Metodologias de gestão de projeto: conheça os 6 principais modelos

As metodologias de gestão de projeto ajudam as empresas a manterem a organização e o foco estratégico. Por isso, é fundamental conhecer os modelos disponíveis para encontrar aquele que melhor se adequa às necessidades do seu negócio.

Pensando nisso, elencamos algumas das metodologias mais utilizadas atualmente no mercado. Veja suas características e descubra como implementá-las na sua rotina empresarial.

Principais metodologias de gestão de projetos 

Existem muitas metodologias de gestão que podem ser utilizadas para tornar o fluxo de trabalho mais organizado e assertivo, sendo que muitas delas podem inclusive serem utilizadas em conjunto. Veja alguns dos mais comuns:

1. Agile 

A metodologia agile (ou ágil) de projetos é uma das mais utilizadas pelas empresas atualmente. Ela se fundamenta em conceitos como inovação, flexibilidade e aumento da qualidade na rotina organizacional.

Seu grande objetivo é ajudar a empresa a se preparar para um mercado que encontra-se cada vez mais competitivo, ágil e inovador. Sendo assim, o agile vai direcionar o foco para o que realmente importa, proporcionando maior assertividade nas ações.

São também objetivos do método:

  • Redução de riscos relacionados a incertezas;
  • Maior colaboratividade entre a equipe;
  • Respostas mais eficientes e ágeis às mudanças dos projetos.

Geralmente essa metodologia é utilizada com outras complementares que oferecem ações mais práticas, como o Scrum e o Kanban, por exemplo. Falaremos mais detalhadamente sobre cada uma delas a seguir. 

2. Scrum

A metodologia de gestão de projetos Scrum funciona através da divisão de tarefas em pequenos ciclos de atividade, sendo estes conhecidos como sprints. Cada sprint conta com um período predeterminado para sua execução.

Geralmente, o prazo para cada sprint gira em torno de 1 a 4 semanas. Portanto, neste período a equipe deve se reunir para o compartilhamento das ações executadas e apresentação de feedback sobre o andamento das metas.

Logo, o método Scrum contribui para aumentar a colaboração e produtividade da equipe, além de trazer mais transparência para todo o processo.

3. Kanban

O Método Kanban consiste na utilização de um quadro para organização e visualização de todo o fluxo de trabalho da equipe.

São utilizados post-its, que podem ser físicos ou virtuais, para a listagem das atividades e estes devem estar dispostos de acordo com o seu status de execução. São eles:

  • To-do: tarefas a serem executadas;
  • Doing: tarefas em execução;
  • Done: atividades que já foram realizadas.

Cada uma dessas variáveis devem estar localizadas em colunas e cada tarefa deve ser movida no momento em que seu status for atualizado.

Portanto, essa metodologia de gestão proporciona uma visão geral do projeto, o que ajuda a facilitar a organização e evolução das atividades, além de direcionar o foco para ações mais prioritárias. 

– Leia também: Kanban vs Scrum: principais diferenças e como implementá-los

4. Cascata

A metodologia cascata consiste em uma abordagem linear, isto é, todo o fluxo de trabalho será organizado em ordem sequencial. Sendo assim, as atividades dependem umas das outras para avançarem para um novo estágio de produção.

Geralmente, o método é dividido em cinco fases de execução distintas, sendo elas:

  • Requisitos;
  • Design;
  • Implementação;
  • Verificação;
  • Manutenção.

Com essa ordenação, entende-se que a equipe será “forçada” a focar integralmente em cada etapa antes de seguir para o próximo passo. Isso faz com que as ações sejam planejadas e executadas de forma mais detalhada e estratégica.

5. Lean

O grande objetivo da Metodologia Lean é proporcionar um gerenciamento de projetos direcionado e com o mínimo de desperdício possível. Aqui, portanto, utiliza-se apenas recursos indispensáveis na execução do projeto, garantindo maior agilidade ao fluxo de trabalho.

O método lean buscar mitigar principalmente esses três pontos na rotina empresarial:

  • Desperdício: tudo aquilo que consome valor e não gera valor para o negócio deve ser eliminado;
  • Inconstância: são excessos de produção que levam a desperdício de recursos e tempo;
  • Sobrecarga: quando os recursos estão sendo operados com altos níveis de estresse.

Em outras palavras, podemos dizer que essa metodologia busca fazer análises de modo que seja possível executar as demandas com o menor esforço e menor quantidade de recursos possíveis, mas buscando entregas de alta qualidade. 

– Leia também: Administração estratégica: o que é, conceitos básicos e como utilizá-la

6. Canvas 

Com o Canvas você pode definir o escopo do negócio, ou seja, seus limites. Além disso, com ele respondemos uma pergunta muito importante: quem somos? Dentre os itens a serem respondidos estão:

Segmento de clientes 

Por mais tentador que seja “vender para todo mundo”, escolher um nicho de mercado para atuar traz mais rentabilidade e assertividade às estratégias. Nesta etapa, comece definindo o segmento de clientes do seu negócio.

Proposta de valor

O que sua empresa está oferecendo ao mercado? Aqui, falamos de valores como segurança, tranquilidade e praticidade, por exemplo. Na proposta de valor, entenda quais os valores que sua solução entrega ao cliente.

Canais 

Quais caminhos conectam sua empresa aos clientes? Liste os canais de vendas, distribuição, comunicação, atendimento ou qualquer outro meio de entregar valor aos clientes utilizado pelo seu negócio.

Relacionamento

Ter um bom relacionamento com seus clientes pode aumentar a retenção, evitando que eles corram para a concorrência. Defina quais estratégias seu negócio irá fazer para fortalecer o relacionamento empresa-cliente.

Fontes de renda 

A forma como o cliente pagará pela sua solução pode variar de negócio para negócio, como por exemplo, venda de produtos, assinatura, licença, entre outros. Escolha a que mais faz sentido para sua solução.

Recursos-chave 

O que é necessário para fazer o seu negócio funcionar? Liste de forma objetiva os ativos como máquinas, recursos humanos, tecnologia, entre outros que se relacionem com a solução entregue.

Atividades-chave 

Todo negócio possui uma ou mais atividades que fazem a roda girar, mantendo a empresa em constante funcionamento. Crie uma lista aqui com as que são fundamentais para o seu negócio.

Parcerias-chave 

Este bloco diz respeito aos fornecedores terceirizados. Liste aqui todas as empresas ou prestadores de serviços que auxiliam seu negócio a entregar sua solução da melhor forma ao mercado.

Estrutura de custos 

Aqui são descritos os principais custos financeiros da empresa. Quase sempre estão relacionados aos blocos de atividades e parcerias-chave, recursos e canais. Defina todos para ter uma visão completa do negócio

Já o Mapa da empatia serve para definirmos o perfil dos clientes, o público alvo do nosso negócio. Na linguagem do marketing digital chamamos de persona. Lembrando que podemos ter mais de um tipo de persona.

Metodologias de gestão com o auxílio do software Scopi

O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as metas, os objetivos e os planos de ação. Além disso ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações.

Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Agora que você já conheceu as principais metodologias de gestão, aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.

– Leia também: Planejamento estratégico: o que é, por que fazer e como fazer

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