APO: entenda o que é e quais as características da Administração por Objetivos

A administração por objetivos (APO) é mais uma metodologia que pode ser utilizada para direcionar o planejamento estratégico. Sua utilização vai contribuir para unir toda a equipe em prol da busca por resultado, proporcionando ainda mais assertividade para os planos de ação.

Quer entender melhor o que e quais são as características da APO? Continue a leitura e confira:

  • O que é APO (administração por objetivos)?
  • Principais vantagens da gestão por objetivos
  • Dicas de como aplicar a administração por objetivos (APO)

O que é APO (administração por objetivos)?

O conceito foi criado pelo professor e administrador, Peter Drucker, em 1954. O autor introduziu a metodologia em seu livro chamado de “A Prática da Administração”, definindo-a da seguinte forma:

“Um sistema de planejamento e controle, a partir do qual superiores e subordinados trabalham juntos na definição dos objetivos da organização, estabelecendo metas individuais que contribuem para o alcance de objetivos maiores.” 

Portanto, a metodologia se fundamenta em dois princípios básicos: integração entre funcionários e lideranças e compreensão clara dos objetivos do negócio.

Os objetivos organizacionais são definidos em conjunto com as metas individuais de cada parte envolvida no processo, de forma que o desempenho individual e coletivo possam ser alcançados mais facilmente.

Isto é, dentro do conceito da APO entende-se que ao incentivar cada funcionário a definir suas próprias metas, teremos um desempenho mais satisfatório. Isso porque há um entendimento de que essa premissa aumenta o senso de comprometimento de cada um na busca pelos resultados.

Além disso, essa metodologia traz mais assertividade para a definição dos objetivos no planejamento estratégico. Isso porque, quando gestores traçam objetivos sem compreender adequadamente a rotina dos funcionários, assim como os principais gaps da rotina, dificilmente eles serão capazes de planejar algo compatível com a realidade da empresa.

– Leia também: Administração estratégica: o que é, conceitos básicos e como utilizá-la

Principais vantagens da gestão por objetivos

Adotar a APO como prática em sua empresa pode trazer uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Maior envolvimento dos funcionários, contribuindo para o aumento da satisfação com o trabalho;
  • Desenvolvimento de objetivos e metas mais assertivos; 
  • Processos se tornam mais transparentes; 
  • Clima organizacional mais agradável, uma vez que o ambiente de trabalho torna-se mais colaborativo e integrado;
  • Aumento de produtividade;
  • Foco maior nos resultados de cada área, indo além do planejamento macro;
  • Responsabilidades são definidas de acordo a área e experiência de cada funcionário;
  • Há maior entendimento da função e responsabilidades de cada um na busca pelos resultados;
  • Contribui ainda para uma avaliação de desempenho mais assertiva.

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Dicas de como aplicar a administração por objetivos (APO)

Abaixo listamos algumas questões importantes para sua empresa se atentar ao introduzir a administração por objetivo na rotina. Confira:

1. Trabalho em conjunto

Como já mencionado anteriormente, um dos princípios mais importantes da APO é o envolvimento de todos os membros na elaboração dos objetivos. 

Portanto, é imprescindível a criação de uma rotina onde todos possam expor as particularidades de seus setores/funções, para assim definir os resultados esperados de cada um e também os da empresa como um todo.

É importante ressaltar ainda que o papel dos gestores aqui é decisivo para direcionar toda a equipe para um objetivo comum: melhorar os resultados.

– Leia também: Gestão colaborativa: vamos estimular o trabalho em equipe?

2. Defina os objetivos organizacionais

O primeiro passo na elaboração da APO é a definição dos objetivos macros do negócio. Onde você quer chegar ao final desse ciclo? Quais metas devem ser alcançadas? 

3. Definição dos objetivos individuais

O segundo passo é a definição das responsabilidades de cada membro/equipe dentro do cenário traçado no ponto anterior. Ou seja, deve-se definir o que cada um deve fazer para ajudar a empresa a conquistar os objetivos almejados. 

Nesse sentido, os funcionários devem traçar metas que eles próprios deverão alcançar em determinado período. É interessante ainda que elas sejam classificadas em ordem de importância, isto é, pelo grau de influência nos resultados macros.

4. Mensuração dos resultados

Todo e qualquer objetivo deve ser acompanhado de perto. Ou seja, é preciso monitorar sua evolução de modo a avaliar se ele está sendo eficiente e, caso contrário, torna-se possível realizar alterações na rota proposta inicialmente.

Portanto, a mensuração dos resultados ajuda a encaminhar de forma mais ágil seu negócio aos seus objetivos. Isso se torna possível através do aprendizado que esses dados proporcionam.

Sendo assim, sua empresa vai ganhando maturidade com o tempo para encontrar estratégias ainda mais eficazes, assim como melhores recursos para seguir o caminho até os objetivos traçados.

Com o tempo, sua empresa ganha maturidade para encontrar as melhores estratégias, os melhores recursos, enfim, a melhor maneira de trilhar o caminho rumo às metas e objetivos.

Aqui, então, é interessante a definição de encontros periódicos para a realização da análise desses resultados. Certifique-se ainda de manter todos da equipe envolvidos e alinhados com o andamento das ações.

– Leia também: As 12 melhores ferramentas de planejamento estratégico

5. Avaliação dos resultados

Ao final do ciclo/período proposto para cada objetivo é importante reunir toda a equipe e avaliar se aquilo que foi traçado foi conquistado. Esse é o momento de analisar o que deu certo e também aquilo que não foi bem sucedido.

Esse processo de aprendizagem é importante para que a empresa possa seguir aprimorando suas estratégias, fazendo com que suas ações sejam cada vez mais assertivas com o tempo.

6. Invista em um software de gestão estratégica 

O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as metas, os objetivos e os planos de ação. Além disso ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações.

Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.

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