Planilha de indicadores no Excel: saiba como fazer e conheça outra ferramenta mais eficiente

Você sabe como fazer planilha de indicadores no Excel? Antigamente, era comum que todos os dados empresariais fossem registrados e analisados em um papel. Mas esse tempo ficou para trás e hoje a tecnologia é a grande aliada das empresas contemporâneas.

Como você sabe, os indicadores de desempenho são ferramentas que simplificam a gestão empresarial. Afinal, fazem com que o acompanhamento dos processos e metas seja muito mais rápido e transparente. 

Além disso, a análise de dados é uma das premissas para um bom planejamento estratégico e contribui para a potencialização dos resultados empresariais.

Sendo assim, preparamos este post para te ajudar a construir uma planilha de indicadores no Excel e, claro, apresentar uma ferramenta que pode tornar tudo ainda mais eficiente. 

Continue a leitura e confira em detalhes:

  • A importância dos Indicadores de Desempenho (KPIs)
  • Como fazer planilha de indicadores no Excel?
  • Como otimizar sua gestão de indicadores?
  • Conheça o Scopi
  • Permita sua empresa passar pela transformação digital

A importância dos Indicadores de Desempenho (KPIs)

A gestão baseada em dados é muito importante e se relaciona à administração e utilização de informações para a tomada de decisão nas empresas.

Ela compreende o uso de colaboradores e ferramentas estratégicas para otimizar os processos de identificação, armazenamento, coleta, acesso, análise, organização, uso e proteção de dados essenciais para um projeto.

Na prática, os indicadores de desempenho, ou KPIS, permitem que o gestor enxergue, de modo claro, quais os principais problemas ele pode enfrentar na hora de implementar um projeto. Assim, com estratégias eficientes, é possível melhorar a gestão empresarial.

Lembrando que, trabalhar fundamentado em métricas que revelam forças e fraquezas do time é muito importante no contexto atual. Além de ampliar o fluxo estratégico, torna-se viável auxiliar no gerenciamento de uma possível crise, ou mesmo evitá-la.

Portanto, os indicadores te ajudam a identificar seus melhores funcionários, processos com problemas de produtividade e as estratégias mais eficazes. Fazer essas análises manualmente não é tão inteligente, por isso é importante automatizar processos.

Como fazer planilha de indicadores no Excel?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, confira o passo a passo para criar sua planilha de indicadores no Excel. Mesmo essa opção não sendo a mais eficiente, ainda é uma ferramenta bastante utilizada em algumas empresas.

1. Escolha os indicadores que deseja trabalhar

O primeiro passo é planejar seu painel. Assim, com quais dados você deseja trabalhar? Apesar da necessidade de vários indicadores-chave, não é interessante usar todos simultaneamente.

Sendo assim, selecione as informações levando em conta:

  • Dados necessários para calcular KPIs;
  • Quais serão analisados;
  • Principais informações a serem levantadas;
  • Forma de organização dos dados.

– Leia também: OKR e KPI: entenda as principais diferenças entre os conceitos

2. Colete e organize os dados

Depois de escolher quais indicadores deseja trabalhar, é hora de começar a colocar isso em prática. Lembrando que não é possível fazer uma boa planilha de indicadores no Excel sem organização.

O primeiro ponto é estruturar todos os dados fundamentais para calcular os indicadores. Imagine que você deseja calcular o indicador financeiro de lucratividade. Para isso, é necessário organizar duas colunas de informações: a receita mensal e o lucro mensal.

É com base nisso que o indicador será construído. Por isso, o ideal é que as informações sejam captadas de uma outra planilha, constituída a partir dos resultados do negócio.

3. Monte o esqueleto da planilha

Os dados mensais da sua empresa devem ser mostrados em números e tabelas cheias de linhas e colunas. Assim, crie um esqueleto da planilha para facilitar a identificação da sazonalidade do seu negócio e fazer um planejamento estratégico mais eficiente.

– Leia também: Árvore de Indicadores: confira um guia completo sobre a ferramenta

4. Insira as informações e aplique as fórmulas

Depois de separar as informações precisas para o cálculo, devemos prezar pela otimização. A utilização das fórmulas do Excel torna tudo bem mais simples.

Vários gestores podem até levar em conta as equações mais complicadas, mas não é necessário muita coisa para alcançar seu objetivo. Fórmulas simples servem perfeitamente para o propósito.

O indicador de rentabilidade, por exemplo, é a divisão do lucro de um certo tempo pela renda. Assim, se contarmos com duas colunas paralelas, a fórmula desse KPI Excel será “=A2/B2”.

5. Deixe a planilha visualmente organizada

É muito importante organizar sua planilha com os indicadores a fim de facilitar a análise. Você pode criar um gráfico para comparar a evolução no decorrer de todo o ano — identificando os períodos de baixas e altas.

Além disso, a organização vai permitir um estudo eficaz de todo o seu negócio. Para isso, o uso da ferramenta de criação de gráficos do Excel pode te poupar tempo e trabalho.

6. Faça testes antes de implementar

Agora que você sabe como fazer planilha de KPIs no Excel, o último passo é fundamental. Devemos sempre ficar atentos e testar se tudo está funcionando corretamente, pois uma fórmula errada pode colocar todo o trabalho em risco, tornando-o impreciso.

O Excel é uma excelente ferramenta para lidar com informações, porém tem várias limitações, quando se compara a um software especializado em gestão estratégica.

Como otimizar sua gestão de indicadores?

Conforme demonstrado, a planilha de indicadores no Excel pode ser útil para a gestão de indicadores, mas nem sempre é a opção mais prática e eficiente. Com isso, é interessante pensarmos em um software de planejamento estratégico.

Esse tipo de ferramenta é uma alternativa que, além de automatizar tarefas, ainda entrega relatórios que ajudam a gerenciar vários indicadores e setores da empresa.

Um software de planejamento estratégico pode ser adotado para automatizar atividades manuais, passando sua realização para sistemas inteligentes. Isso elimina falhas comuns em processos manuais e amplia a produtividade de todos os envolvidos no negócio.

– Leia também: 5 motivos para evoluir da planilha para um sistema

Conheça o Scopi

Como a tecnologia está em constante evolução, as empresas precisam aproveitar todo o seu potencial para alcançar o sucesso. Nesse caso, o Scopi é a solução ideal!

Esse software de planejamento estratégico conta com um módulo de gestão de indicadores e metas, o que simplifica totalmente a vida dos gestores. Com ele, não é preciso mais realizar cálculos, já que os resultados e relatórios são apresentados de forma muito clara e intuitiva.

Destaca-se que a ferramenta utiliza a metodologia Canvas. Assim, é possível definir a proposta de valor do negócio, as atividades-chave, os segmentos de clientes e os melhores canais de relacionamento.

Enfim, não há dúvidas de que a gestão da sua empresa pode ser impulsionada com o auxílio dessa tecnologia. Afinal, ela foi desenvolvida pensando nas suas dores e necessidades.

Permita sua empresa passar pela transformação digital

Agora que você já sabe como fazer planilha de indicadores no Excel, é interessante buscar por ferramentas tecnológicas que fazem total diferença nos negócios.

Como vimos, trabalhar com base em indicadores é um dos primeiros passos para um crescimento saudável. Mas, apesar de úteis, existem recursos que podem ajudar seu negócio a adotar de vez a ideia da transformação digital.

Está esperando o que para modernizar sua gestão? Marque uma demonstração do Scopi e conheça um pouco do potencial do nosso software de planejamento estratégico!

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *