Norma ISO 9001 2015: o que é, condições, cláusulas e uso da tecnologia na implantação

Se você está buscando qualidade, pare tudo que estiver fazendo e leia com atenção este nosso conteúdo sobre a ISO 9001 2015. 

Durante este artigo, vamos mostrar tudo sobre essa norma de gestão da qualidade. Continue a leitura e confira:

  • O que é ISO 9001 2015?
  • Quais são as condições da norma ISO 9001?
  • Quais são as cláusulas da ISO 9001 2015? 
  • A importância da tecnologia no Sistema de Gestão de Qualidade

O que é ISO 9001 2015?

A sigla ISO é a abreviação de International Organization for Standardization, que, em português, pode ser traduzida como Organização Internacional para Padronização. Esse organismo não governamental de normalização busca estabelecer padrões de qualidade para garantir a qualidade dos processos e a satisfação dos clientes.

O INMETRO traz diferentes classificações entre cada ISO, de acordo com requisitos específicos. A ISO 14001, por exemplo, foi estruturada para o Sistema de Gestão Ambiental, enquanto a ISO 9000 foi desenvolvida para ser um padrão introdutório do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

A certificação de série ISO 9000 é composta por 4 normas. Apesar de todas terem como o objetivo a promoção de melhorias contínuas no negócio, elas possuem propósitos distintos:

  • ISO 9000: considerada uma norma-guia, ela detalha os princípios dos Sistemas de Gestão de Qualidade, através de uma norma de fundamentos e vocabulário;
  • ISO 9001: busca garantir a otimização de processos, agilizar a produção e o desenvolvimento de produtos, com a finalidade de satisfazer os clientes. Estabelece os quesitos necessários para que uma empresa consiga a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • ISO 9004: orienta em relação a tudo que pode afetar a qualidade do produto ou do serviço, como questões técnicas, administrativas e humanas;
  • ISO 19011: instrução de como fazer auditorias internas de qualidade, através de boas práticas administrativas e da condução correta das avaliações dos sistemas auditados.

A ISO 9001, que é o tema principal deste artigo, é uma das mais adoradas por empresas de diversos países. Sua última versão foi publicada em 2015 – por isso a referência ISO 9001 2015.

Quais são as condições da norma ISO 9001?

Desde que foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, a 9001 ISO 2015 passou a ser parte fundamental de um bom planejamento estratégico. Ela atende a alguns requisitos fundamentais:

  1. Organização das atividades chaves;
  2. Definição de metas e estratégias;
  3. Concretização dos planos de ação; 
  4. Manutenção do relacionamento com profissionais, fornecedores e clientes.

O ISO 9001 2015 inclui, portanto, não só o diagnóstico estratégico, como também a cultura da empresa e o planejamento das interações durante todas as etapas. A norma pode ser aplicada no modelo de negócio através do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) ou, em português, Plano-Fazer-Verificar-Agir.

Além de ajudar na correção de procedimentos ineficientes e auxiliar a traçar um plano de ação assertivo, a norma apresenta outros benefícios, como a identificação do contexto atual da empresa, o reconhecimento de riscos, a otimização de processos, a avaliação de pontos de melhoria e o monitoramento da satisfação dos clientes.

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Quais são as cláusulas da ISO 9001 2015? 

São 10 cláusulas principais, sendo as 3 primeiras consideradas indicações e as outras 7 como princípios ou requisitos:

Norma 1: Âmbito

Referente às metas e aos resultados, levando em consideração as especificidades da empresa e o contexto geral da organização.

Norma 2: Referências Normativas

Publicações relevantes que possam auxiliar na orientação da empresa.

Norma 3: Termos e Definições

Definição e detalhamento dos termos e das aplicações de determinada forma, facilitando seu entendimento.

Princípio 4:  Contexto da organização

4.1. Entender a organização e o contexto em que está inserida;

4.2. Compreender necessidades e expectativas das partes interessadas;

4.3. Determinar o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade;

4.4. Observar e otimizar o Sistema de Gestão da Qualidade, bem como seus processos.

Princípio 5: Liderança

5.1. Liderança e comprometimento;

5.2. Política da qualidade e de relacionamentos;

5.3. Autoridades organizacionais, funções e responsabilidades.

Princípio 6: Planejamento

6.1. Ações para abordar riscos e oportunidades;

6.2. Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los;

6.3. Planejamento de mudanças.

Princípio 7: Suporte e Recursos

7.1. Recursos para atendimento das normas;

7.2. Competências e capacitação dos colaboradores;

7.3. Conscientização das definições e das políticas demandadas pela norma;

7.4. Comunicação de planejamento, metas e resultados;

7.5. Informação documentada.

Princípio 8: Operação

8.1. Planejamento e controle operacional;

8.2. Requisitos para serviços e produtos;

8.3. Projetos de design e de desenvolvimento de serviços e produtos;

8.4. Controle de processos, serviços e produtos fornecidos por meio externo;

8.5. Liberação e prestação de produtos e serviços, além do controle de saída.

Princípio 9: Avaliação e Desempenho

9.1. Monitoramento, medição, análise e avaliação;

9.2. Auditoria interna;

9.3. Revisão realizada pela gestão, através de observação crítica.

Princípio 10: Melhoria

10.1. Generalidades;

10.2. Não conformidade com a ação corretiva;

10.3. Melhoria contínua.

Uma forma de acompanhar a eficácia, a segurança e a auditoria dos processos é através da Informação Documentada ISO 9001, regida pelo sétimo princípio.

Para que ela seja caracterizada, é necessário que sejam seguidos alguns critérios, que vão desde os registros até as principais documentações, sempre levando em conta os requisitos da própria norma.

A importância da tecnologia no Sistema de Gestão de Qualidade

Por demonstrarem compromisso com a qualidade dos produtos e com a satisfação do cliente, as empresas certificadas têm ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ao organizarem seus negócios, as empresas se tornam mais produtivas e ainda mais competitivas.

A tecnologia é uma grande aliada na busca por soluções para otimizar o Sistema de Gestão da Qualidade e atender aos requisitos da ISO 9001 2015. Especialmente em empresas de grande porte, o armazenamento de informações documentadas pode ser um desafio.

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