Qual a diferença entre metas e objetivos e como defini-los na sua empresa

Qual a diferença entre metas e objetivos e como defini-los na sua empresa

É muito comum vermos pessoas usando os termos metas e objetivos como se tivessem o mesmo significado o que acaba gerando confusão e dificulta o entendimento das partes interessadas num planejamento estratégico.

Por isso, neste artigo, exploraremos tudo sobre esses conceitos. Continua a leitura e confira:

  • O que são metas e objetivos?
  • Diferença entre metas e objetivos
  • Como definir metas e objetivos no seu negócio?
  • Exemplos de metas
  • Exemplos de objetivos
  • Conte com o Scopi para sua gestão de metas e objetivos

O que são metas e objetivos?

Primeiro de tudo, vamos explicitar os conceitos de cada um dos termos:

O que são metas?

As metas são declarações específicas  e mensuráveis que descrevem o que você deseja alcançar em um período específico. Elas são resultados específicos que você pretende atingir num determinado período.

As metas são a expressão quantificável de seus objetivos e ajudam a criar um senso de urgência e foco. Elas são como os destinos que você deseja alcançar ao longo de sua jornada empresarial.

O que são 0bjetivos? 

Por outro lado, os objetivos são declarações amplas e abrangentes que definem a direção final que você deseja alcançar. Eles são mais abstratos do que as metas e não têm prazos tão específicos como as metas. Há objetivos de curto, médio e longo prazo.

Os objetivos estabelecem um propósito amplo e definem o que é importante para a sua empresa. São como o mapa que guia sua jornada, apontando a direção que você deve seguir.

– Leia também: Objetivos estratégicos: o que são, como defini-los e exemplos

Diferença entre metas e objetivos

A principal diferença entre metas e objetivos está na sua natureza e no nível de detalhe:

  • Metas são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART). Elas são concretas e quantificáveis, permitindo que você avalie com precisão seu progresso em direção a elas.
  • Objetivos, como explicamos, são mais amplos e abstratos. Eles definem mais a visão de longo prazo e a direção estratégica da empresa, mas não especificam detalhes específicos sobre como você alcançará essa visão. Como é mais abstrato, pode representar um sonho, um desafio perante o mercado, algo que traduza o propósito da empresa.

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Como definir metas e objetivos no seu negócio?

A definição adequada de metas e objetivos é essencial para o sucesso de uma empresa. Desse modo, será importante observar algumas etapas para conseguir o engajamento de todos e, por consequência, alcançar as metas e os objetivos desejados.

A seguir, listamos um passo a passo de como prosseguir:

Passo 1: Compreenda a diferença

Certifique-se de que você e sua equipe compreendam a diferença entre metas e objetivos. Isso é fundamental para evitar confusões e garantir que ambos sejam usados de forma eficaz.

Passo 2: Estabeleça objetivos

A partir de uma análise de cenários interna (forças e fraquezas) e externa (oportunidades e ameaças), que pode ser realizada através do SWOT, defina os objetivos e os compartilhe com todas as partes interessadas.

– Leia também: APO: entenda o que é e quais as características da Administração por Objetivos

Passo 3: Defina metas

Com base nos objetivos, defina  metas específicas por área que ajudarão a alcançar os objetivos. Certifique-se de que suas metas sejam SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Passo 4: Comunique e alinhe

Comunique as metas e objetivos claramente a toda a equipe. Certifique-se de que todos compreendam o que está sendo buscado e como isso se encaixa na visão geral. Se houver alguma discordância com relação às metas, procure reavaliá-las, até chegar a um consenso.

Passo 5: Acompanhe e avalie

Estabeleça uma rotina de monitoramento para medir o progresso em direção às suas metas. Acompanhe regularmente o desempenho e ajuste suas estratégias, conforme necessário. Um bom FCA (Fato – Causa – Ação) é um método que ajuda a identificar causas de um eventual desvio e planejar ações corretivas.

Exemplo de metas

Para deixar ainda mais claro como é possível estabelecer uma meta, observe o exemplo abaixo. Neste caso, partiremos de um objetivo mais amplo:

  • Objetivo: Aumentar a receita anual da empresa em 20% nos próximos 12 meses.
  • Meta: Aumentar as vendas online em 30% por meio de estratégias de marketing digital, como SEO, publicidade online e marketing de conteúdo, até o final do próximo trimestre.
(a descrição é) Específica Aumentar as vendas online por meio de estratégias de marketing digital, como SEO, publicidade online e marketing de conteúdo
Mensurável  em 30%
Atingível a meta escolhida é desafiadora, mas não impossível
Relevante a meta impactará diretamente no crescimento de receita anual, o objetivo maior da empresa
Temporal (possui um prazo) até o final do próximo trimestre

Neste exemplo, o objetivo é de longo prazo, definindo a direção geral da empresa. A meta é específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal, estabelecendo um resultado quantificável a ser alcançado em um prazo definido.

Exemplo de objetivos

Agora, queremos trazer uma boa demonstração de meta. Neste exemplo, o objetivo é amplo e abstrato.

Objetivo: Tornar-se líder de mercado no setor de tecnologia de saúde.

Ele define a direção estratégica da empresa, mas não fornece detalhes específicos sobre como atingir essa liderança de mercado.

Conte com o Scopi para sua gestão de metas e objetivos

Quando se trata de definir, acompanhar e gerenciar metas e objetivos, uma ferramenta de como o Scopi é uma grande aliada.

O Scopi é um software de gestão estratégica que oferece recursos para a definição e acompanhamento de metas e objetivos. Algumas utilidades do Scopi:

  1. Definição clara de metas e objetivos: o Scopi permite que você defina metas e objetivos de forma clara e estruturada;
  2. Acompanhamento em tempo real: você pode acompanhar o progresso em tempo real, por meio de indicadores e relatórios atualizados automaticamente.
  3. Alinhamento da equipe: facilita a comunicação e o alinhamento da equipe em torno das metas e objetivos, garantindo que todos saibam onde e como chegar onde desejam.
  4. Tomada de decisões embasadas: com acesso a dados e informações históricas, ou seja, de exercícios anteriores, você pode tomar decisões embasadas e ajustar sua estratégia quando necessário.

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