Como fazer um planejamento estratégico eficaz? Conheça os principais requisitos!

Criar o planejamento estratégico é o primeiro passo para desenvolver um modelo de gestão vencedor. Mas, para isso, é preciso cumprir com requisitos mínimos, dentre os quais, uma boa liderança.

Para que o planejamento funcione, é preciso assegurar que as atividades serão executadas com excelência

Neste artigo vamos mostrar para você como fazer um planejamento estratégico que realmente seja eficaz. Mesmo que o seu negócio já tenha um plano, saiba como otimizá-lo e se destacar no mercado.

Vamos apresentar como tópicos principais:

  • Para que serve o planejamento estratégico?
  • Como fazer o planejamento estratégico na prática?
  • Quais são os requisitos para fazer um planejamento estratégico bom?

Se você ficou interessado, continue a leitura e saiba mais!

Para que serve o planejamento estratégico?

para que serve o planejamento estratégico

Com o futuro incerto no Brasil, aprender a como fazer um planejamento estratégico para a sua empresa é uma necessidade diante do mercado. Em outras palavras, é uma questão de sobrevivência.

Situações adversas podem acontecer a qualquer momento, sejam no âmbito econômico ou político. O contexto brasileiro exige que as empresas tenham um plano B, C e até D.

 A pandemia que atingiu o mundo em 2020 e que se estendeu em 2021 é o maior exemplo de que ameaças podem surgir a qualquer momento. 

Era praticamente impossível prever uma doença tão avassaladora. Porém, quem tinha um planejamento estratégico bem estruturado conseguiu fazer um melhor enfrentamento e resistir às dificuldades.

Além de fazer com que a empresa esteja mais estruturada e em condições de superar as situações inesperadas, o planejamento estratégico faz com que o negócio tenha uma visão de futuro mais clara e, por consequência, ciência do que precisa fazer para chegar onde deseja.

Como fazer o planejamento estratégico na prática?

Ninguém nasce sabendo como fazer o planejamento estratégico, muito menos como colocá-lo em prática com a agilidade necessária. 

Você precisa estudar sobre as ferramentas que ajudam a criar o planejamento ou contratar uma plataforma que tenha estes mecanismos disponíveis, como é o caso do software Scopi.

A Análise SWOT, por exemplo, é uma ferramenta de gestão que ajuda a identificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que afetam o dia a dia da empresa.  

Com esta análise em mãos, torna-se muito mais fácil preparar-se para as dificuldades e aproveitar as oportunidades.

Além disso, é importante também investir em outras práticas dentro da empresa, como:

Atenção ao cenário externo

cenário planejamento estratégico

Uma empresa não vive apenas do que acontece dentro dela. O cenário externo é um agente que interfere diretamente nas metas do negócio, como também nas estratégias planejadas.

Se o cenário econômico tende a uma crise mundial, é importante que a empresa saiba como fazer um planejamento estratégico voltado para a área financeira, com possíveis soluções e planos de ação que atravessem essa tempestade. 

Embora o que aconteça dentro de um negócio seja a vitrine da empresa, o contexto externo é o poder de compra dos seus consumidores. Então, é preciso saber como esses clientes estão antes de colocar qualquer produto à mostra para o mercado. 

Missão, visão e valores

Em suma, de nada adianta aprender a como fazer um planejamento estratégico, se os envolvidos na produção não respeitam as missões, visões e valores da empresa

Para um bom planejamento, o empresário precisa enfatizar a importância da cultura dentro da empresa. Nenhuma atividade pode ser feita sem propósito, com base em missões e visões pouco trabalhadas.

As empresas são também agentes de opinião, que devem se posicionar principalmente nos dias de hoje. Se elas não possuem as missões, visões e valores, tomar qualquer decisão é muito mais difícil.

Portanto, sempre que for delimitar qualquer atividade para a sua empresa, tenha em mente que os colaboradores precisam ter uma crença em comum, que se aproxima ao que o negócio acredita.

Quais são os requisitos para um bom planejamento?

Embora as ferramentas sejam importantes quando se procura como fazer planejamento estratégico, é importante aprender além do básico. 

Para que o planejamento estratégico seja efetivamente bom, é fundamental contar com a ajuda de pessoas especialistas, além de colaboradores motivados e muitas outras situações.

Por isso, veja o que é necessário para fazer um bom planejamento estratégico para a sua empresa:

1. Líder engajado

liderança planejamento estratégico

Um bom planejamento começa pelo líder, pelo seu nível de engajamento e pelo poder de mobilização que exerce sobre seus comandados. 

Desde a construção, passando pelo acompanhamento, a participação ativa do líder é indispensável para o sucesso do planejamento.

Aliás, nas pequenas empresas é normal o próprio dono assumir a coordenação no planejamento estratégico, enquanto nas empresas maiores são criados departamentos com a responsabilidade sobre a gestão do planejamento, tamanha é a relevância do tema.

Um dos entraves é a falta de disponibilidade do líder para questões mais estratégicas, o que ocorre principalmente nas empresas de pequeno porte. 

Nestes locais, os gestores e empresários estão muito focados na operação do dia a dia, sem tempo para pensar no dia de amanhã, nem tão pouco avaliar o hoje e o ontem, o que acaba travando o processo de melhoria e inovação. 

O líder precisa ter a visão do todo e apostar no longo prazo.

2. Método adequado

Os métodos são as ferramentas e formas utilizadas para construir e gerenciar o planejamento estratégico. Há métodos já consolidados no mercado, que funcionam muito bem, independentemente do segmento e do tamanho da organização.

Dentre as ferramentas encontramos o SWOT, BSC, gestão de indicadores e projetos, PDCA, além de outros. Muitas organizações ainda não se deram conta que usar metodologias aumentam a produtividade da equipe e geram ganhos de qualidade.

Muitos ainda preferem fazer tudo por tentativa, o que gera desperdício e coloca em risco os resultados. As reuniões mensais de avaliação com a presença do líder são indispensáveis, além da própria prática de como fazer o planejamento estratégico.

Os métodos estão aí e o conhecimento técnico também. Com as oportunidades que a transformação digital proporciona, o conhecimento está ao alcance de todos, a qualquer momento, e há ainda a possibilidade de buscar ajuda junto a consultores especializados.

3. Equipe integrada

Nenhum bom planejamento estratégico terá sucesso se não contar com a participação de uma equipe formada pelos colaboradores de várias áreas. 

A necessidade da integração entre gestores e colaboradores se dá desde os primeiros passos do processo de elaboração do planejamento estratégico.

Ou seja, a equipe precisa se sentir integrada de fato, ajudando a elaborar desde a filosofia da empresa até o acompanhamento dos projetos. 

Cada membro deve saber do seu papel e da importância que o planejamento tem para a empresa e para todos os colaboradores. Todos precisam se sentir donos do planejamento.

Por fim, o líder é o principal protagonista nessa integração. É ele quem vai colocar todos dentro do processo, mantendo-os motivados e cientes das tarefas e metas que devem ser alcançadas.

Além disso, uma boa comunicação e o auxílio de um software de planejamento estratégico como o Scopi, ajuda a centralizar todas as informações e compartilhar com a equipe envolvida, possibilitando o acompanhamento em tempo real do andamento das ações planejadas.

equipe para planejamento estratégico

Como o Scopi pode ajudar no planejamento estratégico?

Líderes engajados, equipe integrada, ferramentas de gestão. Esses três e outros requisitos são essenciais na hora de aprender a como fazer um planejamento estratégico bom, de excelência. 

Mas, embora essas práticas ajudem na construção de um plano de gestão, é importante que exista também um sistema que ajude a monitorar todos os serviços.

O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as tarefas, metas e objetivos de sua empresa.

Com o nosso sistema você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis.

Aproveite para conhecer mais sobre o software do Scopi e tenha um planejamento estratégico de sucesso nas suas mãos!

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