Modelo em cascata: entenda a metodologia e sua aplicação

O modelo em cascata é mais uma abordagem que pode ser utilizada para direcionar o planejamento estratégico da sua empresa. Nesse caso, ele contribui para dar mais organização e foco para os planos de ação.

Ao longo deste artigo você vai conhecer mais detalhadamente a metodologia. Continue a leitura e confira:

  • O que é modelo em cascata?
  • Vantagens de utilizar o método cascata em seu negócio
  • Dicas de como aplicar o modelo em cascata

O que é modelo em cascata?

O modelo de cascata consiste em uma abordagem linear, isto é, todo o fluxo de trabalho será organizado em ordem sequencial. Sendo assim, as atividades dependem umas das outras para avançarem para um novo estágio de produção.

Inicialmente, a abordagem era utilizada por empresas responsáveis pelo desenvolvimento de softwares. Nesse caso, o modelo em cascata passava por cincos fases de execução, sendo elas:

  • Requisitos;
  • Design;
  • Implementação;
  • Verificação;
  • Manutenção.

Contudo, por mostrar-se eficiente neste segmento, a metodologia também foi adaptada para satisfazer a diferentes tipos de gestão de projetos. Nesse caso, a divisão da fase precisou passar por adaptações e, em geral, segue a seguinte ordenação:

  • Iniciação;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Encerramento.

Com essas ordenações, entende-se que a equipe será “forçada” a focar integralmente em cada etapa antes de seguir para o próximo passo. Isso faz com que as ações sejam planejadas e executadas de forma mais detalhada e estratégica.

Vantagens de utilizar o método cascata em seu negócio

Atualmente, é possível gerenciar projetos com metodologias de gestão de projetos distintas. Então, quais são as vantagens de optar pelo modelo em cascata?

Abaixo listamos alguns dos motivos que podem indicar que essa é a melhor opção para o seu negócio. Veja só!

1. Gerenciamento simplificado

Uma das grandes vantagens dessa metodologia é que ela é de fácil entendimento. Isto é, ao utilizar o mesmo padrão sequencial na execução dos projetos, a transferência de conhecimento é simplificada. 

Não sendo necessário, portanto, nenhum tipo de treinamento específico ou conhecimento extra sobre o método em questão antes que as ações sejam colocadas em prática.

Além disso, essa padronização contribui ainda para o controle das atividades por parte dos gestores, uma vez que as entregas e análises são pré-determinadas em cada uma das fases da metodologia.

Banner para o ebook

2. Otimização de tempo 

A premissa do método é a elaboração das atividades em ordem sequencial. Esse aspecto contribui para dar maior foco a cada uma das etapas do projeto, assim como ajuda no entendimento do que realmente é importante, ou seja, todas as atividades que não são estratégicas devem ser descartadas.

Portanto, esse senso crítico contribui para otimização do tempo e para o direcionamento estratégico de recursos dentro do projeto.

– Leia também: Planejar não é perda de tempo: quem planeja tem mais chance de alcançar bons resultados!

3. Maior disciplina

Outro benefício percebido com a utilização da metodologia conhecida também como modelo waterfall é o ganho de disciplina. Isso acontece porque cada fase do projeto terá muito bem definido todas as suas ações, com início, meio e fim. 

Dessa forma, cada membro sabe exatamente o que deve ser feito e quando isso deve ser realizado, aumentando assim a disciplina e também o engajamento com as atividades.

Dicas de como aplicar o modelo em cascata

Agora que você já conhece um pouco melhor as características do método cascata, é hora de entender como aplicá-lo em sua empresa. A seguir apontamos alguns aspectos importantes que você deve saber para realizar a adaptação.

1. Tenha bem definido as etapas da metodologia

O mais importante para ser bem sucedido com o modelo em cascata é, claro, a designação de cada uma das fases do projeto, juntamente com os planos de ação, recursos e todos os aspectos relevantes para sua execução. Listamos abaixo o que deve ser considerado em cada uma delas.

Iniciação

A fase de iniciação é o momento de estabelecer todos os requisitos necessários para o projeto rodar. Será necessário contratar ferramentas específicas? Qual o orçamento disponível para cada etapa?

Planejamento

Durante a etapa de planejamento deve-se definir todas as informações relevantes para a execução do projeto, como por exemplo:

  • Equipe responsável;
  • Cronograma das entregas;
  • Lista de tarefas de cada etapa;
  • Metas.

Aqui é importante ressaltar que quanto mais detalhado você for na etapa de planejamento, menos dor de cabeça você terá durante a execução. Portanto, seja o mais minucioso possível.

Execução

É na fase de execução que os planos de ação são colocados em prática. Aqui é importante ainda que sejam realizados acompanhamentos constantes, de modo a avaliar que tudo aquilo que foi definido na etapa anterior está sendo executado conforme o planejado.

Encerramento

Ao final do projeto, é necessário que seja realizada uma avaliação das ações. Essa etapa é importante para que todos possam enxergar tudo aquilo que deu certo e também o que não foi bem sucedido.

Essa análise irá ajudar a empresa no aprimoramento das ações para os próximos projetos.

2. Seja minucioso com o cronograma

Outra dica importante para criar um método em cascata eficiente é o foco no cronograma do projeto. Afinal, ele é fundamental para manter o foco e organização das ações.

Seguem algumas dicas para montar seu cronograma:

  • Siga o escopo do projeto;
  • Defina datas e responsabilidades pelas ações em todas as etapas do projeto;
  • Monte uma EAP (estrutura analítica do projeto);
  • Conte com a ajuda da equipe para definição do cronograma e aprove-o com todos os envolvidos.

3. Conte com o suporte de um software de planejamento estratégico

O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas que vão ajudar você que deseja utilizar o método em cascata em seus projetos.

Ele ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações necessários.

Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.

– Leia também: Scrum: o que é, etapas e como aplicar a metodologia na empresa

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *