Análise SWOT cruzada (TOWS): como aplicar essa ferramenta em seu negócio?

Um dos grandes segredos para conquistar nossos objetivos está no conhecimento e no reconhecimento dos nossos pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças que se apresentam no mercado. Uma metodologia que vai ajudar sua empresa nesse sentido é a análise SWOT cruzada, conhecida também como TOWS.

Quer entender melhor essa ferramenta? Continue lendo e confira:

  • O que é análise SWOT? 
  • Em que consiste a análise SWOT cruzada? 
  • Principais diferenças entre Matriz SWOT e SWOT cruzada 
  • Como aplicar a Matriz TOWS? 
  • Dica: faço uso de tecnologia para tornar o processo mais ágil  

O que é análise SWOT? 

Antes de falarmos sobre a SWOT cruzada, precisamos contextualizar a ferramenta da qual ela se origina, da tradicional Matriz SWOT.

A matriz SWOT é uma metodologia utilizada para fazer diagnósticos estratégicos, a partir da análise do ambiente interno e externo.

SWOT é uma sigla para as palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (FOFA).

As forças e fraquezas relacionam-se ao ambiente interno (“olhar para dentro”), enquanto que as oportunidades e ameaças estão relacionadas a fatores externos (“olhar para fora”). O ambiente interno pode ser controlado, já o ambiente externo está fora do controle da organização, o que não impede de realizarmos ações que podem fazer com que mitiguemos ameaças e aproveitemos oportunidades. .

Então, em que consiste a análise SWOT cruzada? 

Podemos dizer que a matriz TOWS, como também é conhecida a SWOT cruzada, é uma variante da matriz SWOT, com a qual analisamos as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da organização. Uma de suas principais finalidades é ajudar na definição do estágio estratégico em que a empresa se encontra.

Para que isso seja possível é realizado um cruzamento dos dados obtidos na primeira etapa (matriz SWOT), de modo a buscar soluções para transformar os pontos negativos em pontos positivos

Em outras palavras, a matriz TOWS vai ajudar sua empresa a potencializar suas forças, maximizar as oportunidades, mitigar ou neutralizar as ameaças e corrigir as fraquezas. 

Banner para o ebook

Principais diferenças entre Matriz SWOT e SWOT cruzada 

  • A SWOT cruzada é uma ferramenta complementar à matriz SWOT;
  • A análise SWOT serve para fazer um diagnóstico estratégico da empresa, com análise dos fatores internos e externos;
  • A matriz TOWS tem objetivos mais práticos e visa a identificação do estágio em que a empresa se encontra para então traçar os planos de ação;
  • A TOWS é dependente da realização da matriz SWOT, enquanto esta pode ser realizada com ou sem a sua metodologia complementar.

Como aplicar a Matriz TOWS? 

Agora que você já conhece mais detalhadamente o que é SWOT cruzada, é hora de colocá-la em prática.

Para isso, será preciso realizar quatro cruzamentos entre as informações obtidas na Matriz SWOT. Esses cruzamentos darão origem às estratégias, que podem ser ofensivas, de confronto, reforço ou defesa. A seguir entenda melhor cada um deles:

1. Estratégias ofensivas (Forças x Oportunidades) 

É para quem está numa fase de desenvolvimento. Aqui a proposta  é unir as forças internas da empresa com as oportunidades externas. Isso significa que seu negócio deve utilizar os seus pontos fortes, ou seja, aspectos que já são dominados como meio de aproveitar melhor as oportunidades que foram identificadas.

Portanto, as estratégias ofensivas nada mais são que formas de usar aquilo que já dá resultado e utilizar isso como incentivo para impulsionar os pontos identificados como oportunidades potenciais.

2. Estratégias confrontativas (Forças x Ameaças) 

Para quem está num estágio de manutenção. Nesta etapa, será preciso utilizar as forças do negócio como solução para combater as ameaças identificadas. Ou seja, sua empresa deve utilizar seus pontos fortes internos para combater as ameaças externas.

Ao utilizar suas principais forças contra as ameaças, entende-se que os impactos negativos poderão ser  minimizados.

– Leia também: O que é um plano de negócios? Definições, funções e como elaborar

3. Estratégia de reforço (Fraquezas x Oportunidades) 

Para quem está numa fase de crescimento. A intenção com este cruzamento é utilizar as oportunidades externas identificadas como forma de superar as fraquezas internas da empresa.

Aqui será preciso fazer o seguinte questionamento: o que pode ser buscado no ambiente externo que pode ajudar a empresa a superar as suas fragilidades? Essa resposta, portanto, ajudará o negócio a fortalecer os seus pontos fracos e manter o seu crescimento.

4. Estratégia defensiva (Fraquezas x Ameaças) 

Para quem está numa fase de sobrevivência. O cruzamento das fraquezas internas com as ameaças serve exclusivamente para identificar estratégias possíveis para que a empresa possa se defender e sobreviver.

Isto é, ao identificar esses pontos fracos e ameaças, seu negócio pode encontrar soluções para diminuir o impacto,.

Dica: faço uso de tecnologia para tornar o processo mais ágil  

Uma das formas mais eficientes de aplicar a matriz SWOT cruzada é fazendo uso de tecnologias que vão ajudar na coleta, análise e compartilhamento de dados. O Scopi é uma dessas ferramentas.

A Scopi é um software para gestão de planejamento estratégico que traz um passo a passo que facilita a montagem do seu plano estratégico e ajuda no monitoramento da execução, com seus avisos e painéis de controle, que podem ser acessados via WEB e APP.

Além disso, ele integra em um só lugar outras ferramentas importantes como a própria Matriz SWOT, Curva de Valor, além do mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Com o Scopi, fazer gestão é mais fácil e eficaz!

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *