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Home > Canvas Proposta de Valor: o que é, como utilizar e exemplos

Canvas Proposta de Valor: o que é, como utilizar e exemplos

  • novembro 29, 2024
  • Marcos Kayser
Canvas Proposta de Valor: o que é, como utilizar e exemplos

O Canvas Proposta de Valor é uma ferramenta de Business Design que ajuda as empresas no mapeamento das necessidades dos clientes, assim como na identificação de problemas enfrentados por eles. O objetivo é identificar formas que o seu produto e/ou serviço pode ajudar a resolver as demandas do público.

Quer entender melhor sobre o tema? Continue a leitura e confira:

  • O que é proposta de valor no Canvas?
  • Estrutura do Canvas Proposta de Valor
  • Exemplos do Canvas Proposta de Valor
  • Como elaborar o Canvas de Proposta de Valor?
  • Como o Scopi pode ajudar? 

O que é proposta de valor no Canvas?

Proposta de valor é um conjunto de benefícios e diferenciais que uma organização entrega aos seus clientes, auxiliando a resolver seus problemas ou atendendo às suas necessidades.

A ferramenta Canvas Proposta de Valor, também conhecida como Value Proposition Canvas, foi desenvolvida como um complemento do Canvas Modelo de Negócio, criado por Alexander Osterwalder. O principal objetivo da metodologia é ajudar no alinhamento do produto ou serviço ao público-alvo e com isso garantir que as soluções propostas realmente façam sentido para os consumidores.

Essa abordagem proporciona vantagens como: 

  • Definição de prioridades estratégicas;
  • Foco nos benefícios mais valorizados pelos clientes;
  • Direciona o desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Melhoria da comunicação interna e externa.

– Leia também: Mapa da Empatia: o que é, como fazer e exemplos para o seu negócio

Estrutura do Canvas Proposta de Valor

Em geral, o Canvas Proposta de Valor é utilizado pelas empresas quando há necessidade de aprimorar um produto ou serviço, e também durante a criação de uma nova oferta. A estrutura da ferramenta é composta por duas partes principais, o mapa de valor e o perfil do cliente.

Proposta de Valor x Perfil do cliente no Canvas Proposta de Valor

 

1. Perfil do Cliente

Preencha as seguintes informações:

Ganhos

Os ganhos são os benefícios que seu cliente espera do seu produto/serviço. Isto é, tudo aquilo que pode aumentar o seu valor para eles.

Quais são os resultados desejados por seus clientes? Ou seja, o que tornaria seu produto/serviço ainda mais atraente para eles?

Dores

Liste todos os desafios enfrentados pelos clientes no processo de realização do trabalho, ou seja, as emoções e riscos envolvidos.

Se faça questionamentos como: Quais são as principais objeções dos clientes quanto ao produto/serviço ofertado? O que eles consideram como algo caro? Quais erros comuns eles cometem? Eles estão utilizando a solução de forma errada?

Tarefas do cliente

São tarefas funcionais, sociais e emocionais que os seus clientes estão tentando solucionar.

  • Tarefas funcionais: o cliente busca uma solução para um problema específico;
  • Tarefas sociais: quando ele quer resolver algo com intuito de obter mais status na sociedade;
  • Tarefas emocionais: quando ele busca algo para se sentir mais feliz ou confortável.

2. Mapa de Valor

No bloco de mapa de valor você deve relacionar os produtos/serviços disponibilizados por seu negócio à proposta de valor para o perfil de cliente mapeado previamente.

Produtos e serviços

Descreva tudo o que sua empresa oferece.

Aliviadores de dor

Aqui você deve descrever como seu negócio resolve os problemas dos clientes. Ele melhora o estado emocional deles? Corrige defeitos de outras soluções? Reduz riscos em seu cotidiano?

Criadores de ganho

Aqui deve constar como sua empresa gera benefícios adicionais. Seu produto/serviço simplifica seu trabalho? Proporciona economia que satisfaça seu cliente?

Exemplos do Canvas Proposta de Valor

A proposta de valor deve ser específica, clara e relevante. Listamos alguns exemplos:

  • Airbnb: “Viaje como um local.” A empresa conecta pessoas que procuram hospedagem com anfitriões locais, oferecendo experiências únicas e preços acessíveis;
  • iFood: “Sua comida favorita, entregue rápido.” Foco na conveniência e agilidade para resolver o desejo de comer bem sem sair de casa;
  • Scopi: “A visão do todo e de todos” Nosso software oferece uma plataforma intuitiva para centralizar dados e melhorar a gestão empresarial.

Esses exemplos mostram, portanto, como as empresas conseguem destacar seus diferenciais e atrair seus públicos de forma eficiente.

– Leia também: Gestão por resultados: o que é, vantagens e como aplicá-la na sua empresa

Como elaborar o Canvas de Proposta de Valor?

Preparamos um guia detalhado para ajudá-lo na implementação dessa ferramenta. Confira:

1. Identifique o público-alvo

Antes de tudo, é fundamental conhecer quem são seus clientes. Você deve então segmentar o público e entender suas características. Veja algumas ações nesse sentido:

  • Criação de personas: personagens fictícios que representam os diferentes tipos de clientes, considerando idade, profissão, interesses e comportamentos.
  • Entender as necessidades específicas: o que seus clientes buscam resolver ou melhorar em suas vidas?

2. Defina os produtos e serviços ofertados

Liste todas as soluções que sua empresa oferece. Não se limite apenas aos itens ou serviços; inclua também aspectos intangíveis, como suporte ao cliente, experiência de compra e confiabilidade.

3. Mapeie dores e ganhos dos clientes

Aqui é onde você se coloca no lugar do cliente. O objetivo é identificar suas principais dores e ganhos, como descrito anteriormente.

Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas, entrevistas ou análise de feedbacks existentes.

4. Conecte oferta e demanda com o Canvas Proposta de Valor

Agora é hora de usar o Canvas Proposta de Valor. Este é o momento de alinhar os produtos e serviços da empresa às necessidades e desejos dos clientes.

No lado do Mapa de Valor, insira:

  • Os produtos ou serviços que atendem às tarefas dos clientes.
  • As soluções que aliviam as dores identificadas.
  • Os benefícios extras que criam uma experiência positiva.

No Perfil do Cliente, insira:

  • As tarefas que o cliente precisa realizar.
  • Os desafios que ele enfrenta (dores).
  • Os resultados esperados (ganhos).

Lembre-se: A ligação entre esses elementos deve ser clara e direta, de modo a formar uma proposta coesa e relevante.

5. Valide e ajuste a proposta de valor

Após criar a proposta, é essencial testá-la com o público-alvo. Veja algumas boas práticas nesse sentido:

  • Realizar entrevistas ou grupos de foco.
  • Observar como os clientes reagem à sua mensagem em campanhas ou abordagens de vendas.
  • Acompanhar métricas como taxa de conversão e feedbacks.

– Leia também: Mapa de stakeholders: importância, como fazer e exemplos

Como o Scopi pode ajudar? 

O Scopi pode ajudar você na construção do Canvas Modelo de Negócio, com recursos para definir as cores dos quadros e movê-los. O software número 1 do planejamento estratégico no Brasil facilita a criação e agiliza a execução do seu modelo de negócio e integra num só lugar outras ferramentas importantes como SWOT, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Com o Scopi fazer gestão é mais fácil e eficaz.

Não deixe de conhecer o Scopi. Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas!

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Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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