Profissional de planejamento do futuro: o que você precisa saber para se tornar um

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais lidas

Categorias

Quais são os requisitos básicos para que um profissional de planejamento estratégico tenha sucesso no futuro? Clique aqui e descubra agora mesmo!

Ah, a indústria 4.0! Alterou a forma como nos comunicamos, como consumimos e até mesmo como nos relacionamos com outras pessoas e nos comportamos no ambiente de trabalho. A quarta revolução industrial vem quebrando paradigmas e exige constantes adaptações. Quais características você imagina que serão indispensáveis no perfil do profissional de planejamento estratégico nos próximos anos?

Inegavelmente a combinação de diversos fatores – como tecnologia, geopolítica e comportamentos sociais – gera impactos diretos nessa área de atuação. Para não perder o timing, é essencial acompanhar o ritmo de um movimento global tão dinâmico, quanto desafiador

Com isso em mente, falaremos sobre as competências indispensáveis para se destacar enquanto profissional de planejamento. Neste artigo, você descobrirá que a lista inclui itens como:

  • Inteligência emocional;
  • Identificação de tendências;
  • Empatia com o próximo;
  • Visão data driven.

Mas, antes de entrarmos em detalhes sobre o que engloba cada um desses tópicos, explanaremos sobre o que, de fato, faz o profissional de planejamento em uma organização.

O que faz o profissional de planejamento estratégico?

Planejar estrategicamente trata-se de definir objetivos e analisar qual é a melhor rota a ser seguida para atingi-los com êxito. Em outras palavras, é projetar o futuro sem deixar de analisar o contexto atual – formado tanto por fatos ocorridos no passado quanto pela situação vivida no presente.

Portanto, o profissional de planejamento é responsável pela construção de estradas que levam ao crescimento de uma marca. Por isso a importância deste papel em empresas de todos os portes, segmentos ou frentes de atuação.

Dessa forma, um plano estratégico bem estruturado apresenta uma visão completa sobre o panorama da organização. Onde estava antes, onde está agora e onde pode e deseja chegar. É como um Raio-X: revela dores, identifica desafios e enxerga soluções para problemas específicos.

reunião com profissional de planejamento

Os benefícios? Melhorias na comunicação interna, identificação de possíveis ameaças e planos de ação e maior assertividade nas tomadas de decisão. Além de proteção contra as instabilidades do mercado, análise SWOT completa e mais segurança em investimentos futuros, entre outros.

Esta é uma lista que justifica a incessante busca do profissional de planejamento estratégico por flexibilidade e adaptabilidade frente às constantes transformações dos cenários empresariais.

Chegou a hora de pensar no futuro e antecipar-se ao que vem por aí. Quais são as tendências apresentadas pelo mercado e as competências que não podem faltar no perfil do profissional de planejamento estratégico das organizações?

Veremos a seguir!

As competências do profissional de planejamento do futuro

São tantas coisas novas acontecendo ao mesmo tempo que às vezes fica difícil entender o que é realmente indispensável para que um profissional de planejamento estratégico se destaque em tempos de transformação digital.

Mas para encurtar este processo, reunimos características e necessidades que farão parte da lista de qualquer perfil empreendedor de sucesso durante os próximos anos. São elas:

Inteligência emocional

O bom gerenciamento das próprias emoções já se tornou diferencial competitivo entre profissionais. Isso por que ele relacionado ao papel do líder no planejamento estratégico

Em suma, é uma habilidade que máquina nenhuma domina! Pois envolve o lado emocional do ser humano e sua capacidade de lidar com situações típicas dos ambientes de trabalho. Ambientes que, por sua vez, estão sempre exigindo a melhor versão de seus colaboradores: capacidade de adaptação, habilidades de negociação, visão de futuro, pensamento lógico, enfrentamento de crises e jogo de cintura para conviver com perfis multidisciplinares em circunstâncias muitas vezes inusitadas.

Identificação de tendências

Pode parecer redundante, mas o profissional de planejamento que quiser se destacar no futuro deve pensar sempre à frente, mantendo-se alerta para identificar tendências sociais, econômicas e tecnológicas. O que nos leva ao… 

Digital first

Adotar um pensamento digital first é outra ação que se tornou obrigatória na era do marketing 4.0. A curiosidade sobre como essas transformações podem afetar o mercado como um todo é o que faz a engrenagem se manter em movimento, sempre acompanhando o ritmo imposto pela inovação. Portanto, atenção ao novo!

análise de dados

Visão data driven

Por fim, é preciso saber balancear as características mais humanas com questões mais técnicas. Temos que olhar para números, não há jeito! 

Mas não é só isso: dentro dos próximos anos somente ter acesso a dados não será suficiente para trilhar um caminho promissor. Será necessário que estes dados sejam analisados e transformados em informações relevantes, insights realmente estratégicos para a organização.

Afinal, softwares especializados ajudam – e muito – a manter tudo isso no radar. Plataformas de planejamento estratégico se tornaram referência por serem descomplicadas, inteligentes e confiáveis.

O Scopi, por exemplo, oferece uma variedade de funcionalidades que podem contribuir para a rotina dos profissionais da área. Entre elas, a automatização de processos, a centralização de informações, a transparência nas tomadas de decisão e o monitoramento completo das ações do time.

Empatia com o próximo

Empatia talvez seja uma das palavras mais em voga atualmente, não à toa. Se a segmentação da oferta está cada vez mais voltada ao consumidor, a empatia é uma característica que não pode faltar para o profissional de planejamento – dentro e fora do ambiente de trabalho.

Dessa forma, somente entendendo em detalhes as necessidades, dores e expectativas do nosso público seremos capazes de pensar em estratégias focadas no cliente, identificar oportunidades para a solução de problemas, fortalecer o sucesso da marca e estreitar laços com nossos consumidores.

Agradecemos a atenção. Compartilhe suas opiniões e dicas nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *