Estratégia organizacional: entenda sua importância e principais tipos

Entender o que é e como aplicar uma estratégia organizacional é de suma importância para que as empresas consigam ser bem sucedidas. É preciso avaliar quais são os objetivos, para em seguida encontrar o melhor caminho e recursos para chegar lá.

Mas afinal, como fazer isso? Ao longo deste artigo apresentamos informações importantes sobre estratégia organizacional. Continue lendo e confira:

  • O que é estratégia organizacional e qual a sua importância?
  • Passo a passo para elaboração de uma estratégia organizacional 
  • Principais tipos de estratégia organizacional 
  • Como o Scopi pode ajudar na sua estratégia organizacional? 

O que é estratégia organizacional e qual a sua importância?

A estratégia organizacional é basicamente um conjunto de ações que são planejadas com intuito de alcançar objetivos específicos.

Listamos abaixo algumas pontos-chave dessas estratégias:

  • Definição de metas e objetivos claros e alinhados com a visão e missão da empresa;
  • Alocação ideal de recursos. Isso inclui a distribuição de recursos financeiros, humanos e materiais, bem como a identificação de áreas de investimento prioritárias;
  • Identificação de oportunidades e ameaças tanto internas quanto externas;
  • Incentivo à inovação e a adaptação às mudanças do mercado, ajudando a identificar tendências emergentes e explorar novas oportunidades;
  • Alinhamento entre os diferentes departamentos e equipes da empresa, garantindo que todos estejam trabalhando em conjunto para alcançar os objetivos estabelecidos.

Tendo em vista todos os pontos citados, é papel dos gestores investirem tempo e recursos na elaboração e execução de uma estratégia organizacional sólida e coerente, garantindo o crescimento e a prosperidade de seus negócios.

– Leia também: Planejamento estratégico: entenda o que é e como fazer

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Passo a passo para elaboração de uma estratégia organizacional 

Criar uma estratégia organizacional eficiente é um processo que requer planejamento, análise e envolvimento de todos os níveis da organização.

Abaixo criamos um passo a passo para auxiliar no desenvolvimento da sua gestão estratégica organizacional.

1. Tenha claro a visão, missão e valores da empresa

É fundamental que seu negócio tenha bem claro qual é a sua visão de longo prazo, sua missão (o propósito central) e os valores que guiarão as ações e decisões.

Afinal, esses elementos servirão como base para o desenvolvimento da estratégia.

2. Analise o ambiente interno e externo

Realize uma Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) para identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionados à empresa e ao ambiente de negócios.

Considere também outras ferramentas, como a Análise PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal), para uma visão mais ampla do contexto.

– Leia também: Análise SWOT cruzada (TOWS): como aplicar essa ferramenta em seu negócio?

3. Estabeleça os objetivos estratégicos

Com base na análise SWOT e na visão, missão e valores da empresa elaborada anteriormente, defina os objetivos estratégicos de longo prazo que a organização pretende alcançar.

Lembre-se que os objetivos devem ser claros, específicos, mensuráveis e, claro, realistas.

4. Desenvolva estratégias e ações

Crie os planos de ação que irão viabilizar a conquista dos objetivos estratégicos, com as previsões de datas e os responsáveis.

Lembre-se sempre de vinculá-los aos objetivos estratégicos e definir uma priorização.

5. Definir metas e indicadores de desempenho

Defina as metas (métricas financeiras, de marketing, de recursos humanos etc) a serem conquistadas para cumprimento dos respectivos objetivos estratégicos. Tenha cuidado para não impor metas absurdas e impossíveis de serem atingidas.

Além disso, é importante também criar os indicadores que permitirão o monitoramento das metas. Se a empresa tem uma meta de alcançar um determinado valor de faturamento, por exemplo, um dos indicadores a serem monitorados é o faturamento.

Você também deve distribuir as metas e os indicadores para os colaboradores para que cada colaborador tenha consciência da sua responsabilidade e importância.

– Leia também: Objetivos e metas de marketing: 6 indicadores que todo gestor deve seguir

6. Revisão e ajustes 

Com base nos resultados obtidos e nas mudanças no ambiente interno e externo, revise e ajuste a estratégia conforme necessário. Isso garantirá que a empresa se mantenha no caminho certo para alcançar seus objetivos e se adapte às novas circunstâncias.

Realize reuniões semanais de equipe onde cada área da empresa faz a sua reunião e avalia os seus números, o que foi feito na semana anterior e quais serão as prioridades da semana.

Além disso, não se esqueça de redefinir periodicamente o SWOT, os objetivos estratégicos, as metas e os planos de ação sempre que julgar necessário.

Principais tipos de estratégia organizacional 

Existem diversos tipos de estratégia organizacional, cada uma focada em diferentes aspectos do negócio e adequada para diferentes situações e objetivos distintos. Citamos alguns deles:

1. Estratégias de crescimento

As estratégias de crescimento visam aumentar a escala, o alcance e o impacto de uma empresa no mercado, e geralmente estão entre as mais utilizadas pelas empresas. Elas podem ser divididas em:

  • Crescimento orgânico: envolve o crescimento da empresa por meio de investimentos internos, como a expansão de instalações, o aumento da capacidade produtiva ou o lançamento de novos produtos e serviços;
  • Crescimento inorgânico: inclui fusões, aquisições e parcerias com outras empresas, permitindo um crescimento mais rápido e a entrada em novos mercados ou segmentos.

2. Estratégias de inovação 

As estratégias de inovação buscam promover a criação e a implementação de novos produtos, serviços, processos ou modelos de negócio que agreguem valor à empresa. Isso pode incluir inovações incrementais, que melhoram o que já existe, ou inovações radicais, que criam soluções disruptivas e revolucionárias.

3. Estratégias de sustentabilidade

Essas estratégias estão focadas em garantir a viabilidade de longo prazo da empresa, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A sustentabilidade pode ser incorporada em todas as áreas da organização, promovendo práticas responsáveis e buscando equilibrar os interesses de todos os stakeholders.

– Leia também: Sustentabilidade empresarial: o que é, importância e como desenvolvê-la

4. Estratégias competitivas

Essas estratégias estão focadas em estabelecer e manter vantagem competitiva no mercado. O modelo de Michael Porter é um dos mais conhecidos e identifica três estratégias competitivas genéricas:

  • Liderança em custos: visa minimizar os custos de produção e operação, permitindo que a empresa ofereça preços mais baixos aos consumidores e conquiste participação de mercado;
  • Diferenciação: foca em criar e oferecer produtos e serviços únicos e inovadores que se destaquem da concorrência;
  • Foco ou nicho: concentra-se em atender a um segmento específico do mercado, compreendendo suas necessidades e preferências e oferecendo produtos ou serviços personalizados.

Como o Scopi pode ajudar na sua estratégia organizacional? 

O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as metas, os objetivos e os planos de ação. Além disso ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações.

Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.

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