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Home > Etapas do planejamento estratégico: conheça as 4 principais e suas características

Etapas do planejamento estratégico: conheça as 4 principais e suas características

  • abril 24, 2025
  • Marcos Kayser
Pessoa escrevendo em post-its coloridos nas etapas do planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um processo essencial para direcionar o crescimento e o desenvolvimento das empresas. Com as 4 etapas do planejamento estratégico, as organizações entendem onde estão, definem onde querem chegar, monitoram o progresso e traçam ações para atingir seus objetivos.

A seguir, detalhamos cada uma dessas fases do planejamento estratégico, apresentando suas características e como o Scopi pode facilitar esse processo:

  1. Análise estratégica;
  2. Definição dos objetivos estratégicos e filosofia;
  3. Definição dos indicadores-chave de desempenho;
  4. Planos de ação.

1. Análise estratégica 

A análise estratégica é a primeira das 4 etapas do planejamento estratégico.

Ela ajuda a responder uma  pergunta chave: Onde estamos? Compreende o estudo do cenário atual e futuro da empresa, levando em consideração os ambientes internos e externos.

Nesta etapa, todos os ativos da empresa, bem como suas estratégias passadas, devem ser avaliadas a fundo para reconhecer pontos de melhoria e o que ainda faz parte da realidade.

Diversos tipos de ferramentas podem ser utilizadas para guiar uma análise estratégica, dentre as quais o SWOT, o PESTALE e a Curva de valor.

  • PESTALE: Estuda possíveis mudanças políticas, econômicas, sociais, ambientais, tecnológicas e éticas, que podem afetar o ambiente empresarial de forma negativa ou positiva, auxiliando na definição dos melhores caminhos a serem seguidos pelas organizações.
  • Análise SWOT: Avalia fatores como forças, fraquezas, ameaças e oportunidades e seus impactos no sucesso do negócio, além disso, ajuda a combinar os fatores para apontar em que estágio a empresa se encontra (Sobrevivência, Desenvolvimento, Manutenção, Crescimento).
  • Curva de Valor: Auxilia na análise comparativa entre concorrentes e seus respectivos atributos. Estes concorrentes não necessariamente precisam ser empresas, podem ser pessoas, produtos, funcionalidades, entre outros itens.

Como o Scopi pode ajudar na etapa de análise de cenários? 

Por meio do software Scopi é possível quantificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, avaliando os cenários internos e externos de maneira mais precisa e estratégica.

Para isso, a ferramenta SWOT é uma das opções disponíveis. Além dela temos o PESTALE, pelo qual é possível apontar os fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais, legais e éticos que podem interferir na organização. Pelo Scopi, também é possível apontar riscos e planejar ações de mitigação.

2. Definição dos objetivos estratégicos e filosofia 

Dentre as etapas do planejamento estratégico, a segunda é a responsável pela definição dos objetivos estratégicos da empresa. Ou seja, onde ela quer chegar.

Portanto, devem estar relacionadas diretamente com a filosofia do negócio, principalmente com a visão. Afinal, a cada objetivo alcançado, a empresa estará mais perto de atingir sua visão de futuro.

Os objetivos normalmente se dividem em 3 níveis: estratégicos, táticos e operacionais.

  • Estratégicos: são os objetivos de longo prazo, definidos pelos sócios da empresa;
  • Táticos: os objetivos a médio prazo, podendo ser definidos de forma departamental;
  • Operacionais: os objetivos de curto prazo, podendo ser definidos de forma departamental ou individual.

Diferente da meta (alvo quantitativo), o objetivo é mais abrangente. Exemplo: Objetivo: Quero crescer. Meta: Quero crescer 30%. Por falar em metas, a metodologia SMART auxilia muito na sua definição.

– Entenda melhor em: Qual a diferença entre metas e objetivos e como defini-los na sua empresa

Do nome SMART, temos:

  • S de specific: o objetivo precisa ser específico naquilo que deseja, ou seja, se a meta é aumentar as vendas, defina em quantos % deve ser o aumento;
  • M de measurable: a cada objetivo, defina um indicador tangível e mensurável para acompanhar o alcance e os resultados das ações;
  • A de achievable: as metas precisa ser atingíveis, ou seja, de nada adianta traçar objetivos grandiosos se a sua empresa não tem os recursos para tal;
  • R de relevant: ao definir um objetivo, pergunte-se o quanto ele é relevante para a empresa, principalmente no que diz respeito à visão da mesma;
  • T de time: os objetivos precisam ter um tempo limite definido, só assim é possível estimular o engajamento das equipes e mensurar as ações.

Como o Scopi pode ajudar nessa etapa do planejamento estratégico? 

Através de ferramentas como BSC, OKR, entre outras, defina seus objetivos estratégicos dentro do Scopi. O software mostra por meio de dashboards o desempenho de cada objetivo com base nas metas e projetos relacionados.

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3.  Definição dos indicadores-chave de desempenho 

Conhecidos também como KPI (do inglês key-performance indicators), os indicadores-chave de desempenho auxiliam as empresas no acompanhamento das ações planejadas. Cada empresa irá definir os seus de acordo com seus projetos, metas e necessidades específicas.

Exemplos de KPI: Custo por Clique (CPC), Taxa de Conversão, Retorno Sobre o Investimento (ROI), Taxa de Abertura de E-mails, entre outros.

Tipos de KPI:

  • Primários ou estratégicos: são aqueles acompanhados por diretores ou c-levels e mostram de forma rápida se os objetivos definidos estão sendo atingidos;
  • Secundários ou táticos: usados pelos líderes de setores, reforçam os primários e mostram se as ações estão no caminho certo;
  • Práticos ou operacionais: acompanhados pelos especialistas de cada área, desdobram em detalhes os resultados primários e secundários.

– Leia também: OKR e KPI: entenda as principais diferenças entre os conceitos

Como o Scopi ajuda na etapa de indicadores estratégicos? 

O Scopi é uma plataforma de planejamento estratégico que tem, dentre os seus módulos, o módulo de gestão de indicadores.

Esse módulo conta com dashboards, gráficos e filtros, que possibilitam comparar os resultados mês a mês e ano a ano, fornecendo dados para uma tomada de decisão mais assertiva. Além disso, no módulo de indicadores, o Scopi também conta com o recurso do FCA (Fato, Causa e Ação) para auxiliar na análise de causa do resultado do indicador e traçar ações de melhoria. No Scopi o módulo de indicadores faz parte de um todo.

4. Planos de ação 

A última das 4 etapas do planejamento estratégico é responsável por traçar quais ações práticas serão necessárias para alcançar os objetivos definidos anteriormente. Ou seja, um plano de ação é uma força organizada e metódica de definir quais projetos e ações devem ser feitas, quais os responsáveis por cada uma delas, como será o workflow, quais serão os indicadores de sucesso para cada uma, entre outras necessidades.

Como o Scopi pode ajudar nessa fase? 

O uso de softwares como o Scopi pode simplificar a gestão e o acompanhamento do plano de ação.

Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de projetos, gestão de processos e gestão de tarefas também estão disponíveis.

O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.

Picture of Marcos Kayser
Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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