Proposta de valor: o que é e quais os benefícios do conceito para as empresas

Proposta de valor: o que é e quais os benefícios do conceito para as empresas

Foi-se o tempo em que as marcas podiam nos tratar como apenas mais um. Um número, uma possibilidade de fechar negócio, uma porcentagem a mais na rentabilidade da empresa. Hoje, mais do que nunca, a forma que consumimos está diretamente relacionada com a proposta de valor percebido.

Afinal, o que é esse conceito? O que implica contar com um e por que é tão importante para a estratégia da organização e o relacionamento com o cliente?

Se você também se questiona sobre tais pontos, este artigo pode ajudá-lo. Continue a leitura e confira: 

  • O que é proposta de valor? 
  • Benefícios da proposta de valor
  • Sua proposta já está no Scopi?

O que é proposta de valor?

Será que o que você entrega enquanto empresa tem valor significativo para seus clientes? Esta é a pergunta decisiva que uma proposta de valor responde.

Conceito de marketing e etapa fundamental do Canvas Modelo de Negócio, a proposta de valor trata-se de uma espécie de promessa que você faz ao seu consumidor. É como falar: esqueça os concorrentes, minha marca é muito mais vantajosa para você em vários aspectos! 

Exemplo de proposta de valor: Harley-Davidson
Anúncio da Harley-Davidson brinca com o perfil de seus consumidores. Eles que, inclusive tatuam o logo da marca, tamanha a identificação com sua proposta de valor.

Em resumo, é um diferencial importante de mercado que se conecta com a essência da marca. Mas, principalmente, como ela deve estar orientada ao cliente, com todas as estratégias voltadas a um pensamento Customer Centric.

O grande propósito da proposta de valor é apresentar ao cliente uma ideia objetiva, enxuta e transparente de como sua solução pode ser relevante para ele!

– Leia também: Missão, Visão e Valores: a importância das diretrizes estratégicas para empresas

Benefícios da proposta de valor

 A proposta de valor aborda questões e soluções como:

  • As vantagens do cliente ao consumir a sua marca em vez das concorrentes;
  • As dores específicas que a marca consegue sanar;
  • Os diferenciais que pode oferecer;
  • A personalização da oferta com base em expectativas e necessidades únicas;
  • O engajamento fiel com o público-alvo.

De fato, ela não deixa de ser uma ferramenta estratégica simples. Ainda assim, precisa ser muito bem executada para entregar resultados eficientes.

A Uber é um bom exemplo a ser seguido nesse sentido. Conta com uma proposta de valor clara: oferecer aos usuários do aplicativo a possibilidade de se deslocar de um ponto a outro com conforto, segurança, e agilidade na solicitação do serviço e do pagamento.

Pense em outros nomes que são referência quando o assunto é muita transparência e zero burocracia. Certamente, você lembrou de empresas como Airbnb, Nubank, Instagram, Netflix e Spotify.

Pois elas podem até atuar em segmentos bem variados, contudo, não há dúvidas de que todas possuem propostas de valor que enriquecem a experiência de consumo. Sobretudo, eliminando barreiras, desburocratizando processos e oferecendo soluções especialmente voltadas às preferências do cliente.

Não à toa, são marcas líderes de mercado e especializadas em gerar atendimentos diferenciados, facilitados e segmentados – mesmo em meio a tanta competitividade!

– Leia também: Cultura organizacional: o que é e o que a Apple tem a nos ensinar sobre esse conceito

Sua proposta já está no Scopi?

Talvez, você possa estar imaginando que a proposta de valor seja algo relacionado apenas às empresas de grande porte, aquelas já bem estabelecidas no mercado.

Mas, está equivocado: o conceito pode (e deve!) ser aplicado em organizações de qualquer tamanho, tempo de mercado ou área de atuação. Lembre-se: seja qual for o seu público-alvo, ele precisa entender de que maneiras a sua marca é importante e por quais motivos! 

Aliás, o mais legal é que um bom sistema especializado em planificación estratégica pode ajudá-lo nesta missão. O Scopi, por exemplo, é um software de planificación estratégica que possui a ferramenta Canvas Modelo de Negócios e nele você pode registrar sua proposta de valor.

Com a ferramenta, você desenha sua proposta  junto aos outros campos do Canvas. Depois, é só disponibilizar para todos os colaboradores de forma prática e on-line.

Por fim, se podemos oferecer um conselho, diríamos para que você não perca mais tempo. Mais do que benéfica às empresas, a definição de uma boa proposta de valor oferece inúmeras vantagens aos consumidores.

Afinal, se você pensar que a transformação digital os tornou a peça central de todo e qualquer negócio, já passou da hora de apresentar a eles o que ganham ao consumirem a sua marca.

– Leia também: Planejamento estratégico de marketing: o que é + dicas para elaboração

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *