OKR ou Smart? Saiba qual metodologia utilizar na sua estratégia

OKR ou SMART? Qual a melhor ferramenta para auxiliar empresas na definição de metas? Apesar de possuírem conceitos similares, essas metodologias têm estruturas e direcionamentos específicos.

Para te ajudar na escolha da melhor ferramenta para a sua organização, elaboramos este artigo onde aprofundamos esses conceitos. Continue a leitura e confira:

  • O que é OKR?
  • O que são metas SMART?
  • OKR ou Smart: qual a diferença entre essas ferramentas?
  • Como escolher entre OKR vs SMART? 
  • Como o Scopi pode ajudar na definição e aplicação de OKR e metas SMART? 

O que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que significa, na tradução literal, objetivos e resultados-chave. 

Em linhas gerais, estamos falando de um sistema de metas coletivas e individuais, que convergem para a busca de objetivos globais de uma organização.

Objectives (objetivos) são uma definição clara e geral sobre o que a empresa deseja alcançar. Um negócio pode estipular como objetivo do setor de marketing, por exemplo, conquistar mais leads por meio do tráfego pago.

Porém, sem metas secundárias, torna-se quase impossível tomar um caminho simples e eficaz para alcançar esse resultado.

Para isso, a empresa pode separar de duas a cinco metas secundárias, que ajudem a definir o melhor trajeto para chegar ao objetivo final. Isso é o que chamamos de Key Results.

As principais características do OKR são:

  • Foco na comunicação e colaboração entre equipes.
  • Definição de metas ambiciosas e desafiadoras.
  • Ciclos de avaliação e ajustes rápidos, geralmente trimestrais.
  • Transparência, com metas compartilhadas por toda a organização.

– Leia também: OKR financeiro: boas práticas e exemplos de como aplicar a metodologia no setor

O que são metas SMART?

A ferramenta SMART é uma metodologia que ajuda empresas – e até mesmo pessoas – na definição de metas, estabelecendo critérios que irão orientar para que eles sejam o mais objetivos possível, facilitando seu alcance.

Nesse sentido, o nome SMART é um acrônimo que traz os principais critérios que devem ser levados em conta na definição das metas. São eles:

  • Specific/Específico: deve-se  definir o máximo de informações possível a respeito da meta, sendo claro e específico. Definições muito amplas como “faturar mais” podem deixar uma equipe desorientada;
  • Measurable/Mensurável: é fundamental que as metas sejam mensuradas por números e porcentagens;
  • Achievable/Atingível: é fundamental analisar a probabilidade e a viabilidade da meta ser atingida pela sua empresa. Por isso, seja racional e defina metas atingíveis;
  • Relevant/Relevante: as metas precisam ter um grau de importância dentro da operação do negócio. Por isso, é válido avaliar o quanto as metas estão alinhadas com a filosofia e o propósito da instituição;
  • Time/Temporal: Toda meta deve ter um prazo para ser atingida. Dessa maneira, pode gerar um maior comprometimento da equipe.

As principais características do SMART são:

  • Definição de metas claras e realistas;
  • Foco na avaliação do progresso e realização das metas;
  • Aplicável a objetivos individuais, de equipe e organizacionais.

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OKR ou Smart: qual a diferença entre essas ferramentas?

Abaixo listamos os principais aspectos que diferenciam as metodologias SMART e OKR:

Enfoque

  • OKR: Foca no alinhamento dos objetivos entre equipes e indivíduos em toda a organização, com ênfase na colaboração e comunicação;
  • SMART: Foca na definição de metas claras e alcançáveis para garantir que sejam eficazes e possam ser avaliadas ao longo do tempo.

Estrutura

  • OKR: Baseado em objetivos qualitativos e resultados-chave quantitativos, que devem ser mensuráveis e relacionados ao objetivo;
  • SMART: Usa critérios específicos (específico, mensurável, atingível, relevante, temporal) para garantir que cada meta seja bem definida e eficaz.

Ambição das metas

  • OKR: Encoraja metas ambiciosas e desafiadoras, para promover a inovação e o crescimento.
  • SMART: Prioriza metas realistas e alcançáveis, considerando recursos e limitações.

Ciclos de avaliação

  • OKR: Ciclos de avaliação e ajustes rápidos, geralmente trimestrais, incentivando a adaptabilidade e a melhoria contínua.
  • SMART: Pode ter ciclos de avaliação variáveis, dependendo da natureza da meta e do prazo estabelecido.

Transparência

  • OKR: Promove a transparência, com metas compartilhadas por toda a organização, facilitando o alinhamento e a colaboração.
  • SMART: A transparência das metas pode variar, dependendo da aplicação e do contexto.

– Leia também: Estratégia organizacional: entenda sua importância e principais tipos

Como escolher entre OKR vs SMART? 

O mais importante para definir a metodologia a ser utilizada é entender quais são as necessidades da sua empresa no momento. 

Se você precisa de uma organização estratégica geral e almeja unir toda a empresa em prol de objetivos comuns, então a OKR pode ser uma solução mais interessante. Afinal, ela vai ajudar no ganho de um contexto geral, dando mais clareza e foco para todos os setores do negócio.

Mas, se a sua empresa precisa focar em metas específicas de forma mais isolada, a ferramenta SMART pode ser interessante.

Nada impede também que sua organização utilize ambas metodologias de forma complementar. Por exemplo, ao definir as metas da OKR, você pode aplicar as especificidades contidas na meta SMART se questionando sobre a especificidade delas, o prazo e se elas são mensuráveis. Dessa forma, é possível ter um planejamento ainda mais assertivo e claro para todos.

– Leia também: BSC e OKR: entenda qual método de gestão é o melhor para sua estratégia

Como o Scopi pode ajudar na definição e aplicação de OKR e metas SMART? 

Para isso ser viável, é relevante uma empresa ter condições de transformar as metas em realidade. Um bom caminho para concretizar essa tarefa é por meio do software de planejamento estratégico Scopi. Com ele, sua empresa centraliza todo o planejamento estratégico em apenas uma ferramenta.

Além disso, todos os objetivos, metas, projetos e processos podem ser cadastrados dentro do sistema, com responsáveis, prazos e indicadores de desempenho para mensurar seus resultados.

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