Árvore de Indicadores: confira um guia completo sobre a ferramenta

Vivemos na era dos dados e sem tê-los à vista, fica muito difícil tornar uma empresa competitiva. Dessa forma, o desafio é organizá-los diante do volume enorme de informações diárias. Para ajudar é preciso buscar meios que permitam analisar melhor os resultados, como é o caso da árvore de indicadores.

Este post tem como objetivo ajudar a conhecer melhor esta estratégia. Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre o assunto:

  • O que é uma árvore de indicadores?
  • Quais os benefícios dessa ferramenta?
  • Como montar uma árvore de indicadores
  • Como otimizar a gestão da árvore de indicadores

O que é uma árvore de indicadores?

A Árvore de Indicadores é um método de organização visual que ajuda a categorizar os indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KPIs. Ela cria uma hierarquia que expõe aos gestores a relação de causa e efeito entre eles.

Em síntese, o grande objetivo dessa ferramenta é mostrar os resultados em vários níveis, assim especificados:

  • Estratégicos: indicadores com metas de  longo prazo;
  • Gerenciais:  indicadores com metas de médio e curto prazo;
  • Operacionais: indicadores com metas de curto prazo .

Com base nessa classificação, é possível ter uma visão clara, abrangente e, também, detalhada sobre os resultados obtidos. Assim, é mais fácil identificar o que está dentro e o que está fora da meta.

Quais os benefícios dessa ferramenta?

Toda empresa de sucesso investe pesado na sua gestão empresarial. Afinal, a definição de metas e o monitoramento de resultados é fundamental para quem deseja se destacar no mercado.

Por isso, a árvore de indicadores é ideal para o gestor que deseja aprimorar o seu planificación estratégica. Mais do que isso, ela ajuda a ter uma visão mais assertiva sobre o que ocorreu e o que está ocorrendo, além das tendências.

Veja, a seguir, os principais benefícios dessa ferramenta!

1. Facilita a visualização dos indicadores e dos dados

A estrutura hierárquica da árvore de indicadores facilita a visualização dos KPIs e de todas as informações de cada objetivo estratégico e de cada área. Dessa forma, os gestores podem ter uma melhor percepção sobre o efeito que um resultado tem sobre os demais.

2. Melhora a tomada de decisão empresarial

Essa ferramenta possibilita a organização de metas em categorias, fazendo com que sejam tomadas medidas com mais precisão. Isso acontece porque é possível perceber se há algum problema que está prejudicando o desempenho da empresa.

– Leia também: Tomada de decisão nas organizações: conheça as etapas do processo e importância

3. Ajuda a encontrar oportunidades

Ao entender melhor o cenário, bem como processos que estão funcionando e que não estão, é possível encontrar oportunidades de melhorias. Com uma visão do todo e das partes, é muito mais fácil definir o caminho a seguir.

Como montar uma árvore de indicadores

Como essa é uma ferramenta visual, isso pode ser feito em planilhas do Excel ou em sistemas específicos para esta finalidade. Veja o passo a passo que preparamos para montar uma árvore de indicadores!

1. Identifique os objetivos estratégicos

Para começar, você precisa definir onde o seu negócio quer chegar, quais as metas ele quer atingir. Ou seja, é preciso identificar os objetivos estratégicos antes de criar uma árvore de indicadores. Estes objetivos podem ser definidos através de metodologias como o BSC (Balanced Scorecard).

2. Defina as metas

Depois de estabelecer seus objetivos, está na hora de determinar, em números, as metas que serão necessárias para atingi-los. Não se esqueça de fazer isso dentro da hierarquia que falamos logo no início e também utilizar o método SMART.

3. Escolha os indicadores que serão acompanhados na árvore de indicadores

Agora, está na hora de escolher os indicadores que serão acompanhados. Recomenda-se que cada objetivo estratégico e cada setor da empresa tenha os seus indicadores com suas metas de curto, médio e longo prazo, ou seja, operacionais, táticas e estratégicas.

Como montar uma árvore de indicadores?

O volume de metas dependerá da necessidade e do grau de complexidade do negócio.

– Leia também: Indicadores estratégicos: quais são, exemplos e como usar

4. Entenda a relação existente entre os indicadores

Com objetivos definidos, metas estabelecidas e indicadores escolhidos, basta ir desdobrando o indicador principal.

Exemplo: depois de criar o indicador de faturamento total, podemos criar os indicadores relacionados ao tipo de faturamento (faturamento do produto A, faturamento do produto B e assim por diante). O somatório dos indicadores relacionados vai gerar o indicador de faturamento total.

– Leia também: Gestão de indicadores: aprenda o que é e como acompanhá-los

E como otimizar a gestão da árvore de  indicadores?

Como citamos anteriormente, podemos fazer a gestão da árvore de indicadores numa planilha Excel, porém, hoje em dia há sistemas com muito mais recursos que ajudam no monitoramento de indicadores.

E mais do que isso, há sistemas que fazem isso integrado ao planejamento estratégico, como é o caso do software de planificación estratégica Scopi.

O sistema Scopi tem diversas funcionalidades:

  • Canvas para definição do escopo do negócio,
  • SWOT para análise de cenários;
  • Definição de objetivos pelo BSC e/ou OKR;
  • Definição dos indicadores com as metas;
  • Criação dos projetos e processos que irão viabilizar a conquista dos objetivos e o atingimento das metas.

– Leia também: OKR e KPI: entenda as principais diferenças entre os conceitos

árvore de indicadores scopi

Ah…, tem algo muitíssimo importante: o Scopi possui o FCA. Para quem não conhece, o FCA permite definir o Fato, a Causa e a Ação corretiva que irá corrigir o que está impedindo da meta ser atingida.

Concluindo: isso só é possível através de um sistema de monitoramento, como o Scopi.

Quer conhecer de perto tudo isso  e colocar de uma vez por todas o planejamento estratégico e a árvore de indicadores em funcionamento? Então, agende uma demonstração!

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *