Norma ISO 9000: o que é, para que serve e vantagens para o seu negócio

A norma ISO 9000 é bastante conhecida no mercado, apesar de muitos acharem ser um tema exclusivo das grandes empresas, o que não é verdade. Constituída pelas normas 9000, 9001, 9004 e 19011, ela traz orientações que promovem a melhoria contínua das empresas .

Aliás, a ISO 9000 é mais do que um diferencial, é uma obrigação para aquelas empresas que atuam em segmentos competitivos internacionalmente em que ela se torna um requisito.

Com base nisso, o Scopi preparou este texto sintético para que você possa relembrar ou conhecer mais sobre os seus conceitos.

Você verá que, juntamente com um bom planejamento estratégico, ela é determinante para a criação de um sistema de gestão da qualidade.

Continue a leitura e confira:

  • o que é ISO 9000?
  • Para que serve a norma ISO 9000?
  • O que é qualidade conforme a ISO 9000?
  • Quais são as normas que formam a ISO 9000?
  • Quais as vantagens e diferencias dos negócios com ISO 9000?

O que é ISO 9000?

Para que um negócio seja capaz de se sustentar a longo prazo e se manter competitivo, é fundamental adotar algumas normas e procedimentos. Esses regramentos precisam garantir a qualidade de seus processos, desde a produção até o pós-venda

No cenário de intensa competitividade a norma ISO 9000 é essencial para qualquer empresa, independentemente do tamanho. Isso porque atesta que o modelo de negócio cumpre com as diretrizes internacionais para uma gestão de processos de qualidade.

Dessa forma, seus processos se tornam padronizados. E isso é excelente, pois, para a empresa, todos seguirão os mesmos procedimentos em relação ao nível de qualidade.

Além do mais, essa regularização segue normas reconhecidas e utilizadas pelo mercado, o que simplifica a comparação com os concorrentes.

Aliás, mais do que isso, já é um passo em busca da diferenciação e da consolidação de uma vantagem competitiva sustentável.

Para que serve a norma ISO 9000?

As norma ISO 9000 foi desenvolvida com a meta de promover diretrizes capazes de implementação pelas empresas. E isso se aplica em todo o mundo, a fim de assegurar a qualidade na condução dos processos internos e externos empresariais.

Portanto, qualquer organização, independentemente do seu segmento ou porte, pode fazer uso da norma. Ou seja, sua empresa poderá obter a certificação ISO 9000 com reconhecimento internacional.

No Brasil, o propósito é estipular padrões para se criar um sistema de gestão da qualidade. Ademais, visa melhorar procedimentos para alcançar a excelência e a alta performance nas organizações.

O que é qualidade conforme a ISO 9000?

Para a ISO 9000, qualidade significa adequação e conformidade a requisitos e normas estabelecidas de forma prévia. Sendo assim, a qualidade de um processo, serviço ou produto não se relaciona somente ao seu desempenho.

O conceito vai além e engloba os valores percebidos pelos consumidores e as vantagens proporcionadas. De acordo com essa certificação, qualidade é conquistar a excelência organizacional e satisfazer o seu público.

No entanto, isso não se restringe apenas à empresa. Seus colaboradores, fornecedores e a sociedade em geral também precisam ser correspondidos.

Sendo assim, devemos entender que essa certificação promove a interação da qualidade junto à cultura organizacional do seu negócio. Tudo isso para gerar valor por meio de atitudes, comportamentos e processos eficientes.

Quais são as normas da ISO 9000?

A ISO 9000 é constituída por um conjunto de 4 normas técnicas. Reunidas, elas determinam os parâmetros e requisitos para a certificação da organização. Saiba quais são a seguir!

1. ISO 9000

Trata-se de uma norma de fundamentos e vocabulário, que detalha os princípios dos sistemas de gestão da qualidade.

Assim, não é exatamente uma norma certificável, visto que estabelece as diretrizes em termos de entendimento dos itens dos demais regramentos.

Ela é considerada uma norma-guia, pois estipula a relação entre os conceitos de qualidade e as demais normas da certificação.

2. ISO 9001

A ISO 9001 é a norma referente à certificação da série ISO 9000. Ela estabelece os requisitos do sistema de gestão da qualidade para modelação e regulamentação da companhia. Ela traz todos os itens necessários para que uma empresa consiga a certificação.

3. ISO 9004

A ISO 9004 direciona as orientações em relação às questões técnicas, administrativas e humanas. Ou seja, aquilo que pode afetar a qualidade do produto ou serviço oferecido pelo seu negócio.

4. ISO 19011

Essa norma instrui como fazer as auditorias internas da qualidade, contendo as boas práticas para administração e condução das avaliações dos sistemas auditados.

Posto isso, a auditoria interna é uma metodologia utilizada pelas corporações que passam pela auditoria de certificação. Ela é considerada uma prévia da avaliação final.

Quais as vantagens e diferencias dos negócios com ISO 9000?

As empresas certificadas se destacam no mercado. Isso porque demonstram seu compromisso com a qualidade. Mas isso não é tudo! Confira como seu negócio pode se beneficiar com o regramento:

  • Competitividade: uma companhia certificada é mais valorizada pelos consumidores, pois muitos deles preferem negócios com produtos e serviços com essa certificação;
  • Organização: negócios que optam pela certificação precisam estipular mapeamentos de todos seus processos, como também registrá-los e executá-los. Isso torna a produção mais organizada e agiliza o desempenho da sua equipe;
  • Produtividade: você vai perceber um aumento da produtividade dos seus colaboradores. Isso ocorre pela obrigatoriedade do cumprimento de tarefas a fim de oferecer maior qualidade ao seu público.

Conte com a Scopi na otimização de processos da sua empresa!

Como você percebeu ao longo do texto, a norma ISO 9000 atua na gestão da qualidade da sua empresa. Sendo assim, contar com um software facilita todo esse processo.

O Scopi é um software de planejamento estratégico que engloba ferramentas da qualidade.

Dentre elas, podemos citar gestão de indicadores, gestão de processos (auditorias), Diagrama de Ishikawa, repositório de documentos e, em breve, estará disponibilizando Não conformidades.

Portanto, não perca mais tempo! Agende uma demonstração gratuita do nosso sistema. Assim, você verá como administrar uma empresa pode ser mais eficiente e como a tecnologia pode te ajudar na sua certificação ISO 9000!

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *