Hoshin Kanri: entenda o que é e como implementar essa metodologia

Hoshin Kanri: entenda o que é e como implementar essa metodologia

O Hoshin Kanri, uma ferramenta de planejamento estratégico originária do Japão, é uma solução eficaz para alinhar objetivos de longo prazo com ações diárias, garantindo que toda a organização caminhe unida em direção à realização de sua visão.

Neste artigo vamos descobrir mais sobre a metodologia. Continue lendo a e confira:

  • O que é Hoshin Kanri?
  • Benefícios do Hoshin Kanri 
  • Como implementar a metodologia em seu negócio?
  • Dicas para implementação eficaz do Hoshin Kanri
  • Como o software Scopi pode ajudar? 

O que é Hoshin Kanri?

Hoshin Kanri é uma abordagem estratégica e sistemática para a gestão organizacional. Originário do Japão, Hoshin Kanri combina a definição de metas estratégicas de longo prazo com processos de planejamento e execução para assegurar que todas as partes da organização estejam alinhadas e contribuam para a realização desses objetivos.

A tradução literal de Hoshin Kanri é “metodologia para direcionar a bússola”, indicando a ênfase na direção e alinhamento estratégico.

O processo de Hoshin Kanri envolve várias etapas, começando com a formulação de uma visão estratégica de longo prazo pela alta administração. Esta visão é então quebrada em objetivos específicos e alcançáveis, que são distribuídos por toda a organização.

O aspecto único do Hoshin Kanri é como ele conecta os objetivos de alto nível com as atividades do dia-a-dia dos funcionários, através do uso de ferramentas, que ajudam a visualizar e gerenciar o alinhamento entre os objetivos e as iniciativas estratégicas.

Princípios chave da metodologia

  • Catchball: Um processo iterativo de comunicação bidirecional entre diferentes níveis da organização para refinar e acordar objetivos, metas, e meios para alcançá-los, garantindo alinhamento e comprometimento;
  • PDCA (Plan-Do-Check-Act): Uma abordagem cíclica para o planejamento e execução de ações, promovendo a melhoria contínua.
  • Visualização e revisão: Uso de ferramentas visuais para mapear e acompanhar o progresso em direção aos objetivos e realizar ajustes conforme necessário.

Benefícios do Hoshin Kanri 

A implementação do Hoshin Kanri oferece uma série de benefícios para as organizações que buscam melhorar seu alinhamento estratégico e a execução de suas estratégias.

Listamos abaixo seus principais benefícios:

1. Alinhamento estratégico

Hoshin Kanri ajuda a garantir que todos na organização estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

Ao conectar a visão e os objetivos de longo prazo da empresa com as atividades do dia-a-dia, a metodologia promove um alinhamento estratégico vertical e horizontal, assegurando que os esforços de todos contribuam para os objetivos estratégicos.

2. Melhoria contínua

Incorporando o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), o Hoshin Kanri promove a melhoria contínua em processos, produtos e serviços. Este ciclo incentiva a organização a planejar estrategicamente, implementar ações, verificar resultados e ajustar conforme necessário, visando sempre a otimização e a eficiência.

Banner para o ebook

3. Engajamento dos funcionários

Através do processo de “catchball”, que envolve a comunicação bidirecional entre diferentes níveis da organização, os funcionários se sentem mais valorizados e envolvidos na formulação e implementação da estratégia. Isso pode aumentar a motivação, o comprometimento e a satisfação no trabalho.

4. Foco e disciplina 

Com objetivos claros e um caminho definido para alcançá-los, as organizações podem focar recursos e esforços nas áreas que realmente importam. Isso evita a dispersão de recursos e assegura que as iniciativas estratégicas sejam priorizadas e executadas com disciplina.

5. Transparência

O uso de ferramentas visuais no Hoshin Kanri, como o X-Matrix, oferece uma visão clara do progresso em direção aos objetivos, facilitando o acompanhamento e a gestão do desempenho. Isso promove a transparência e permite que as equipes identifiquem rapidamente áreas que necessitam de atenção ou ajuste.

6. Redução de desperdícios

Ao alinhar esforços e recursos com os objetivos estratégicos, o Hoshin Kanri ajuda a identificar e eliminar atividades que não agregam valor, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência.

Como implementar a metodologia em seu negócio?

Implementar o Hoshin Kanri em uma organização requer um compromisso com a mudança cultural e estratégica, bem como um entendimento claro dos passos envolvidos. Veja a seguir um guia passo a passo simplificado para iniciar a implementação do Hoshin Kanri:

1. Defina a visão e áreas de foco estratégico

Comece com uma visão clara de longo prazo para a organização. Além disso, identifique áreas críticas de foco estratégico que precisam ser abordadas para alcançar essa visão.

2. Desenvolva objetivos estratégicos

Traduza as áreas de foco em objetivos estratégicos específicos e mensuráveis. Lembre-se: estes objetivos devem ser desafiadores, mas alcançáveis, e alinhados com a visão de longo prazo da empresa.

3. Utilize o processo de catchball

Engaje líderes, gerentes e funcionários em um processo de comunicação bidirecional chamado “catchball”.

O objetivo é refinar e concordar com os objetivos estratégicos, metas e as melhores abordagens para alcançá-los, garantindo o alinhamento e o comprometimento em todos os níveis da organização.

4. Defina metas e indicadores chave de desempenho (KPIs)

Para cada objetivo estratégico, defina metas específicas e identifique KPIs que permitirão à organização medir o progresso.

Além disso, assegure que as metas e KPIs sejam claros, mensuráveis e temporalmente definidos.

– Leia também: Gestão de indicadores: entenda o que é e aprenda a acompanhar os KPIs do seu projeto

5. Crie planos de ação

Desenvolva planos de ação detalhados para alcançar cada meta, incluindo as estratégias específicas, recursos necessários, responsáveis e prazos.

Utilize o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) para planejar, implementar, monitorar e ajustar esses planos conforme necessário.

6. Comunique e implemente os planos

Comunique claramente os planos de ação em toda a organização. Inicie a implementação, mantendo todos informados e envolvidos no processo.

7. Monitore, avalie e adapte

Estabeleça um sistema regular de revisão e avaliação do progresso em relação aos KPIs e metas estabelecidos. Use as descobertas para fazer ajustes nos planos e ação, aplicando o ciclo PDCA para promover a melhoria contínua.

Dicas para implementação eficaz do Hoshin Kanri

  • O sucesso do Hoshin Kanri depende do comprometimento e do envolvimento ativo da liderança em todos os níveis.
  • Promova uma cultura que valorize o feedback, a comunicação aberta e a tomada de decisão colaborativa.
  • Invista na formação e capacitação dos funcionários em princípios e práticas do Hoshin Kanri.
  • A implementação do Hoshin Kanri é um processo de longo prazo que requer paciência, persistência e uma abordagem de melhoria contínua.

Como o software Scopi pode ajudar? 

Você sabia que existem plataformas que podem ajudar seu negócio na elaboração e atualização de um planejamento estratégico? O software Scopi é uma delas.

A ferramenta traz um passo a passo que facilita a montagem do seu plano e ajuda no monitoramento da execução, com seus avisos e painéis de controle. 

Além disso, ele integra em um só lugar outras ferramentas importantes como a Matriz SWOT, além do mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Com o Scopi, fazer gestão é mais fácil e eficaz!

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *