Metodologia ágil: o que é, benefícios e como utilizá-la em um projeto

A metodologia ágil é um conceito aplicado a vários tipos de projetos e processos que são considerados ágeis. Isto é, que dão uma resposta rápida e são de fácil utilização.

Atualmente, muitas empresas que atuam na área da tecnologia da informação utilizam metodologias ágeis. Porém, é um modelo de gestão de processos que pode ser aplicado em qualquer setor e porte de empresa.

Dentre os modelos de metodologia ágil mais utilizados estão o Scrum e Kanban. Vamos conhecê-los?

Então, continue a leitura e confira:

  • O que é metodologia ágil?
  • Principais modelos de metodologia ágil
  • Os papéis na metodologia ágil
  • Benefícios das metodologias ágeis 
  • Como usar metodologias ágeis no seu projeto?

O que é metodologia ágil?

De forma simples, a metodologia ágil é um método para conduzir, organizar e executar tarefas dentro de um projeto. Entendemos projetos como um conjunto de ações, com período de início e fim determinados, que visam entregar um resultado. Eles podem ser de produto/serviço ou um processo.

Portanto, como o próprio nome indica, ela busca maneiras ágeis de se planejar e concluir projetos. A metodologia ágil foi lançada formalmente em 2001, quando 17 tecnólogos redigiram o Manifesto Agile.

Eles definiram quatro princípios para o gerenciamento ágil de projetos, com o objetivo de desenvolver um software melhor, que contasse com:

  • Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas;
  • Software que trabalha sobre uma documentação completa;
  • Colaboração do cliente na negociação do contrato;
  • Respondendo à mudança seguindo um plano

Principais modelos de metodologia ágil

As duas metodologias ágeis mais utilizadas são o Método Scrum e o Método Kanban.

Outros tipos são:

  • Extreme Programming (XP) – ou Paired Programming;
  • Adaptive Software Development (ASD);
  • Método de Desenvolvimento Dinâmico de Software (DSDM);
  • Dynamic Software Development Method (DSDM);
  • Feature Driven Development (FDD);
  • Behavior Driven Development (BDD)

– Leia também: Kanban vs Scrum: principais diferenças e como implementá-los

Banner para o ebook

Os papéis na metodologia ágil

O processo de metodologia ágil sempre inicia com a definição dos usuários e com a declaração do escopo de problemas, oportunidades e valores a serem abordados.

Seguem as funções nesse processo.

1. Do utilizador

Os processos ágeis começam com a definição dos envolvidos, ou seja, aqueles que fazem parte da execução, planejamento e entrega do projeto. Depois, precisam ser determinados os passos de cada tarefa, com o objetivo de ilustrar as diferentes funções do fluxo de trabalho.

2. Proprietário do produto

A metodologia ágil começa com alguém que deve ser a voz do cliente. Essa pessoa reúne e delega todos os insights, ideias e feedback para criar uma visão de produto.

As visões de produto costumam ser curtas e diretas. Porém, precisam ser o suficiente para pintar um quadro de quem é o cliente, quais valores estão sendo atendidos e a estratégia de como abordá-los.

3. Equipe da empresa

As equipes são multidisciplinares, com pessoas que têm habilidades diversificadas para realizar o trabalho. Na metodologia ágil, se busca identificar essas qualidades para tornar os processos mais eficientes e aumentar a produtividade da empresa.

Para fazer isso, os membros da equipe devem se reunir com frequência para garantir que todos estejam alinhados com o que está sendo executado. Além disso, durante essa atualização se observa quem está fazendo exatamente o quê.

Benefícios das metodologias ágeis

Agora que você já sabe como funciona a metodologia ágil, vamos saber dos benefícios!

Benefícios para o cliente

Utilizando a metodologia ágil, o fornecedor responde de forma mais rápida às solicitações. Recursos de alto valor são desenvolvidos e entregues mais rapidamente, em ciclos curtos, comparados aos ciclos dos processos clássicos, que são em “cascata”.

Benefícios para equipes de desenvolvimento

O Scrum, por exemplo, beneficia os membros da equipe ao reduzir o trabalho não produtivo. Já o Kankan se torna um modelo de trabalho mais flexível, uma vez que pode ser adaptado às necessidades do projeto e de cada equipe.

Benefícios para gerentes de projeto

A metodologia ágil busca tornar os processos e execução de tarefas mais simples, flexíveis e, principalmente, mais eficientes. Dessa forma, todo o trabalho do gerente de projetos se torna mais rápido, fácil e produtivo. Em resultado, é possível alcançar:

  • Melhor controle dos projetos e das tarefas;
  • Trabalho mai colaborativo entre o time;
  • Redução de custos e tempo com gargalos e retrabalho;
  • Maior satisfação do cliente.

Benefícios para PMOs e executivos de nível C

A metodologia ágil fornece alta visibilidade do estado de um projeto de desenvolvimento, diariamente.

As partes interessadas externas, como executivos de nível C e pessoal do Project Management Office, podem usar essa visibilidade para planejar com mais eficácia e ajustar suas estratégias com base em mais informações concretas e menos especulação.

– Leia também: Metodologia Lean: o que é, como funciona e principais benefícios

Como usar a metodologia ágil no seu projeto?

Muitas organizações nesses últimos anos relacionam a metodologia ágil ao seu sucesso.

Grandes nomes da mídia, tecnologia, finanças e, ainda, agências de governo nacional exaltam a eficiência dessa estrutura. As empresas precisam de competência em software para oferecer experiências digitais vencedoras, a metodologia ágil é como elas chegam lá.

Conte com o Scopi para implementar a metodologia ágil

E você sabia que, com o software de planejamento estratégico Scopi, é possível ter todas as etapas que indicamos para executar seus projetos aplicando as metodologias ágeis?

Dentro do Scopi, você tem acesso ao modelo Kanban para organizar, planejar, delegar e executar todas as etapas do seu projeto, independentemente do tamanho do projeto. Pode também definir o esforço de cada ação e saber o quanto cada membro da equipe produziu

E mais:  ada projeto pode estar vinculado a um objetivo estratégico. Assim, em um único lugar, você obtém a visão do todo e de todos, o operacional integrado ao estratégico.

O usuário do Scopi conta com um aplicativo, onde pode acompanhar o progresso dos projetos, e uma consultoria com uma grande experiência em criação de modelos de gestão estratégica.

Então, acesse nosso site e conheça mais sobre o Scopi e como ele pode ser o software de planejamento estratégico que a sua empresa precisa.

– Leia também: Planejamento estratégico: entenda o que é, sua importância e como fazer

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *