OKR financeiro: boas práticas e exemplos de como aplicar a metodologia no setor

A metodologia de OKR financeiro pode ser aplicada para aprimorar a visão estratégica do setor. Dessa forma, é possível acompanhar os resultados de forma mais assertiva, assim como estabelecer objetivos e metas alinhados com o planejamento estratégico do negócio

Ao longo deste artigo vamos ajudar você a entender como utilizar a OKR no setor financeiro da sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro das dicas. 

O que é OKR? 

Primeiramente, vamos entender o significado do conceito. OKR é uma sigla em inglês para Objectives and Key Results, que em português significa Objetivos e Resultados-Chave. É uma metodologia de gestão de objetivos utilizada por empresas para estabelecer metas claras e mensuráveis, alinhando esforços e recursos de toda a organização.

Portanto, ela pode ser utilizada de forma macro ou ainda de forma departamental, como no caso do setor financeiro, por exemplo. 

A metodologia OKR foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andy Grove, e é utilizada por empresas como Google, LinkedIn, Twitter e Uber. Ela consiste em definir objetivos ambiciosos e desafiadores e, em seguida, criar uma série de resultados-chave (key results) que devem ser alcançados para atingir esses objetivos.

Leia também: BSC e OKR: entenda qual método de gestão é o melhor para sua estratégia

Passo a passo de como elaborar metas de OKR para o setor financeiro

Veja a seguir quais são as principais etapas para elaborar as metas do seu setor financeiro dentro da metodologia OKR. 

1. Defina o objetivo principal

O primeiro passo é definir o objetivo principal para o setor financeiro. Esse objetivo deve ser ambicioso e desafiador, mas também realista e alcançável. 

Por exemplo, seu objetivo pode ser aumentar a receita em 10%, reduzir os custos em 20% ou ainda melhorar a gestão de fluxo de caixa.

2. Identifique os resultados-chave 

O próximo passo deve ser a identificação dos resultados-chave necessários para alcançar esse objetivo. Esses resultados-chave devem ser específicos, mensuráveis e relevantes para o objetivo. 

Por exemplo, se o objetivo é aumentar a receita em 10%, os resultados-chave podem incluir aumentar as vendas de um produto específico, melhorar a taxa de conversão de leads em clientes ou reduzir a taxa de cancelamento de contratos.


3. Defina as metas para cada resultado-chave

Para cada resultado-chave, defina uma meta que seja desafiadora, mas alcançável. As metas devem ser mensuráveis e ter um prazo definido. Por exemplo, se o resultado-chave é aumentar as vendas de um produto/serviço específico, a meta pode ser vender 100 unidades desse produto/serviço no próximo trimestre.

4. Comunique as metas 

É importante comunicar as metas para toda a equipe financeira e outros departamentos que possam ser afetados por elas. Isso ajuda a garantir que todos estejam alinhados e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

5. Acompanhe o progresso 

Monitore regularmente o progresso de suas metas e resultados-chave. Isso ajuda a identificar rapidamente quaisquer problemas que precisam de atenção, além de permitir que a equipe tome medidas corretivas a tempo. 

Use ferramentas de acompanhamento, como planilhas ou software especializado em OKR, como o Scopi, para manter o controle do progresso.

6. Faça revisões regulares 

Faça revisões regulares das metas e resultados-chave, e faça ajustes quando necessário. Isso pode incluir adicionar novas metas, ajustar as metas existentes ou descartar metas que não estão funcionando. As revisões regulares ajudam a garantir que a equipe esteja sempre trabalhando em direção aos objetivos de forma adequada.

Banner para o ebook

– Leia também: OKR e KPI: entenda as principais diferenças entre os conceitos

Como as OKRs ajudam na gestão financeira do seu negócio?

As OKRs podem ajudar na gestão financeira do seu negócio de diversas maneiras, tais como:

Definindo objetivos financeiros claros 

Ao estabelecer objetivos financeiros ambiciosos e desafiadores, como aumentar as receitas em uma determinada porcentagem ou reduzir os custos em um valor específico, a equipe financeira é capaz de se concentrar nas atividades que realmente importam para alcançar esses objetivos.

Leia também: Ferramenta SMART: como ela pode ajudar na definição de metas

Acompanhando o desempenho financeiro 

A metodologia OKR financeiro incentiva a transparência e o acompanhamento do desempenho em tempo real, o que permite à equipe financeira monitorar o progresso em relação aos objetivos financeiros e aos resultados-chave definidos. Isso ajuda a identificar rapidamente áreas que precisam de atenção e ajustes, permitindo que a equipe tome medidas corretivas a tempo.

Estimulando a colaboração entre os departamentos

As OKRs são definidas em todos os níveis da organização, incluindo a equipe financeira e outros departamentos, o que incentiva a colaboração e a troca de informações entre eles. Isso pode levar a uma melhor compreensão e controle das finanças da empresa, bem como a uma melhor alocação de recursos financeiros para atingir objetivos compartilhados.

Incentivando a inovação financeira 

A metodologia OKR incentiva a busca de novas maneiras de trabalhar e alcançar resultados ainda melhores. Isso pode levar a inovações financeiras, como a introdução de novos produtos ou serviços financeiros, ou a implementação de novas tecnologias para melhorar a eficiência financeira e reduzir os custos.

– Leia também: OKR ou Smart? Saiba qual metodologia utilizar na sua estratégia

Exemplos de OKR financeiro

Para ajudar você a compreender melhor como aplicar a OKR no seu setor financeiro, listamos abaixo alguns exemplos de metas e resultados-chave que podem ser definidos para o setor. Confira: 

Exemplo 1. Objetivo: Aumentar a receita em 10% no próximo trimestre.

Resultados-chave:

  • Aumentar as vendas do produto X em 20%;
  • Reduzir os custos do departamento financeiro em 5%;
  • Aumentar a taxa de retenção de clientes em 15%.

Exemplo 2: Objetivo: Reduzir os custos em 20% no próximo semestre.

Resultados-chave:

  • Implementar um novo sistema de gestão financeira que reduza os custos operacionais em 10%.
  • Renegociar os contratos com fornecedores e conseguir uma redução de 5% nos preços dos insumos.
  • Identificar e eliminar 10% dos custos desnecessários do departamento financeiro.

Exemplo 3: Objetivo: Melhorar a gestão de fluxo de caixa no próximo trimestre.

Resultados-chave:

  • Aumentar a previsibilidade do fluxo de caixa em 20%;
  • Reduzir o tempo médio de pagamento dos clientes em 5 dias;
  • Implementar um sistema de gerenciamento de contas a pagar e receber que automatize processos e reduza o tempo gasto em 30%.

Exemplo 4: Objetivo: Melhorar a eficiência financeira no próximo ano fiscal.

Resultados-chave:

  • Reduzir o tempo gasto em processos financeiros em 15%;
  • Implementar um sistema de análise financeira que permita uma melhor tomada de decisões e aumente a eficiência do departamento em 20%;
  • Realizar treinamentos para a equipe financeira em novas tecnologias e práticas de trabalho que possam melhorar a eficiência financeira em 10%.

Esses são apenas alguns exemplos de como as metas de OKR podem ser definidas para o setor financeiro de uma empresa, mas é importante lembrar que elas devem ser adaptadas às necessidades e estratégias específicas de cada organização.

– Leia também: OKR de marketing: o que é, como implementar e exemplos práticos

Como o Scopi pode ajudar com a OKR financeiro?

Com a ajuda de um software de planejamento estratégico, como o Scopi, o processo pode ser muito mais tranquilo. O Scopi é um sistema que integra e gerencia planos, objetivos, metas  e estratégias de forma simples e prática.

Dentro da plataforma você também pode acompanhar os resultados com outras ferramentas importantes como a Matriz SWOT, a Análise Pestale, Curva de Valor, gestão de riscos, gestão de projetos e processos.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *