O que são stakeholders? Definição, principais tipos e importância

Toda empresa precisa ter conhecimento e estratégias definidas para seus stakeholders. Essa gestão vai contribuir para dar maior foco estratégico ao negócio, além de garantir que todas as partes interessadas sejam contempladas no planejamento.

Ao longo deste artigo vamos explicar detalhadamente tudo sobre stakeholders. Continue lendo e confira as seguintes informações:

  • O que são stakeholders? 
  • Principais tipos de stakeholders
  • Qual a importância da gestão de stakeholders?
  • Dicas de estratégias para seus stakeholders 

O que são stakeholders? 

“Stake” em tradução livre significa interesse ou participação e “holder” significa aquele que detém. Portanto, a expressão traz o significado do conceito, que seria algo como parte interessada.

O filósofo estadunidense Robert Edward Freeman foi quem deu origem ao conceito ainda na década de 60. Ele sugeriu que stakeholders seriam  “grupos que sem seu apoio a organização deixaria de existir”.

Logo, entende-se como stakeholders todas as partes que estão envolvidas no processo de uma empresa, podendo ser de forma direta ou indireta. Todas essas partes influenciam de alguma forma nos resultados, logo, devem ser criadas estratégias para criar a melhor experiência possível para todos.

Principais tipos de stakeholders

Em geral, os stakeholders podem ser divididos em quatro grupos distintos. Conhecê-los é fundamental para criar estratégias específicas para cada necessidade.

Abaixo listamos quais são os principais tipos de stakeholders.

1. Stakeholder primário 

São todas as pessoas que exercem influência direta nos resultados do projeto. Fazem parte desse grupo:

  • Clientes; 
  • Colaboradores; 
  • Proprietários;
  • Concorrentes;
  • Investidores. 

Esses stakeholders são os mais importantes para o negócio, isso porque todos eles são decisivos de alguma forma para o sucesso de uma estratégia, mesmo que em níveis distintos.

2. Stakeholder secundário

Aqui estão incluídas as partes que podem exercer alguma influência para a sua empresa, porém, não são muito decisivas para que os resultados sejam alcançados. Fazem parte dos stakeholders secundários:

  • Imprensa; 
  • Instituições financeiras; 
  • Governo; 
  • ONGs.

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3. Stakeholder interno 

Entende-se como stakeholder interno todas as partes que estão envolvidas no dia a dia de trabalho da empresa, logo, estão diretamente ligadas com os resultados. Fazem parte desse grupo:

  • Gestores;
  • Colaboradores;
  • Lideranças (diretores, proprietários etc).

Além disso, pode-se dizer que todo stakeholder interno também é, necessariamente, classificado como primário.

4. Stakeholder externo 

É o grupo de pessoas que não estão inseridos na rotina da empresa, mas que ainda assim influenciam na dinâmica do negócio. São eles:

  • Clientes;
  • Profissionais financeiros; 
  • Familiares dos integrantes do projeto e dos clientes; 
  • Profissionais da mídia; 
  • Líderes sindicais. 

Qual a importância da gestão de stakeholders?

Todo planificación estratégica deve considerar as partes interessadas, isto é, seus stakeholders. Por isso, é fundamental que a empresa tenha claro quem são eles, quais são as suas características e necessidades.

Criar estratégias para impactar todas essas partes é fundamental para conquistar os resultados esperados. Fazer isso vai trazer impactos tanto em vendas, no sentido de atrair clientes da melhor maneira possível, quanto ainda internamente, ou seja, focando no alinhamento organizacional.

Por exemplo, os stakeholders internos são as pessoas que vão executar as estratégias que vão fazer seu negócio conquistar os resultados. Logo, criar ações para impactá-los positivamente e extrair o máximo de potencial de todos, é fundamental para  tornar isso viável.

Enquanto isso, os stakeholders externos, como os clientes, são as pessoas mais importantes para que o seu negócio seja bem sucedido. Logo, seus interesses e necessidades devem ser levados em consideração durante o planejamento estratégico.

– Leia também: Estratégia organizacional: entenda sua importância e principais tipos

Dicas de estratégias para seus stakeholders 

Agora que você já conhece melhor o que são stakeholders, chegou a hora de colocar a mão na massa e desenvolver as estratégias adequadas. Veja abaixo algumas dicas nesse sentido.

1. Identifique todas as partes interessadas

Um dos passos mais importantes é o de definição dos seus stakeholders. Quem são eles? Quais são as suas características? E necessidades? 

Procure classificar cada grupo de forma mais minuciosa possível. Assim, você terá mais informações para ser o mais assertivo possível nas ações propostas.

Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa categorização:

  • Divida seus stakeholders internos entre lideranças e demais membros. Essa é uma forma de engajar com os funcionários de acordo com as exigências do cargo;
  • Divida os stakeholders por grau de influência nos resultados da empresa; 
  • Coloque sempre o cliente como prioridade. É interessante ainda ter diferentes perfis, de modo a ser ainda mais assertivo nas estratégias.

– Leia também: Mapa da Empatia: você conhece o cliente da sua marca?

2. Monitore a satisfação dos seus stakeholders

Como toda estratégia, a gestão de stakeholders também precisa ser monitorada. Nesse caso, como estamos lidando, em geral, com pessoas, é interessante realizar pesquisas de satisfação de cada grupo com o seu negócio. 

Portanto, avalie frequentemente o nível de satisfação de seus funcionários, clientes, parceiros, entre outros stakeholders que podem ser do seu interesse. Assim, você pode verificar se as suas ações estão sendo assertivas e realizar alterações de rota sempre que necessário.

3. Conte com o auxílio de um software de planejamento estratégico

O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as metas, os objetivos e os planos de ação. Além disso ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações.

Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

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