tomada de decisão contextual: Devem ser considerados múltiplos fatores, como prazos, recursos disponíveis e capacidade da equipe, antes de tomar decisões.

– Leia também: Liderança estratégica: o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

Banner para o ebook

Tipos de liderança situacional

Os autores do conceito de liderança situacional determinaram quatro estilos de liderança relacionados às características do líder. Falamos sobre cada um deles abaixo:

E1: Direção

Essa liderança deve ser aplicada em ocasiões que exigem supervisão e onde a autonomia dos profissionais precisa ser restrita. Ou seja, quando o líder precisa ser incisivo em suas decisões, dizendo exatamente o que e como determinada tarefa deve ser realizada.

Portanto, esse é um estilo de liderança mais rigoroso, que demanda maior orientação e controle das atividades.

A liderança situacional de direção é comum com colaboradores novatos, além de estagiários e profissionais ainda com pouco conhecimento sobre as tarefas que serão desempenhadas.

E2: Orientação

Neste estilo de liderança é importante que o líder ofereça os melhores direcionamentos para a sua equipe, de modo que eles possam contribuir para execução das tarefas e alcance dos objetivos. Ou seja, é uma liderança mais pautada na orientação do que na exigência, sendo mais uma troca de ideias do que um direcionamento rígido.

Em outras palavras, a liderança situacional por orientação é mais flexível e busca ouvir mais a opinião dos colaboradores para a tomada de decisões. Mas vale ressaltar que, embora seja mais participativa, a decisão final ainda é da liderança.

Aqui o líder trabalha com profissionais que já possuem certa experiência, e dessa forma podem contribuir com feedbacks para otimizar o fluxo de trabalho.

E3: Apoio

Neste caso o líder deve se colocar como um facilitador do trabalho dos colaboradores, incentivando-os e direcionando-os da melhor maneira possível. Portanto, a liderança atua de forma menos presente, servindo mais como um suporte e deixando os colaboradores mais livres.

Em outras palavras, é um estilo de liderança mais colaborativo, sendo assim, todo o procedimento passa pelo aval tanto do líder quanto dos colaboradores envolvidos na demanda.

A liderança de apoio é aplicada com colaboradores que já contam com bastante habilidade e autonomia para assumir responsabilidades.

E4: Autonomia

O último estilo de liderança situacional é considerado o mais liberal de todos. Neste caso, o líder deve saber delegar as tarefas de forma assertiva, deixando o trabalho organizado, mas sem tomar a responsabilidade toda para si. Ou seja, ele deve dar autonomia para a equipe realizar as ações.

Portanto, é um estilo de liderança aplicado com profissionais que possuem vasta experiência e são capazes de performar em alto nível com certa liberdade.

Entendo a maturidade dos colaboradores

Como pudemos ver acima, de acordo com a teoria de Hersey e Blanchard, cada estilo de liderança deve ser aplicado de acordo com o nível de maturidade dos colaboradores. Quanto maior for essa maturidade, mais liberdade os liderados terão em suas atividades.

Esclarecemos abaixo como funciona esses estágios:

  • P1: os colaboradores não possuem conhecimento e habilidades necessárias para concluir a demanda, em geral isso acontece pelo fato de serem novos no trabalho ou por não estarem treinados para tomar decisões;
  • P2: os liderados já contam com certa experiência, mas ainda precisam de apoio para a tomada de decisão;
  • P3: nesse caso os liderados possuem habilidades para concluir a demanda, mas não estão motivados para assumir responsabilidades;
  • P4: são profissionais altamente qualificados e possuem conhecimento para concluir a tarefa com liberdade.

– Leia também: Pipeline de Liderança: entenda o que é e como funciona a teoria de Ram Charan

Mapa da Liderança Situacional

Para tornar ainda mais claro o entendimento da liderança situacional de acordo com o estilo e maturidade do liderado, podemos observar o mapa da liderança proposto pelos autores do conceito.

Mapa da liderança situacional

Vantagens da liderança situacional 

A liderança situacional oferece uma série de vantagens que a tornam uma abordagem eficaz e versátil para gerir equipes em ambientes dinâmicos e complexos. Veja alguns dos principais benefícios percebidos por empresas que adotam esse tipo de liderança:

1. Adaptabilidade

A capacidade de adaptar o estilo de liderança às circunstâncias permite que o líder seja flexível e responda eficazmente às mudanças no ambiente, nas tarefas ou na equipe.

2. Otimização da produtividade

Ao adequar o estilo de liderança ao nível de prontidão dos membros da equipe, o líder pode maximizar a produtividade. Isso pode levar a resultados mais rápidos e de maior qualidade.

3. Desenvolvimento de equipe

A abordagem situacional pode ajudar no desenvolvimento de habilidades e na maturidade dos membros da equipe. Ao receberem o tipo certo de liderança com base em suas necessidades, os membros da equipe têm mais chances de crescer profissionalmente.

– Leia também: Gestão colaborativa: vamos estimular o trabalho em equipe?

4. Melhor comunicação

Por ser uma abordagem que requer uma avaliação constante das necessidades dos liderados, ela incentiva uma comunicação aberta e eficaz. Isso pode levar a um maior engajamento e satisfação no trabalho.

5. Facilita a delegação

Ao entender o nível de competência e comprometimento de cada membro da equipe, o líder pode delegar tarefas de forma mais eficaz, permitindo que os membros da equipe que estão mais preparados assumam mais responsabilidades.

6. Resposta rápida a desafios

A capacidade de mudar de abordagem de liderança rapidamente permite que os líderes respondam eficazmente a crises ou desafios emergentes, minimizando impactos negativos.

Portanto, ao utilizar a liderança situacional, os líderes podem gerar ambientes de trabalho mais colaborativos e eficazes, que beneficiam tanto os indivíduos quanto a organização como um todo.

Dicas de como aplicar a liderança situacional

  • Antes de decidir sobre um estilo de liderança, compreenda o nível de habilidade e motivação de cada membro da equipe;
  • Selecione entre os quatro estilos principais de liderança situacional com base na avaliação da equipe;
  • Mantenha canais de comunicação abertos e forneça instruções claras para evitar mal-entendidos;
  • Utilize métricas e KPIs para avaliar a eficácia da abordagem escolhida e fazer ajustes conforme necessário;
  • Esteja preparado para alterar seu estilo de liderança à medida que a situação ou a maturidade da equipe muda;
  • Ofereça avaliações regulares e construtivas para ajudar no desenvolvimento profissional dos membros da equipe;
  • Para equipes mais maduras, permita maior autonomia, dando espaço para inovação e tomada de decisão independente;
  • Revise periodicamente o desempenho da equipe e o sucesso das tarefas para determinar se um ajuste no estilo de liderança é necessário;
  • Investir em programas de treinamento pode ajudar a elevar o nível de competência da equipe, permitindo um estilo de liderança mais delegativo ao longo do tempo.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *