Planilha de indicadores no Excel: saiba como fazer e conheça outra ferramenta mais eficiente

Você sabe como fazer planilha de indicadores no Excel? Antigamente, era comum que todos os dados empresariais fossem registrados e analisados em um papel. Mas esse tempo ficou para trás e hoje a tecnologia é a grande aliada das empresas contemporâneas.

Como você sabe, os indicadores de desempenho são ferramentas que simplificam a gestão empresarial. Afinal, fazem com que o acompanhamento dos processos e metas seja muito mais rápido e transparente. 

Além disso, a análise de dados é uma das premissas para um bom planificación estratégica e contribui para a potencialização dos resultados empresariais.

Sendo assim, preparamos este post para te ajudar a construir uma planilha de indicadores no Excel e, claro, apresentar uma ferramenta que pode tornar tudo ainda mais eficiente. 

Continue a leitura e confira em detalhes:

  • A importância dos Indicadores de Desempenho (KPIs)
  • Como fazer planilha de indicadores no Excel?
  • Como otimizar sua gestão de indicadores?
  • Conheça o Scopi
  • Permita sua empresa passar pela transformação digital

A importância dos Indicadores de Desempenho (KPIs)

A gestão baseada em dados é muito importante e se relaciona à administração e utilização de informações para a tomada de decisão nas empresas.

Ela compreende o uso de colaboradores e ferramentas estratégicas para otimizar os processos de identificação, armazenamento, coleta, acesso, análise, organização, uso e proteção de dados essenciais para um projeto.

Na prática, os indicadores de desempenho, ou KPIS, permitem que o gestor enxergue, de modo claro, quais os principais problemas ele pode enfrentar na hora de implementar um projeto. Assim, com estratégias eficientes, é possível melhorar a gestão empresarial.

Lembrando que, trabalhar fundamentado em métricas que revelam forças e fraquezas do time é muito importante no contexto atual. Além de ampliar o fluxo estratégico, torna-se viável auxiliar no gerenciamento de uma possível crise, ou mesmo evitá-la.

Portanto, os indicadores te ajudam a identificar seus melhores funcionários, processos com problemas de produtividade e as estratégias mais eficazes. Fazer essas análises manualmente não é tão inteligente, por isso é importante automatizar processos.

Como fazer planilha de indicadores no Excel?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, confira o passo a passo para criar sua planilha de indicadores no Excel. Mesmo essa opção não sendo a mais eficiente, ainda é uma ferramenta bastante utilizada em algumas empresas.

1. Escolha os indicadores que deseja trabalhar

O primeiro passo é planejar seu painel. Assim, com quais dados você deseja trabalhar? Apesar da necessidade de vários indicadores-chave, não é interessante usar todos simultaneamente.

Sendo assim, selecione as informações levando em conta:

  • Dados necessários para calcular KPIs;
  • Quais serão analisados;
  • Principais informações a serem levantadas;
  • Forma de organização dos dados.

– Leia também: OKR e KPI: entenda as principais diferenças entre os conceitos

2. Colete e organize os dados

Depois de escolher quais indicadores deseja trabalhar, é hora de começar a colocar isso em prática. Lembrando que não é possível fazer uma boa planilha de indicadores no Excel sem organização.

O primeiro ponto é estruturar todos os dados fundamentais para calcular os indicadores. Imagine que você deseja calcular o indicador financeiro de lucratividade. Para isso, é necessário organizar duas colunas de informações: a receita mensal e o lucro mensal.

É com base nisso que o indicador será construído. Por isso, o ideal é que as informações sejam captadas de uma outra planilha, constituída a partir dos resultados do negócio.

3. Monte o esqueleto da planilha

Os dados mensais da sua empresa devem ser mostrados em números e tabelas cheias de linhas e colunas. Assim, crie um esqueleto da planilha para facilitar a identificação da sazonalidade do seu negócio e fazer um planejamento estratégico mais eficiente.

– Leia também: Árvore de Indicadores: confira um guia completo sobre a ferramenta

4. Insira as informações e aplique as fórmulas

Depois de separar as informações precisas para o cálculo, devemos prezar pela otimização. A utilização das fórmulas do Excel torna tudo bem mais simples.

Vários gestores podem até levar em conta as equações mais complicadas, mas não é necessário muita coisa para alcançar seu objetivo. Fórmulas simples servem perfeitamente para o propósito.

O indicador de rentabilidade, por exemplo, é a divisão do lucro de um certo tempo pela renda. Assim, se contarmos com duas colunas paralelas, a fórmula desse KPI Excel será “=A2/B2”.

5. Deixe a planilha visualmente organizada

É muito importante organizar sua planilha com os indicadores a fim de facilitar a análise. Você pode criar um gráfico para comparar a evolução no decorrer de todo o ano — identificando os períodos de baixas e altas.

Além disso, a organização vai permitir um estudo eficaz de todo o seu negócio. Para isso, o uso da ferramenta de criação de gráficos do Excel pode te poupar tempo e trabalho.

6. Faça testes antes de implementar

Agora que você sabe como fazer planilha de KPIs no Excel, o último passo é fundamental. Devemos sempre ficar atentos e testar se tudo está funcionando corretamente, pois uma fórmula errada pode colocar todo o trabalho em risco, tornando-o impreciso.

O Excel é uma excelente ferramenta para lidar com informações, porém tem várias limitações, quando se compara a um software especializado em gestão estratégica.

Como otimizar sua gestão de indicadores?

Conforme demonstrado, a planilha de indicadores no Excel pode ser útil para a gestão de indicadores, mas nem sempre é a opção mais prática e eficiente. Com isso, é interessante pensarmos em um software de planificación estratégica.

Esse tipo de ferramenta é uma alternativa que, além de automatizar tarefas, ainda entrega relatórios que ajudam a gerenciar vários indicadores e setores da empresa.

Um software de planificación estratégica pode ser adotado para automatizar atividades manuais, passando sua realização para sistemas inteligentes. Isso elimina falhas comuns em processos manuais e amplia a produtividade de todos os envolvidos no negócio.

– Leia também: 5 motivos para evoluir da planilha para um sistema

Conheça o Scopi

Como a tecnologia está em constante evolução, as empresas precisam aproveitar todo o seu potencial para alcançar o sucesso. Nesse caso, o Scopi é a solução ideal!

Esse software de planificación estratégica conta com um módulo de gestão de indicadores e metas, o que simplifica totalmente a vida dos gestores. Com ele, não é preciso mais realizar cálculos, já que os resultados e relatórios são apresentados de forma muito clara e intuitiva.

Destaca-se que a ferramenta utiliza a metodologia Canvas. Assim, é possível definir a proposta de valor do negócio, as atividades-chave, os segmentos de clientes e os melhores canais de relacionamento.

Enfim, não há dúvidas de que a gestão da sua empresa pode ser impulsionada com o auxílio dessa tecnologia. Afinal, ela foi desenvolvida pensando nas suas dores e necessidades.

Permita sua empresa passar pela transformação digital

Agora que você já sabe como fazer planilha de indicadores no Excel, é interessante buscar por ferramentas tecnológicas que fazem total diferença nos negócios.

Como vimos, trabalhar com base em indicadores é um dos primeiros passos para um crescimento saudável. Mas, apesar de úteis, existem recursos que podem ajudar seu negócio a adotar de vez a ideia da transformação digital.

Está esperando o que para modernizar sua gestão? Marque uma demonstração do Scopi e conheça um pouco do potencial do nosso software de planejamento estratégico!

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *