Como a assessoria executiva ajuda no planejamento da empresa?

Empreender não é uma tarefa fácil não é mesmo? Na verdade, empreender é um desafio que exige esforço diariamente. Quem é empreendedor ou empresário sabe que às vezes é complicado manter a organização ou até mesmo criar um planejamento, devido às diversas atividades dentro da empresa e fora as adversidades. Sendo assim, é nessa perspectiva que entra a assessoria executiva, que vem para auxiliar na gestão das empresas, principalmente com o planejamento.

Você entende a importância de uma assessoria executiva para o planejamento da sua empresa? Pode-se dizer que ela é como uma espécie de ponto de luz a promover entendimento sobre desenvolver o planejamento da empresa, contemplando todos os detalhes iniciais até as grandes ações a serem executadas em departamentos e os esforços por mudanças de cultura de negócios na empresa. Isso, claro, não apenas numa prospecção de ações deixando a empresa como executora solidária, mas numa parceria pelo caminho do diagnóstico, análise, implementação, desenvolvimento e acompanhamento de resultados, visando passos mais maduros e completamente independentes.

Como a assessoria executiva atua no seu planejamento estratégico?

Quer entender mais sobre essa importância? Basicamente uma assessoria executiva pode trabalhar com diversas áreas envolvendo planejamento como:

Trata-se de uma ajuda bem estruturada de atuação muito clara e objetiva, cujas etapas lançam base da contenção da problemática identificada, estabelecendo ações para que suas “sequelas” sejam sanadas e a partir daí, sob um consistente planejamento. No fim, a meta é que a sua empresa, tendo total clareza de sua missão, visão e valores, torne-se relevante na sua área de atuação e esteja preparada para competir, inovar e enfrentar os desafios de se fazer referência.

Para ter sucesso é necessário haver planejamento, e quando uma assessoria executiva é contratada para isso, é essencial que realize um estudo específico de cada uma das alternativas apresentadas. Questões como falta de tempo, influência de variáveis externas e complexidade do problema podem exigir uma adaptação no planejamento. Mas mesmo em uma situação adversa, o maior aproveitamento possível do planejamento é essencial. A falta de planejamento pode resultar em inúmeros problemas para a empresa.

A assessoria irá trabalhar para que a missão, visão e valores da empresa sejam respeitados e implementados no planejamento para alcançar os níveis de excelência ao longo do seu dia a dia. Buscando multiplicar os resultados da empresa, gerando mais produtividade e mais vendas.

Como pode ser realizado o desenvolvimento do Planejamento?

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico é definir um posicionamento do futuro que a sua empresa quer e desdobrar esse posicionamento em uma meta SMART, específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para a empresa e um prazo. Depois disso, as equipes responsáveis devem desenhar quais são as ações que devem ser feitas para alcançar essas metas.

Um planejamento estratégico deve ter: responsáveis, gastos, tempo de duração, ações estratégicas, descrição de processos. Além de, uma política de recompensa para colaboradores. Outro passo fundamental é a clareza e a divulgação do projeto. As equipes devem ter consciência dos novos rumos e deve existir a motivação efetiva dos colaboradores para alcançar o objetivo. Por isso, é tão importante desenvolver uma cultura de bonificação ou premiação. A empresa pode contar com a assessoria executiva completa para a execução do planejamento dentro da organização.

Lembrando que o planejamento deve ser feito no início dos ciclos. Isto é, quando uma empresa pretende iniciar um novo projeto, lançar um novo produto ou abrir uma nova área. A assessoria executiva irá colaborar para a criação do planejamento e fazer acompanhamento para que se cumpra. Serão realizados reuniões, análises e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Para que toda equipe alcance as metas e execute as atividades com competência e eficiência.

Além disso, o planejamento pode ser feito no início do ano, ou início de trimestre ou semestre (dependendo da organização da empresa ou do tempo que se quer os resultados). Ou ser feito apenas uma revisão. A assessoria pode estar com a sua empresa durante todo esse tempo, 1 ano, ou mais, caso ache necessário, ou até garantir que o planejamento e a organização da empresa estejam chegados no nível ideal e proposto pela assessoria.

Cases de sucesso – Daexe Assessoria Executiva/ Depoimentos

Eliene Ramos – Sócia Proprietária da IlluminataSposa

A contratação da Daexe Assessoria Executiva foi um dos melhores investimentos para a Illuminata Sposa, pois, nos ajudou a gerir a empresa de uma forma profissional uma vez que capacitou as gestoras e funcionários nas suas respectivas áreas. A partir da assessoria da Daexe”.

Adalgisa Gomes – Sócia Proprietária – Marmoraria

Hoje temos ideias, não estamos mais com a cabeça fechada. A consultoria abriu nossa mente para novas visões, novos objetivos, nos mostrou que existem muitos caminhos e possibilidades e que é possível sim ter sucesso e realizar os nossos sonhos. Aprendi que uma das coisas que faltava no meu negócio era definir metas precisas e planejar estrategicamente os caminhos para alcançá-las.

Gostou do texto sobre como a assessoria executiva pode ajudar no planejamento da sua empresa?

*Este post foi escrito por Daexe Assessoria Executiva. Empresa especialista em criar e executar planejamento estratégico e de departamentos da empresa com BSC.

Nós Medimos e Melhoramos o Desempenho das empresas, otimizando recursos financeiros, aumentando e fidelizando clientes e tornando seus funcionários mais felizes por meio de processos simples! Nossa vocação é materializar os sonhos dos empreendedores e empresários e nossa missão, audaciosa por natureza, é organizar o mundo!

Com a DAEXE você tem muito mais facilidade em acompanhar suas metas, descobrir os indicadores que melhor funcionam para o seu tipo de negócio ou área de atuação e garantir a execução de 97% do que for planejado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *