O planejamento estratégico é um processo essencial para direcionar o crescimento e o desenvolvimento das empresas. Com as 4 etapas do planejamento estratégico, as organizações entendem onde estão, definem onde querem chegar, monitoram o progresso e traçam ações para atingir seus objetivos.
A seguir, detalhamos cada uma dessas etapas, apresentando suas características e como o Scopi pode facilitar esse processo.
- Análise estratégica
- Objetivos estratégicos e filosofia
- Indicadores-chave de desempenho
- Planos de ação
1. Análise estratégica
A análise estratégica é a primeira das 4 etapas do planejamento estratégico.
Ela ajuda a responder uma pergunta chave: Onde estamos? Compreende o estudo do cenário atual e futuro da empresa, levando em consideração os ambientes internos e externos. Nesta etapa, todos os ativos da empresa, bem como suas estratégias passadas, devem ser avaliadas a fundo para reconhecer pontos de melhoria e o que ainda faz parte da realidade.
Diversos tipos de ferramentas podem ser utilizadas para guiar uma análise estratégica, dentre as quais o SWOT, o PESTALE e a Curva de valor.
PESTALE
A metodologia PESTALE estuda possíveis mudanças políticas, econômicas, sociais, ambientais, tecnológicas e éticas, que podem afetar o ambiente empresarial de forma negativa ou positiva, auxiliando na definição dos melhores caminhos a serem seguidos pelas organizações.
Análise SWOT
A Análise SWOT avalia fatores como forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e seus impactos no sucesso do negócio, além disso, ajuda a combinar os fatores para apontar em que estágio a empresa se encontra (Sobrevivência, Desenvolvimento, Manutenção, Crescimento).
Curva de valor
A Curva de Valor auxilia na análise comparativa entre concorrentes e seus respectivos atributos. Estes concorrentes não necessariamente precisam ser empresas, podem ser pessoas, produtos, funcionalidades, entre outros itens.
Como o Scopi pode ajudar na etapa de análise de cenários?
Por meio do software Scopi é possível quantificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, avaliando os cenários internos e externos de maneira mais precisa e estratégica.
Para isso, a ferramenta SWOT é uma das opções disponíveis. Além dela temos o PESTALE, pelo qual é possível apontar os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais, legais e éticos que podem interferir na organização. Pelo Scopi, também é possível apontar riscos e planejar ações de mitigação.
2. Objetivos estratégicos e filosofia
Dentre as etapas do planejamento estratégico, a segunda é a responsável pela definição dos objetivos estratégicos da empresa. Onde ela quer chegar? Portanto, devem estar relacionadas diretamente com a filosofia do negócio, principalmente com a visão. Afinal, a cada objetivo alcançado, a empresa estará mais perto de atingir sua visão de futuro. Os objetivos normalmente se dividem em 3 níveis: estratégicos, táticos e operacionais.
- Estratégicos: são os objetivos de longo prazo, definidos pelos sócios da empresa;
- Táticos: os objetivos a médio prazo, podendo ser definidos de forma departamental;
- Operacionais: os objetivos de curto prazo, podendo ser definidos de forma departamental ou individual.
Diferente da meta (alvo quantitativo), o objetivo é mais abrangente. Exemplo: Objetivo: Quero crescer. Meta: Quero crescer 30%. Por falar em metas, a metodologia SMART auxilia muito na sua definição.
– Entenda melhor em: Qual a diferença entre metas e objetivos e como defini-los na sua empresa
Do nome SMART, temos:
- S de specific: o objetivo precisa ser específico naquilo que deseja, ou seja, se a meta é aumentar as vendas, defina em quantos % deve ser o aumento;
- M de measurable: a cada objetivo, defina um indicador tangível e mensurável para acompanhar o alcance e os resultados das ações;
- A de achievable: as metas precisa ser atingíveis, ou seja, de nada adianta traçar objetivos grandiosos se a sua empresa não tem os recursos para tal;
- R de relevant: ao definir um objetivo, pergunte-se o quanto ele é relevante para a empresa, principalmente no que diz respeito à visão da mesma;
- T de time: os objetivos precisam ter um tempo limite definido, só assim é possível estimular o engajamento das equipes e mensurar as ações.
Como o Scopi pode ajudar?
Através de ferramentas como BSC, OKR, entre outras, defina seus objetivos estratégicos dentro do Scopi. O software mostra por meio de dashboards o desempenho de cada objetivo com base nas metas e projetos relacionados.
3. Indicadores-chave de desempenho
Conhecidos também como KPI (do inglês key-performance indicators), os indicadores-chave de desempenho auxiliam as empresas no acompanhamento das ações planejadas. Cada empresa irá definir os seus de acordo com seus projetos, metas e necessidades específicas.
Exemplos de KPI: Custo por Clique (CPC), Taxa de Conversão, Retorno Sobre o Investimento (ROI), Taxa de Abertura de E-mails, entre outros.
Tipos de KPI
Na hora de definir os indicadores do seu negócio, eles podem ser divididos em três tipos, sendo eles:
- Primários ou estratégicos: são aqueles acompanhados por diretores ou c-levels e mostram de forma rápida se os objetivos definidos estão sendo atingidos;
- Secundários ou táticos: usados pelos líderes de setores, reforçam os primários e mostram se as ações estão no caminho certo;
- Práticos ou operacionais: acompanhados pelos especialistas de cada área, desdobram em detalhes os resultados primários e secundários.
– Leia também: OKR e KPI: entenda as principais diferenças entre os conceitos
Como o Scopi ajuda na etapa de indicadores estratégicos?
O Scopi é uma plataforma de planejamento estratégico que tem, dentre os seus módulos, o módulo de gestão de indicadores.
Esse módulo conta com dashboards, gráficos e filtros, que possibilitam comparar os resultados mês a mês e ano a ano, fornecendo dados para uma tomada de decisão mais assertiva. Além disso, no módulo de indicadores, o Scopi também conta com o recurso do FCA (Fato, Causa e Ação) para auxiliar na análise de causa do resultado do indicador e traçar ações de melhoria. No Scopi o módulo de indicadores faz parte de um todo.
4. Planos de ação
A última das 4 etapas do planejamento estratégico é responsável por traçar quais ações práticas serão necessárias para alcançar os objetivos definidos anteriormente. Ou seja, um plano de ação é uma força organizada e metódica de definir quais projetos e ações devem ser feitas, quais os responsáveis por cada uma delas, como será o workflow, quais serão os indicadores de sucesso para cada uma, entre outras necessidades.
Como o Scopi pode ajudar?
O uso de softwares como o Scopi pode simplificar a gestão e o acompanhamento do plano de ação.
Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de projetos, gestão de processos e gestão de tarefas também estão disponíveis.
O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.