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Home > Pensamento estratégico: 7 dicas para desenvolvê-lo e aplicá-lo em organizações

Pensamento estratégico: 7 dicas para desenvolvê-lo e aplicá-lo em organizações

  • julho 8, 2022
  • Marcos Kayser
Pensamento estratégico: 7 dicas para desenvolvê-lo e aplicá-lo em organizações

Quando falamos em pensamento estratégico estamos falando de uma forma de pensar que vai além do aqui e agora, do curto prazo. É pensar também o futuro, a que chamamos de visão de longo prazo, mesmo com toda a incerteza que o futuro reserva. Um pensamento estratégico ajuda as empresas a enfrentarem as ameaças do mercado e, ao mesmo tempo, aproveitarem as oportunidades. 

Neste artigo você vai conferir algumas dicas importantes para desenvolver a cultura do pensamento estratégico que, também, é a cultura do pensamento sistêmico,  onde todas as partes interessadas (stakeholders) precisam estar integradas. Continue lendo e fique por dentro!

Até o final do artigo, tenha acesso às seguintes informações:

  • O que é pensamento estratégico? 
  • Dicas de como desenvolver o pensamento estratégico

O que é pensamento estratégico? 

Então, pensamento estratégico pode ser uma habilidade, uma competência, uma cultura, uma arte. O importante é identificar nele algumas características, dentre as quais pensar no longo prazo e, desde já, analisando o passado e o presente, além de desenvolver meios de superar as adversidades e aproveitar as oportunidades.

Por isso, pensar estrategicamente é uma competência essencial para o mercado de trabalho atual. Afinal, mais do que nunca, vivemos em constantes mudanças e instabilidades, logo, ter empresas e profissionais que consigam superá-las com agilidade e criatividade é crucial para se manter competitivo.

– Leia também: Mapa estratégico: entenda o que é e veja como criar o seu

 

Dicas de como desenvolver o pensamento estratégico

Listamos abaixo algumas características importantes para desenvolver e aplicar o pensamento estratégico no dia a dia das organizações. Confira! 

1. Fique de olho nas tendências do mercado

Você precisa entender tudo o que está acontecendo ao seu redor para conseguir ter uma visão estratégica do todo. Tudo começa pela observação ativa e crítica das situações. 

Por isso, uma das dicas mais importantes para desenvolver esse pensamento é buscar entender o contexto, tanto interno, dentro da própria empresa, quanto externamente, com uma visão do mercado em si.

Dessa forma, você poderá entender quais são os pontos fortes e fracos da organização e ainda estar por dentro das melhores oportunidades do mercado. 

2. Converse com a equipe 

Uma das formas mais eficientes de desenvolver o pensamento estratégico é através da troca com outros colaboradores. Assim você consegue ter uma visão múltipla de uma mesma situação, o que propicia o despertar da criatividade para a tomada de decisões assertivas.

Portanto, tenha encontros frequentes com a sua equipe, busque entender quais são os desafios enfrentados no dia a dia e estimule em todos a visão crítica das situações. 

– Leia também: Gestão colaborativa: vamos estimular o trabalho em equipe?

3. Mapeie os processos 

Ao mapear os processos, você passa a enxergar com mais clareza os possíveis gargalos da rotina:

  • O que está dando errado? 
  • Quais etapas podem ser otimizadas para alcançar melhores resultados? 
  • O que pode ser implementado para fazer mais e melhor? 

Todas essas perguntas podem ser respondidas com uma simples análise do que está sendo feito atualmente. Envolva toda a equipe nesse mapeamento e busquem ser o mais crítico possível com os processos atuais.

Essa análise dos processos pode (e deve) ser feita com certa frequência, de modo a evitar a defasagem das tarefas e se mantenha sempre o pensamento crítico e estratégico.

– Leia também: Gestão de Processos: padronizando o seu jeito de fazer

4. Acompanhe de perto a evolução dos projetos 

É importante entender a situação dos projetos, de modo a encontrar oportunidades de melhorias. Por isso, o gestor deve acompanhar de perto as entregas para avaliar se as metas estão sendo atingidas.

Além disso, é importante não focar apenas no operacional, o acompanhamento estratégico deve estar presente na rotina da empresa tanto quanto. Assim, você terá uma visão crítica da evolução do projeto e da eficácia das ações executadas. 

5. Seja flexível 

Ser flexível está diretamente relacionado à capacidade de ter um pensamento crítico. Isso porque, como já mencionado, vivemos em um mercado volátil e instável, que exige muitas vezes uma adaptabilidade rápida, logo, o profissional precisa ser flexível para responder com agilidade às situações adversas.  

Em outras palavras, é preciso entender que mudanças de rotas podem ser necessárias a qualquer momento. Por isso, é importante estar preparado para quando isso acontecer.

Aqui a dica é: tente se antecipar às situações, algumas ações citadas acima ajudam nisso, como o mapeamento de processos e envolvimento da equipe nas ações, assim, evita-se que a empresa seja pega de surpresa.

Mas, se surgir algo inesperado, certifique-se de ter um plano de contingência e busque se adaptar com agilidade à situação. 

6. Pense a médio e longo prazo

Muitas vezes a falta de pensamento estratégico está no fato do foco estar muito direcionado para o presente, o que pode dar a impressão de estar sempre “apagando incêndios”.

Ao explorar a visão a médio e longo prazo você passa a ser mais crítico com as ações tomadas, isto é, você passa a considerar que uma decisão tomada hoje pode trazer consequências para o futuro.

A melhor forma de pensar a médio e longo prazo é estabelecendo metas claras para toda a equipe. Assim, com indicadores bem definidos todos ficam sabendo onde a empresa quer chegar no futuro e qual é o caminho até o objetivo. 

7. Conte com um software de gestão estratégica

Vários dos pontos citados acima podem ser atendidos com o suporte de um software de gestão estratégica. Esse tipo de tecnologia ajuda a explorar a visão crítica de todo o negócio, facilitando o planejamento estratégico e o acompanhamento das metas e objetivos.

O Scopi pode te ajudar na criação e na consolidação da cultura do  pensamento estratégico. Para além da execução, o Scopi ajuda a pensar e responder 5 perguntas chave: Quem sou? Onde estou? Para onde vou? Como vou? Com quem vou?

Entre em contato agora mesmo com um dos especialistas Scopi!

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Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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