Uma das metodologias mais utilizadas pelas organizações e que apresenta alta eficácia na análise situacional das empresas é a cadeia de valor. Como seu próprio nome já diz, ela ajuda na análise do modo como o negócio entrega valor aos clientes, contribuindo para identificação de oportunidades de aumentar a competitividade.
Quer entender melhor o conceito e descobrir como aplicá-lo na estratégia da sua empresa? Continue lendo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Até o final do artigo você terá acesso às seguintes informações:
- O que é cadeia de valor?
- Como elaborar uma cadeia de valor?
- Vantagem competitiva de custo x vantagem competitiva de diferenciação
- Como o Scopi pode te ajudar no desenvolvimento da sua cadeia de valor?
O que é cadeia de valor?
Também conhecida como cadeia de valor de porter, em decorrência do nome de seu criador, Michael Porter, o conceito traz uma visão sobre os processos desenvolvidos pela empresa para geração de valor para os clientes. Além disso, ela direciona o foco também para o modo como cada processo interage entre si.
Gerar valor está diretamente relacionado à vantagem competitiva do negócio, e por consequência, com a sua lucratividade.
Por isso, analisar como isso é feito e buscar formas de otimizar tais processos é o caminho mais adequado para potencializar os resultados do negócio.
Neste sentido, durante a elaboração de uma cadeia de valor serão analisados pontos como:
- Principais vantagens do serviço/produto oferecido;
- Principais fraquezas do negócio;
- Diferenciais em relação à concorrência;
- Problemas a serem resolvidos com foco na melhor percepção de valor pelos clientes;
- Análise do orçamento de custo de produção.
Portanto, ao analisar esses processos, o negócio ganha mais assertividade para tomar decisões visando entregar o máximo de valor aos seus clientes, com o menor custo de produção possível. Em outras palavras, o objetivo final é criar uma vantagem competitiva sustentável.
– Leia também: Tomada de decisão nas organizações: conheça as etapas do processo e importância
Como elaborar uma cadeia de valor?
Para sua elaboração, Michael Porter, criador da metodologia, elencou uma cadeia de atividades comuns a todas as empresas e as dividiu entre atividades primárias e de apoio. Entenda o que quer dizer cada um deles a seguir.
Atividades primárias
Aqui são descritos todos os processos que contribuem para geração de valor para os clientes. De acordo com Porter, esses são as cinco atividades primárias de todo negócio:
- Logística de entrada: diz respeito ao relacionamento com fornecedores e compra de matéria-prima e/ou contratação de serviços que serão utilizados durante o processo produtivo;
- Operações: todas as atividades que transformam as entradas em produto final, incluindo maquinário, embalagens, montagem de produtos etc;
- Logística de saída: todas as atividades que estão relacionadas com a entrega do produto/serviço aos clientes;
- Marketing e vendas: são os processos que envolvem a atração e relacionamento com os clientes;
- Serviços: são processos de pós-vendas da empresa. Portanto, aqui estão todas as atividades realizadas com foco na manutenção do relacionamento com os clientes e aumento de valor dos produtos/serviços após a compra.
Atividades de apoio
Toda e qualquer atividade que dê valor de forma indireta, isto é, dão suporte às atividades primárias. Aqui estão incluídas quatro categorias, sendo elas:
- Infraestrutura: todo processo necessário para manutenção da operação do negócio, como a gestão administrativa, financeira, contábil, entre outras;
- Gestão de Recursos Humanos: atividades relacionadas ao capital humano da empresa, incluindo recrutamento e seleção de pessoas, treinamentos etc;
- Desenvolvimento tecnológico: diz respeito ao uso de recursos tecnológicos nas atividades da empresa, como por exemplo, com a automação de processos e uso de softwares em geral;
- Aquisição/compras: são os processos fundamentais para manutenção da operação da empresa, como aquisição de matéria-prima, busca por fornecedores etc.
Margem
Ainda de acordo com Porter, para elaboração da cadeia de valor deve-se considerar a margem esperada pela empresa, isto é, o resultado almejado.
Ela pode ser entendida como a diferença entre o valor percebido pelo cliente e o custo total de produção para criação e desenvolvimento do produto ou serviço.
Em outras palavras, a margem relaciona-se com a lucratividade do negócio.
Vantagem competitiva de custo x vantagem competitiva de diferenciação
Após identificar as atividades de apoio e secundárias, isto é, os elos da cadeia de valor, é hora de analisar toda a estrutura dos processos. Neste caso, será necessário definir o tipo de vantagem competitiva que a empresa almeja, podendo ser vantagem competitiva de custo ou vantagem competitiva de diferenciação.
A escolha da estratégia deve ser baseada de acordo com os objetivos estratégicos do seu negócio. Explicaremos melhor a seguir.
Vantagem competitiva de custo
Essa estratégia é utilizada quando as empresas têm foco na competição em custos. Portanto, o foco aqui é entender quais são as fontes de custo e todos os fatores que os geram.
Para isso, são seguidas as seguintes etapas:
- Identificação de todas as atividades primárias e de apoio da empresa;
- Estabelecimento da importância de cada uma dessas atividades no custo total do produto/serviço;
- Identificação dos fatores geradores de custo de cada atividade;
- Identificação dos elos de ligação entre as atividades;
- Identificação de oportunidades de redução de custos.
Vantagem competitiva de diferenciação
É a estratégia escolhida por empresas que desejam aperfeiçoar seus produtos/serviços ou criar novos com alto nível de qualidade. Neste caso, deve-se seguir as seguintes etapas:
- Identificação das atividades que geram valor para os clientes;
- Avaliação de estratégias de diferenciação que podem potencializar o valor percebido pelo cliente. É o caso, por exemplo, da inclusão de funcionalidades exclusivas em seu produto, maior personalização, suporte diferenciado, entre outras;
- Identificação a melhor diferenciação sustentável, ou seja, algo que a empresa possa sustentar a longo prazo.
Como o Scopi pode te ajudar no desenvolvimento da sua cadeia de valor?
O desenvolvimento da sua cadeia de valor passa diretamente pela estruturação de um planejamento estratégico claro e bem definido. Afinal, a escolha pela estratégia dependerá dos objetivos do negócio, o que por sua vez é definido com esse planejamento.
Um software de gestão estratégica pode ajudar a deixar essa missão mais fácil. Esse tipo de tecnologia ajuda a explorar a visão crítica de todo o negócio, facilitando o acompanhamento das metas e objetivos estratégicos.
O Scopi pode te ajudar na criação e na consolidação da cultura do pensamento estratégico. Para além da execução, o Scopi ajuda a pensar e responder 5 perguntas chave: Quem sou? Onde estou? Para onde vou? Como vou? Com quem vou?
Uma das funcionalidades da ferramenta é a criação de uma Análise SWOT, metodologia que vai ajudar sua empresa a identificar suas forças e fraquezas, assim como na definição de oportunidades e ameaças.
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