Mundo VUCA: o que é, características e como adaptar o seu negócio

Você já parou para pensar que nunca crescemos tanto como nos últimos anos? A ideia de Mundo VUCA surge justamente a partir desse crescimento: apesar de não ser algo novo, ela está relacionado com a rapidez das mudanças no mercado e como os negócios precisam desenvolver táticas flexíveis a todas essas variações.

Pensando na importância do assunto, preparamos este artigo para falar com mais detalhes sobre esse conceito. Continue a leitura e confira as seguintes informações:

  • O que é Mundo VUCA?
  • As características do Mundo VUCA
  • Afinal, como as organizações podem se preparar e se adaptar ao Mundo VUCA?

O que é Mundo VUCA?

Como citamos anteriormente, o conceito do Mundo VUCA não é algo relativamente novo, tendo o seu surgimento em 1990, no final da Guerra Fria. Na época, os soldados estadunidenses torciam para que o desfecho da guerra fosse favorável a eles e ao país, mas, na verdade, estavam diante de um cenário imprevisível.

A partir disso, as estratégias traçadas pelas forças armadas sofreram mudanças drásticas de um dia para o outro — surgindo, então, o acrônimo VUCA, formado por características que foram marcantes para esse momento:

  • Volatility (volatilidade);
  • Uncertainty (incerteza);
  • Complexity (complexidade);
  • Ambiguity (ambiguidade).

No mundo corporativo, o conceito VUCA passou a fazer parte a partir de 2008, uma vez que as organizações entenderam que o “cenário de guerra” também é reproduzido no mercado econômico com acontecimentos imprevisíveis e incertos.

Basicamente, a velocidade que as tecnologias e novas ferramentas estão surgindo no mundo forçou o capitalismo a olhar para si mesmo, trazendo complexidade para todos os âmbitos e gerando visões diferentes devido a ambiguidade que esse excesso de informação pode causar.

As características do Mundo VUCA

O Mundo VUCA é sustentado em quatro pilares e entender cada um deles é essencial para antecipar as mudanças do mundo e criar uma estratégia consciente. Acompanhe a leitura e confira nos tópicos abaixo.

1. Volatilidade

Como o próprio nome sugere, uma das características do Mundo VUCA diz respeito à agilidade com que as mudanças acontecem no mercado, podendo ser observadas no comportamento do consumidor frente à revolução digital, por exemplo.

Basicamente, o cliente dos dias de hoje não está preocupado apenas com o preço — ele deseja uma experiência completa, desde um atendimento personalizado até no suporte ativo da empresa. Nesse sentido, elementos que antes eram vistos como bônus, passam a se tornar obrigatórios para o negócio se diferenciar.

A volatilidade do mercado exige que as empresas se ajustem rapidamente e constantemente às exigências de cada mudança.

2. Incerteza

Por conta da volatilidade do mercado, é cada vez mais difícil fazer previsões sobre o que irá ou não acontecer. Essa incerteza, então, torna-se uma das características do Mundo VUCA.

Como forma de se adaptar a essa realidade, os planos traçados no planejamento estratégico de uma empresa devem ser flexíveis, uma vez que podem precisar de mudanças caso o mercado de transforme.

3. Complexidade

Outra característica extremamente forte no Mundo VUCA é a complexidade dos fatos. Entenda bem: com a globalização e a forma como a tecnologia traz mudanças em todo o mundo, nenhuma decisão pode ser tomada por análises isoladas — ações relacionadas a fatores econômicos, por exemplo, podem impactar diretamente em questões sociais e culturais.

Dessa forma, é essencial contar com uma visão ampla do negócio e entender a complexidade que aborda todas as áreas. No caso de estratégias de Marketing, por exemplo, o profissional responsável na empresa deve conhecer todas as áreas correlacionadas ao produto ou serviço, entendendo as possíveis consequências de qualquer ação.

4. Ambiguidade

Em resumo, a ambiguidade é a soma de todas as três características anteriores. O ambiente volátil, as incertezas e a complexidade dos assuntos acaba gerando ambiguidade para qualquer decisão com diversas interpretações.

Esse excesso de informação faz com que a compreensão do mundo seja ainda mais trabalhosa e difícil. Por isso, é essencial trabalhar com foco e entender os fatores que citamos anteriormente.

– Leia também: Mundo BANI: o que é, principais características e como adaptar o seu negócio

Banner para o ebook

Afinal, como as organizações podem se preparar e adaptar ao Mundo VUCA?

Diante todas essas informações que citamos neste artigo, talvez você esteja se perguntando: como a minha empresa pode se adaptar a tantas mudanças?

A verdade é que a prática é realmente um desafio, mas algumas ações são fundamentais para se inovar em meio a esse cenário. Então, acompanhe os tópicos a seguir e confira algumas dicas para se preparar para o Mundo VUCA!

1. Resiliência para lidar com a Volatilidade

Em resumo, a resiliência é uma característica humana muito importante e que significa saber passar por adversidades. Com a volatilidade, ser resiliente torna-se fundamental para entender como agir diante tantas mudanças, sendo flexível e se recuperando de todos os desafios enfrentados.

O que a sua empresa precisa entender é que o Mundo VUCA já é uma realidade e, portanto, ignorá-lo não deve estar nos planos. Tenha resiliência e busque estratégias para lidar com qualquer contratempo.

2. Flexibilidade para lidar com a Incerteza

Outra grande dica é ter flexibilidade e preparar o seu negócio para diferentes cenários. A análise de construção desses cenários é fundamental para lidar com a incerteza e entender diferentes caminhos, explorando hipóteses para sempre tomar a melhor decisão.

Tenha sempre um plano B, alterando variáveis internas e externas do modelo de negócios da sua empresa.

– Leia também: Plano de negócios: o que é, função e como elaborar

3. Multidisciplinaridade para lidar com a Complexidade

Antigamente, as pessoas se preparavam anos para desenvolver apenas uma competência, uma profissão e uma meta — o que está completamente fora da realidade do mundo em que vivemos hoje.

Com a complexidade dos fatos e das inovações tecnológicas, as empresas precisam se ajustar o quanto antes. Portanto, invista em uma boa gestão por competências na sua empresa e na educação corporativa, incentivando a troca de experiências e preparando os colaboradores para quaisquer desafios.

4. Coragem para lidar com a Ambiguidade

Por fim, a melhor forma para se preparar para o Mundo VUCA é tendo coragem. Pode parecer uma tarefa simples, mas muitas empresas deixam de tomar decisões com medo de se “arriscarem demais” e, por isso, perdem grandes oportunidades.

O segredo é estudar todas as variáveis e ter coragem para ousar nas metas e atitudes dentro e fora da sua empresa. Pratique a gestão ágil e esteja atento a todas as tendências!

– Leia também: Mundo VUCA e BANI: o que difere esses conceitos?

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *