Lucro é um ótimo indicador de sucesso. Mas ele não diz tudo sobre a saúde de seu empreendimento: esta é uma das razões pelas quais a gestão estratégica nas empresas é algo com tamanha importância. Sem ela, você pode ser enganado pelo conto da empresa lucrativa.
Isso porque ela pode até ser realmente lucrativa. Apesar disso, outras coisas podem estar dando errado e arruinar a empresa. Mas você não sabe…
Gestão estratégica nas empresas
(Calma lá! Já vamos explicar… )
Não é o lucro que mantém minha empresa viva?
Nem sempre. Às vezes, as empresas estão dando lucro, mas há problemas graves que acabam sendo mascarados, até que venham a aparecer e comprometer o negócio. Ou seja, estar dando lucro não significa que está tudo bem!
No setor financeiro, o lucro é apenas um dos indicadores. Veja neste fragmento, extraído do Blog Administradores:
“É importante entender que o lucro é apurado considerando o faturamento e os pagamentos por vencimento, e que esta análise não é suficiente para concluir que a empresa está bem. São necessários, também, outros elementos de análise a serem depurados em paralelo para chegar a uma conclusão relevante: fluxo de caixa, prazos médios de títulos a receber e pagar, capital de giro, valores de inventário, provisões futuras, reserva de inovação futura e muitos outros elementos”.
Tais elementos, que são de pleno conhecimento dos profissionais do setor financeiro, são só parte dos fatores a ser observados. Depois deles, há tantos outros: os tópicos de gestão. É neles que podem estar escondidos os maiores problemas da falta de gestão estratégica nas empresas.
- baixa produtividade
- processos ineficientes
- descumprimento de prazos
- baixa visibilidade do alcance das metas
- métricas que não são monitoradas
Estes são problemas que não acometem gestores e empresários que conhecem a importância da gestão estratégica nas empresas: manter o planejamento em dia é a resposta para que tudo esteja sob controle e em constante ascensão.
Exemplo 1: Você tem lucro, mas o seu estoque é uma bagunça!
Seu processo de compra e venda não é definido. Portanto, tudo o que você compra não é regulado: ou você tem produtos em excesso ou você tem produtos em falta, acarretando perda nas oportunidades de negócio. Se você compra em excesso e alimenta o desperdício, você transformará seu lucro em lixo. Neste caso, o Planejamento Estratégico para compra e venda de produtos é essencial.
Exemplo 2: Precisa pagar férias e 13º salário, mas você não tem dinheiro
Você sabia que os seus funcionários precisavam receber 13º salário. Você também sabia quando isso aconteceria, já que acontece todos os anos, religiosamente, na mesma época. Se este momento chegou e você está sem dinheiro, eis o fato: suas contas foram mal planejadas nos meses antecedentes. O mais clássico exemplo de falta de gestão estratégica nas empresas. Encare a verdade: você não tem um Planejamento!
Exemplo 3: Você tem lucro, mas suas metas não são batidas há 8 meses
Mesmo se a empresa está dando lucro, tem algo errado: você pode, talvez, não estar explorando todo o potencial que ela tem. Se você nem sequer traçou metas, a situação é ainda mais crítica. Você, provavelmente, não tem uma filosofia bem definida: não sabe quem é sua empresa, o que ela faz, qual sua força, onde pode chegar e como fazer para alcançar este resultado.
Por isso é tão importante estar com o planejamento em dia, mesmo que a empresa esteja alcançando, naquele momento, os resultados esperados.
Agora, se todo este nosso papo são incógnitas para você ou se, então, você tem dúvidas sobre o Planejamento que está sendo executado no seu empreendimento, eu indico a leitura de um material que preparamos: é o infográfico 10 Sinais que Indicam a falta de Planejamento Estratégico. Ele é GRÁTIS e vai te ajudar a diagnosticar qualquer situação que pode estar sendo mascarada pela falta de gestão estratégica em sua empresa.
Se você já enxergou um problema e quer contorná-lo imediatamente, você pode começar o Planejamento Estratégico agora mesmo.
Um abraço e até a próxima!
Letícia Maciel
Customer Success da Scopi
leticia@scopi.com.br
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