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Home > Cadeia de valor: o que é e por que montar uma para a sua empresa?

Cadeia de valor: o que é e por que montar uma para a sua empresa?

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  • julho 15, 2022
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cadeia de valor

Uma das metodologias mais utilizadas pelas organizações e que apresenta alta eficácia na análise situacional das empresas é a cadeia de valor. Como seu próprio nome já diz, ela ajuda na análise do modo como o negócio entrega valor aos clientes, contribuindo para identificação de oportunidades de aumentar a competitividade. 

Quer entender melhor o conceito e descobrir como aplicá-lo na estratégia da sua empresa? Continue lendo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o tema. 

 O que é cadeia de valor?

Também conhecida como cadeia de valor de porter, em decorrência do nome de seu criador, Michael Porter, o conceito traz uma visão sobre os processos desenvolvidos pela empresa para geração de valor para os clientes. Além disso, ela direciona o foco também para o modo como cada processo interage entre si. 

Gerar valor está diretamente relacionado à vantagem competitiva do negócio, e por consequência, com a sua lucratividade. 

Por isso, analisar como isso é feito e buscar formas de otimizar tais processos é o caminho mais adequado para potencializar os resultados do negócio. 

Neste sentido, durante a elaboração de uma cadeia de valor serão analisados pontos como: 

  • Principais vantagens do serviço/produto oferecido; 
  • Principais fraquezas do negócio; 
  • Diferenciais em relação à concorrência; 
  • Problemas a serem resolvidos com foco na melhor percepção de valor pelos clientes; 
  • Análise do orçamento de custo de produção.

Portanto, ao analisar esses processos, o negócio ganha mais assertividade para tomar decisões visando entregar o máximo de valor aos seus clientes, com o menor custo de produção possível. Em outras palavras, o objetivo final é criar uma vantagem competitiva sustentável. 

cadeia de valor

Como elaborar uma cadeia de valor?

Para sua elaboração, Michael Porter, criador da metodologia, elencou uma cadeia de atividades comuns a todas as empresas e as dividiu entre atividades primárias e de apoio. Entenda o que quer dizer cada um deles a seguir. 

Atividades primárias 

Aqui são descritos todos os processos que contribuem para geração de valor para os clientes. De acordo com Porter, esses são as cinco atividades primárias de todo negócio: 

  • Logística de entrada: diz respeito ao relacionamento com fornecedores e compra de matéria-prima e/ou contratação de serviços que serão utilizados durante o processo produtivo; 
  • Operações: todas as atividades que transformam as entradas em produto final, incluindo maquinário, embalagens, montagem de produtos etc; 
  • Logística de saída: todas as atividades que estão relacionadas com a entrega do produto/serviço aos clientes;
  • Marketing e vendas: são os processos que envolvem a atração e relacionamento com os clientes; 
  • Serviços: são processos de pós-vendas da empresa. Portanto, aqui estão todas as atividades realizadas com foco na manutenção do relacionamento com os clientes e aumento de valor dos produtos/serviços após a compra. 

Atividades de apoio 

Toda e qualquer atividade que dê valor de forma indireta, isto é, dão suporte às atividades primárias. Aqui estão incluídas quatro categorias, sendo elas: 

  • Infraestrutura: todo processo necessário para manutenção da operação do negócio, como a gestão administrativa, financeira, contábil, entre outras; 
  • Gestão de Recursos Humanos: atividades relacionadas ao capital humano da empresa, incluindo recrutamento e seleção de pessoas, treinamentos etc; 
  • Desenvolvimento tecnológico: diz respeito ao uso de recursos tecnológicos nas atividades da empresa, como por exemplo, com a automação de processos e uso de softwares em geral; 
  • Aquisição/compras: são os processos fundamentais para manutenção da operação da empresa, como aquisição de matéria-prima, busca por fornecedores etc. 

Margem 

Ainda de acordo com Porter, para elaboração da cadeia de valor deve-se considerar a margem esperada pela empresa, isto é, o resultado almejado. 

Ela pode ser entendida como a diferença entre o valor percebido pelo cliente e o custo total de produção para criação e desenvolvimento do produto ou serviço. 

Em outras palavras, a margem relaciona-se com a lucratividade do negócio. 

Leia também: Pensamento estratégico: 7 dicas para desenvolvê-lo e aplicá-lo em organizações

 

Vantagem competitiva de custo x vantagem competitiva de diferenciação 

Após identificar as atividades de apoio e secundárias, isto é, os elos da cadeia de valor, é hora de analisar toda a estrutura dos processos. Neste caso, será necessário definir o tipo de vantagem competitiva que a empresa almeja, podendo ser vantagem competitiva de custo ou vantagem competitiva de diferenciação. 

A escolha da estratégia deve ser baseada de acordo com os objetivos estratégicos do seu negócio. Explicaremos melhor a seguir. 

Vantagem competitiva de custo 

Essa estratégia é utilizada quando as empresas têm foco na competição em custos. Portanto, o foco aqui é entender quais são as fontes de custo e todos os fatores que os geram. 

Para isso, são seguidas as seguintes etapas: 

  1. Identificação de todas as atividades primárias e de apoio da empresa; 
  2. Estabelecimento da importância de cada uma dessas atividades no custo total do produto/serviço; 
  3. Identificação dos fatores geradores de custo de cada atividade; 
  4. Identificação dos elos de ligação entre as atividades; 
  5. Identificação de oportunidades de redução de custos. 

Vantagem competitiva de diferenciação 

É a estratégia escolhida por empresas que desejam aperfeiçoar seus produtos/serviços ou criar novos com alto nível de qualidade. Neste caso, deve-se seguir as seguintes etapas: 

  1. Identificação das atividades que geram valor para os clientes;
  2. Avaliação de estratégias de diferenciação que podem potencializar o valor percebido pelo cliente. É o caso, por exemplo, da inclusão de funcionalidades exclusivas em seu produto, maior personalização, suporte diferenciado, entre outras; 
  3. Identificação a melhor diferenciação sustentável, ou seja, algo que a empresa possa sustentar a longo prazo. 

Leia também: Como fazer um planejamento estratégico eficaz? Conheça os principais requisitos!

Como o Scopi pode te ajudar no desenvolvimento da sua cadeia de valor? 

O desenvolvimento da sua cadeia de valor passa diretamente pela estruturação de um planejamento estratégico claro e bem definido. Afinal, a escolha pela estratégia dependerá dos objetivos do negócio, o que por sua vez é definido com esse planejamento.

Um software de gestão estratégica pode ajudar a deixar essa missão mais fácil. Esse tipo de tecnologia ajuda a explorar a visão crítica de todo o negócio, facilitando o acompanhamento das metas e objetivos estratégicos. 

O Scopi pode te ajudar na criação e na consolidação da cultura do  pensamento estratégico. Para além da execução, o Scopi ajuda a pensar e responder 5 perguntas chave: Quem sou? Onde estou? Para onde vou? Como vou? Com quem vou?

Uma das funcionalidades da ferramenta é a criação de uma análise SWOT, metodologia que vai ajudar sua empresa a identificar suas forças e fraquezas, assim como na definição de oportunidades e ameaças. 

Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas!

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