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Home > 12 exemplos de OKR para inspirar a construção das suas metas

12 exemplos de OKR para inspirar a construção das suas metas

  • agosto 23, 2024
  • Marcos Kayser
12 exemplos de OKR para inspirar a construção das suas metas

O que acha de ver alguns exemplos de OKR para inspirar sua empresa na construção das suas metas? Essa metodologia tem se mostrado bastante eficaz para aumentar a produtividade e o alcance dos resultados de organizações de todos os portes.

Pensando nisso, preparamos este artigo para indicar alguns exemplos de OKRs estratégicos que podem ajudar o seu negócio com a implantação da metodologia, além de outras informações importantes.

Continue a leitura e veja:

  • O que é OKR? 
  • Exemplos de OKR
  • Dicas para implementar os exemplos de OKR na sua empresa
  • Scopi: um software de planejamento estratégico e OKR integrado

O que é OKR?

Antes de apontarmos os exemplos de OKR, é importante deixar claro o conceito da metodologia. OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que significa, na tradução literal, objetivos e resultados-chave.

Portanto, devem ser criados objetivos específicos para cada departamento e/ou indivíduo, e cada um desses objetivos devem ser desdobrados em resultados-chave que são fundamentais para o alcance das metas. Entenda melhor a seguir:

Objetivo 

O objetivo é a meta qualitativa que você deseja alcançar. É importante que você estabeleça objetivos claros e realistas, proporcionando uma direção estratégica e um propósito para a equipe ou a organização. Além disso, é essencial que o objetivo seja específico o suficiente para guiar ações, mas amplo o bastante para engajar e desafiar.

Resultados-chave (KRs)

Os resultados-chave são métricas quantitativas que medem o progresso em direção ao objetivo. Eles devem ser específicos, mensuráveis e alcançáveis, e ajudam a definir como o objetivo será alcançado. Normalmente, um objetivo tem de 2 a 5 resultados-chave que detalham como o sucesso será medido.

Exemplos de OKR

A seguir listamos exemplos de OKR para diferentes departamentos. Confira:

1. Financeiro

Objetivo: Aumentar a rentabilidade da empresa no próximo trimestre.

  • KR1: Aumentar a margem de lucro operacional em 10%;
  • KR2: Reduzir os custos operacionais em 5%;
  • KR3: Aumentar a receita mensal em 8%.

– Confira mais em: OKR financeiro: boas práticas e como aplicar a metodologia no setor

2. Recursos Humanos (RH)

Objetivo: Melhorar o engajamento dos funcionários.

  • KR1: Aumentar a pontuação de satisfação dos funcionários para 85% em pesquisas internas;
  • KR2: Reduzir a rotatividade de funcionários em 15%;
  • KR3: Implantar 3 novas iniciativas de bem-estar no local de trabalho.

3. Vendas

Objetivo: Expandir a base de clientes em novos mercados.

  • KR1: Conquistar 50 novos clientes no mercado alvo;
  • KR2: Aumentar as vendas no novo mercado em 20%;
  • KR3: Realizar 10 apresentações de vendas em eventos do setor.

4. Satisfação dos Clientes

Objetivo: Melhorar a experiência do cliente com o produto.

  • KR1: Aumentar o Net Promoter Score (NPS) de 60 para 75;
  • KR2: Reduzir o tempo médio de resposta ao cliente para menos de 24 horas;
  • KR3: Implementar 3 melhorias no produto baseadas no feedback dos clientes.

5. Marketing

Objetivo: Aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais.

  • KR1: Aumentar o número de seguidores em 30%;
  • KR2: Melhorar o engajamento das postagens em 25%;
  • KR3: Lançar 5 campanhas de marketing digital com um aumento de 15% no tráfego do site.

– Confira mais em: OKR de marketing: o que é, como implementar e exemplos práticos

6. Desenvolvimento de Produtos

Objetivo: Lançar um novo produto com sucesso.

  • KR1: Completar o desenvolvimento do produto 2 semanas antes do prazo;
  • KR2: Alcançar uma taxa de adoção de 20% entre os clientes existentes no primeiro mês;
  • KR3: Obter uma avaliação média de 4,5 estrelas no lançamento do produto.

7. Operações

Objetivo: Melhorar a eficiência operacional.

  • KR1: Reduzir o tempo de ciclo de produção em 15%;
  • KR2: Aumentar a taxa de conclusão de pedidos no prazo para 95%;
  • KR3: Implementar 2 novas tecnologias para otimizar processos.

8. TI / Tecnologia

Objetivo: Melhorar a segurança dos sistemas da empresa.

  • KR1: Reduzir o número de vulnerabilidades críticas encontradas em auditorias de segurança para zero;
  • KR2: Implementar autenticação multifator em 100% dos sistemas críticos;
  • KR3: Realizar 4 treinamentos de segurança para todos os funcionários.

9. Atendimento ao Cliente

Objetivo: Aumentar a eficiência do atendimento ao cliente.

  • KR1: Reduzir o tempo médio de atendimento ao cliente em 20%;
  • KR2: Aumentar a taxa de resolução na primeira interação para 90%;
  • KR3: Implementar um novo sistema de gerenciamento de tickets até o final do trimestre.

10. Logística

Objetivo: Otimizar a cadeia de suprimentos.

  • KR1: Reduzir o tempo de entrega dos fornecedores em 15%;
  • KR2: Diminuir o custo de transporte em 10%;
  • KR3: Melhorar a acuracidade do inventário para 98%.

11. Treinamento

Objetivo: Desenvolver habilidades de liderança entre os gestores

  • KR1: Realizar 3 programas de treinamento em liderança para gestores;
  • KR2: Aumentar a pontuação de habilidades de liderança dos participantes em 20%;
  • KR3: Implementar um sistema de mentoria e avaliar a satisfação dos participantes com uma pontuação de 90%.

12. Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Objetivo: Acelerar o ciclo de inovação.

  • KR1: Lançar 2 novos protótipos de produto até o final do trimestre;
  • KR2: Reduzir o tempo de desenvolvimento de protótipos em 25%;
  • KR3: Obter feedback de 50 usuários sobre os protótipos para validar novas ideias.

Dicas para implementar os exemplos de OKR na sua empresa

  • Defina OKRs em curto prazo: OKRs possuem ciclos de curto prazo, normalmente trimestrais, pois assim é possível manter o foco nos objetivos. Além disso, permite ajustes rápidos, garantindo que a empresa possa reagir às mudanças de mercado;
  • Conecte níveis organizacionais: Crie OKRs que se conectem em todos os níveis da organização (individual, setorial e geral). Dessa forma, é possível garantir que todas as áreas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa;
  • Limite a quantidade de OKRs: Seja objetivo ao definir o número de OKRs, de modo a não sobrecarregar sua equipe. O ideal é ter de 3 a 5 OKRs por ciclo;
  • Priorize objetivos relevantes: Quando for escolher suas OKRs, busque focar naquilo que realmente importa e que pode gerar um impacto em seu negócio. Lembre-se: cada uma delas devem estar ligadas à estratégia da empresa e trazer resultados significativos;
  • Estabeleça indicadores claros e mensuráveis: Cada OKR deve ter indicadores específicos que permitam medir o progresso de forma objetiva. Isso facilita o acompanhamento dos resultados e também a transparência para todos da equipe (Entenda melhor em: OKR e KPI: entenda as principais diferenças entre os conceitos);
  • Envolva a equipe: Inclua a equipe no processo de definição dos OKRs para garantir o engajamento e o comprometimento com as metas estabelecidas;
  • Monitore e revise regularmente: Para ter sucesso com a metodologia não basta apenas defini-las, é importante que você acompanhe regularmente e faça ajustes, quando necessário. Por isso, é indicado que sejam realizadas reuniões semanais ou quinzenais para ajudar a manter o foco;
  • Comunique os resultados: Ao final de cada ciclo, compartilhe os resultados alcançados com toda a equipe;
  • Aprenda com os ciclos anteriores: Utilize os aprendizados de ciclos anteriores para ajustar e melhorar a definição e a execução dos próximos OKRs. Dessa forma, sua empresa consegue ser ainda mais eficiente na aplicação da metodologia.

– Leia também: OKR ou Smart? Saiba qual metodologia utilizar na sua estratégia

Scopi: um software de planejamento estratégico e OKR integrado

Para que uma empresa tenha longevidade, sonho de todo dono de empresa, é necessário um bom planejamento estratégico, começando pela definição do escopo do negócio, depois análise de cenários, definição de objetivos estratégicos, desdobrando em indicadores e planos de ações, também denominados de projetos.

E onde entra o OKR? Entra na definição dos objetivos de curto prazo, podendo ser integrado aos objetivos de longo prazo, definidos no planejamento estratégico. Desta forma temos tudo num lugar só, formando o que se chama de visão sistêmica, onde tudo está interligado.

Abaixo destacamos algumas funcionalidades do ferramenta Scopi voltada para o OKR:

  • Hierarquia de objetivos visualizada através de organograma;
  • Tabela de objetivos e resultados chaves por setor e por responsável;
  • Painel com o progresso dos objetivos e dos resultados chaves;
  • Progresso dos objetivos calculado a partir do progresso dos resultados chaves;
  • Progresso dos resultados chaves calculado a partir dos check-ins;
  • Vínculo de projetos com objetivos;
  • Vínculo de ações com resultados chaves;
  • Integração de OKRs com objetivos do BSC;
  • Parametrização das permissões de acesso de cada usuário.

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração gratuita e confira na prática todas as funcionalidades do Scopi:

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Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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