APO: entenda o que é e quais as características da Administração por Objetivos

A administração por objetivos (APO) é mais uma metodologia que pode ser utilizada para direcionar o planificación estratégica. Sua utilização vai contribuir para unir toda a equipe em prol da busca por resultado, proporcionando ainda mais assertividade para os planos de ação.

Quer entender melhor o que e quais são as características da APO? Continue a leitura e confira:

  • O que é APO (administração por objetivos)?
  • Principais vantagens da gestão por objetivos
  • Dicas de como aplicar a administração por objetivos (APO)

O que é APO (administração por objetivos)?

O conceito foi criado pelo professor e administrador, Peter Drucker, em 1954. O autor introduziu a metodologia em seu livro chamado de “A Prática da Administração”, definindo-a da seguinte forma:

“Um sistema de planejamento e controle, a partir do qual superiores e subordinados trabalham juntos na definição dos objetivos da organização, estabelecendo metas individuais que contribuem para o alcance de objetivos maiores.” 

Portanto, a metodologia se fundamenta em dois princípios básicos: integração entre funcionários e lideranças e compreensão clara dos objetivos do negócio.

Os objetivos organizacionais são definidos em conjunto com as metas individuais de cada parte envolvida no processo, de forma que o desempenho individual e coletivo possam ser alcançados mais facilmente.

Isto é, dentro do conceito da APO entende-se que ao incentivar cada funcionário a definir suas próprias metas, teremos um desempenho mais satisfatório. Isso porque há um entendimento de que essa premissa aumenta o senso de comprometimento de cada um na busca pelos resultados.

Além disso, essa metodologia traz mais assertividade para a definição dos objetivos no planejamento estratégico. Isso porque, quando gestores traçam objetivos sem compreender adequadamente a rotina dos funcionários, assim como os principais gaps da rotina, dificilmente eles serão capazes de planejar algo compatível com a realidade da empresa.

– Leia também: Administração estratégica: o que é, conceitos básicos e como utilizá-la

Principais vantagens da gestão por objetivos

Adotar a APO como prática em sua empresa pode trazer uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Maior envolvimento dos funcionários, contribuindo para o aumento da satisfação com o trabalho;
  • Desenvolvimento de objetivos e metas mais assertivos; 
  • Processos se tornam mais transparentes; 
  • Clima organizacional mais agradável, uma vez que o ambiente de trabalho torna-se mais colaborativo e integrado;
  • Aumento de produtividade;
  • Foco maior nos resultados de cada área, indo além do planejamento macro;
  • Responsabilidades são definidas de acordo a área e experiência de cada funcionário;
  • Há maior entendimento da função e responsabilidades de cada um na busca pelos resultados;
  • Contribui ainda para uma avaliação de desempenho mais assertiva.

Banner para o ebook

Dicas de como aplicar a administração por objetivos (APO)

Abaixo listamos algumas questões importantes para sua empresa se atentar ao introduzir a administração por objetivo na rotina. Confira:

1. Trabalho em conjunto

Como já mencionado anteriormente, um dos princípios mais importantes da APO é o envolvimento de todos os membros na elaboração dos objetivos. 

Portanto, é imprescindível a criação de uma rotina onde todos possam expor as particularidades de seus setores/funções, para assim definir os resultados esperados de cada um e também os da empresa como um todo.

É importante ressaltar ainda que o papel dos gestores aqui é decisivo para direcionar toda a equipe para um objetivo comum: melhorar os resultados.

– Leia também: Gestão colaborativa: vamos estimular o trabalho em equipe?

2. Defina os objetivos organizacionais

O primeiro passo na elaboração da APO é a definição dos objetivos macros do negócio. Onde você quer chegar ao final desse ciclo? Quais metas devem ser alcançadas? 

3. Definição dos objetivos individuais

O segundo passo é a definição das responsabilidades de cada membro/equipe dentro do cenário traçado no ponto anterior. Ou seja, deve-se definir o que cada um deve fazer para ajudar a empresa a conquistar os objetivos almejados. 

Nesse sentido, os funcionários devem traçar metas que eles próprios deverão alcançar em determinado período. É interessante ainda que elas sejam classificadas em ordem de importância, isto é, pelo grau de influência nos resultados macros.

4. Mensuração dos resultados

Todo e qualquer objetivo deve ser acompanhado de perto. Ou seja, é preciso monitorar sua evolução de modo a avaliar se ele está sendo eficiente e, caso contrário, torna-se possível realizar alterações na rota proposta inicialmente.

Portanto, a mensuração dos resultados ajuda a encaminhar de forma mais ágil seu negócio aos seus objetivos. Isso se torna possível através do aprendizado que esses dados proporcionam.

Sendo assim, sua empresa vai ganhando maturidade com o tempo para encontrar estratégias ainda mais eficazes, assim como melhores recursos para seguir o caminho até os objetivos traçados.

Com o tempo, sua empresa ganha maturidade para encontrar as melhores estratégias, os melhores recursos, enfim, a melhor maneira de trilhar o caminho rumo às metas e objetivos.

Aqui, então, é interessante a definição de encontros periódicos para a realização da análise desses resultados. Certifique-se ainda de manter todos da equipe envolvidos e alinhados com o andamento das ações.

– Leia também: As 12 melhores ferramentas de planejamento estratégico

5. Avaliação dos resultados

Ao final do ciclo/período proposto para cada objetivo é importante reunir toda a equipe e avaliar se aquilo que foi traçado foi conquistado. Esse é o momento de analisar o que deu certo e também aquilo que não foi bem sucedido.

Esse processo de aprendizagem é importante para que a empresa possa seguir aprimorando suas estratégias, fazendo com que suas ações sejam cada vez mais assertivas com o tempo.

6. Invista em um software de gestão estratégica 

O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as metas, os objetivos e os planos de ação. Além disso ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações.

Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.

 – Leia também: Ferramenta SMART: como ela pode ajudar na definição de metas do planejamento

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *