Liderança situacional: o que é, características e como aplicar

Liderança situacional: o que é, características e como aplicar

Liderança situacional é uma abordagem flexível e adaptativa à gestão de equipes, que defende a ideia de que não há um único “melhor” estilo de liderança. Em vez disso, a eficácia da liderança é determinada pela capacidade do líder de ajustar seu comportamento de acordo com as necessidades e o contexto da situação.

Neste artigo abordamos tudo sobre liderança situacional. Continue a leitura e confira:

  • Entendendo o papel do líder
  • O que é liderança situacional?
  • Tipos de liderança situacional
  • Entendo a maturidade dos colaboradores
  • Mapa da Liderança Situacional
  • Vantagens da liderança situacional 
  • Dicas de como aplicar a liderança situacional

Entendendo o papel do líder

Antes de conhecermos o conceito da liderança situacional, vamos aprofundar um pouco mais sobre o papel que o líder exerce dentro de uma organização.

O líder é a figura central para o alcance dos objetivos de qualquer empresa. Esse profissional será responsável por direcionar os esforços da equipe de forma estratégica.

Entre suas principais responsabilidades podemos destacar: 

  • Distribuir tarefas e responsabilidades;

  • Acompanhar resultados;

  • Oferecer suporte;

  • Exercer uma influência interpessoal na equipe.


Portanto, além das competências imprescindíveis para o cargo, o líder precisa ter certas competências comportamentais que vão ajudá-lo a manter a equipe motivada e engajada com os objetivos da empresa.

– Leia também: As 10 principais habilidades e competências de um líder

O que é liderança situacional?

Desenvolvido em 1960 por Paul Hersey e Ken Blanchard durante a escrita do livro “Gerenciamento do Comportamento Organizacional”, a liderança situacional propõe mudanças no estilo de liderança de acordo com os desafios enfrentados pelo negócio.

Isso quer dizer que o líder pode adaptar sua forma de liderar de acordo com a situação e momento da empresa.

Portanto, essa modalidade de liderança é caracterizada por atribuições como:

  • Adaptabilidade: O líder deve ser capaz de avaliar a maturidade dos membros da equipe e adaptar seu estilo de liderança de acordo;
  • Flexibilidade: A liderança escolhe entre alguns estilos de abordagem com base nas necessidades da situação;
  • Foco nas pessoas e nas tarefas: O líder não apenas se concentra em atingir objetivos, mas também em desenvolver relações interpessoais saudáveis dentro da equipe;
  • Tomada de decisão contextual: Devem ser considerados múltiplos fatores, como prazos, recursos disponíveis e capacidade da equipe, antes de tomar decisões.

– Leia também: Liderança estratégica: o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

Banner para o ebook

Tipos de liderança situacional

Os autores do conceito de liderança situacional determinaram quatro estilos de liderança relacionados às características do líder. Falamos sobre cada um deles abaixo:

E1: Direção

Essa liderança deve ser aplicada em ocasiões que exigem supervisão e onde a autonomia dos profissionais precisa ser restrita. Ou seja, quando o líder precisa ser incisivo em suas decisões, dizendo exatamente o que e como determinada tarefa deve ser realizada.

Portanto, esse é um estilo de liderança mais rigoroso, que demanda maior orientação e controle das atividades.

A liderança situacional de direção é comum com colaboradores novatos, além de estagiários e profissionais ainda com pouco conhecimento sobre as tarefas que serão desempenhadas.

E2: Orientação

Neste estilo de liderança é importante que o líder ofereça os melhores direcionamentos para a sua equipe, de modo que eles possam contribuir para execução das tarefas e alcance dos objetivos. Ou seja, é uma liderança mais pautada na orientação do que na exigência, sendo mais uma troca de ideias do que um direcionamento rígido.

Em outras palavras, a liderança situacional por orientação é mais flexível e busca ouvir mais a opinião dos colaboradores para a tomada de decisões. Mas vale ressaltar que, embora seja mais participativa, a decisão final ainda é da liderança.

Aqui o líder trabalha com profissionais que já possuem certa experiência, e dessa forma podem contribuir com feedbacks para otimizar o fluxo de trabalho.

E3: Apoio

Neste caso o líder deve se colocar como um facilitador do trabalho dos colaboradores, incentivando-os e direcionando-os da melhor maneira possível. Portanto, a liderança atua de forma menos presente, servindo mais como um suporte e deixando os colaboradores mais livres.

Em outras palavras, é um estilo de liderança mais colaborativo, sendo assim, todo o procedimento passa pelo aval tanto do líder quanto dos colaboradores envolvidos na demanda.

A liderança de apoio é aplicada com colaboradores que já contam com bastante habilidade e autonomia para assumir responsabilidades.

E4: Autonomia

O último estilo de liderança situacional é considerado o mais liberal de todos. Neste caso, o líder deve saber delegar as tarefas de forma assertiva, deixando o trabalho organizado, mas sem tomar a responsabilidade toda para si. Ou seja, ele deve dar autonomia para a equipe realizar as ações.

Portanto, é um estilo de liderança aplicado com profissionais que possuem vasta experiência e são capazes de performar em alto nível com certa liberdade.

Entendo a maturidade dos colaboradores

Como pudemos ver acima, de acordo com a teoria de Hersey e Blanchard, cada estilo de liderança deve ser aplicado de acordo com o nível de maturidade dos colaboradores. Quanto maior for essa maturidade, mais liberdade os liderados terão em suas atividades.

Esclarecemos abaixo como funciona esses estágios:

  • P1: os colaboradores não possuem conhecimento e habilidades necessárias para concluir a demanda, em geral isso acontece pelo fato de serem novos no trabalho ou por não estarem treinados para tomar decisões;
  • P2: os liderados já contam com certa experiência, mas ainda precisam de apoio para a tomada de decisão;
  • P3: nesse caso os liderados possuem habilidades para concluir a demanda, mas não estão motivados para assumir responsabilidades;
  • P4: são profissionais altamente qualificados e possuem conhecimento para concluir a tarefa com liberdade.

– Leia também: Pipeline de Liderança: entenda o que é e como funciona a teoria de Ram Charan

Mapa da Liderança Situacional

Para tornar ainda mais claro o entendimento da liderança situacional de acordo com o estilo e maturidade do liderado, podemos observar o mapa da liderança proposto pelos autores do conceito.

Mapa da liderança situacional

Vantagens da liderança situacional 

A liderança situacional oferece uma série de vantagens que a tornam uma abordagem eficaz e versátil para gerir equipes em ambientes dinâmicos e complexos. Veja alguns dos principais benefícios percebidos por empresas que adotam esse tipo de liderança:

1. Adaptabilidade

A capacidade de adaptar o estilo de liderança às circunstâncias permite que o líder seja flexível e responda eficazmente às mudanças no ambiente, nas tarefas ou na equipe.

2. Otimização da produtividade

Ao adequar o estilo de liderança ao nível de prontidão dos membros da equipe, o líder pode maximizar a produtividade. Isso pode levar a resultados mais rápidos e de maior qualidade.

3. Desenvolvimento de equipe

A abordagem situacional pode ajudar no desenvolvimento de habilidades e na maturidade dos membros da equipe. Ao receberem o tipo certo de liderança com base em suas necessidades, os membros da equipe têm mais chances de crescer profissionalmente.

– Leia também: Gestão colaborativa: vamos estimular o trabalho em equipe?

4. Melhor comunicação

Por ser uma abordagem que requer uma avaliação constante das necessidades dos liderados, ela incentiva uma comunicação aberta e eficaz. Isso pode levar a um maior engajamento e satisfação no trabalho.

5. Facilita a delegação

Ao entender o nível de competência e comprometimento de cada membro da equipe, o líder pode delegar tarefas de forma mais eficaz, permitindo que os membros da equipe que estão mais preparados assumam mais responsabilidades.

6. Resposta rápida a desafios

A capacidade de mudar de abordagem de liderança rapidamente permite que os líderes respondam eficazmente a crises ou desafios emergentes, minimizando impactos negativos.

Portanto, ao utilizar a liderança situacional, os líderes podem gerar ambientes de trabalho mais colaborativos e eficazes, que beneficiam tanto os indivíduos quanto a organização como um todo.

Dicas de como aplicar a liderança situacional

  • Antes de decidir sobre um estilo de liderança, compreenda o nível de habilidade e motivação de cada membro da equipe;
  • Selecione entre os quatro estilos principais de liderança situacional com base na avaliação da equipe;
  • Mantenha canais de comunicação abertos e forneça instruções claras para evitar mal-entendidos;
  • Utilize métricas e KPIs para avaliar a eficácia da abordagem escolhida e fazer ajustes conforme necessário;
  • Esteja preparado para alterar seu estilo de liderança à medida que a situação ou a maturidade da equipe muda;
  • Ofereça avaliações regulares e construtivas para ajudar no desenvolvimento profissional dos membros da equipe;
  • Para equipes mais maduras, permita maior autonomia, dando espaço para inovação e tomada de decisão independente;
  • Revise periodicamente o desempenho da equipe e o sucesso das tarefas para determinar se um ajuste no estilo de liderança é necessário;
  • Investir em programas de treinamento pode ajudar a elevar o nível de competência da equipe, permitindo um estilo de liderança mais delegativo ao longo do tempo.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *