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Home > BSC (Balanced Scorecard): o que é, para que serve, como fazer e benefícios

BSC (Balanced Scorecard): o que é, para que serve, como fazer e benefícios

  • fevereiro 16, 2025
  • Marcos Kayser
BSC (Balanced Scorecard): o que é, para que serve, como fazer e benefícios

O desafio de muitas empresas tem sido a busca por formas eficientes de gerenciamento estratégico, que contribuam para atingir o sucesso de maneira planejada e organizada. Para isso, o Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, pode ajudar muito.

O BSC é um modelo de gestão estratégica que ajuda líderes a adotarem medidas para impulsionar o desempenho dos projetos do início ao fim. Os principais objetivos do Balanced Scorecard são comunicar estratégias e objetivos, agilizar o feedback, alinhar estratégias, estabelecer metas e esclarecer a visão da empresa.

Continue a leitura e entenda tudo sobre a metodologia. Até o final do artigo, confira:

  • BSC: o que é o Balanced Scorecard e como funciona?
  • Para que serve o BSC e por que aplicá-lo na sua empresa?
  • Conceito do BSC e suas quatro perspectivas estratégicas
  • BSC na prática: 9 dicas para aplicar o Balanced Scorecard
  • Benefícios do BSC para o planejamento estratégico empresarial
  • Conclusão: por que implementar o BSC na sua empresa

BSC: o que é o Balanced Scorecard e como funciona?

Muitas vezes, gestores criam o planejamento estratégico, mas ele acaba ficando apenas nas paredes da empresa. O Balanced Scorecard é um termo que significa “Indicadores Balanceados de Desempenho” e se tornou uma das metodologias mais utilizadas no mundo para facilitar a execução de planos.

O BSC foi criado pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Universidade de Harvard (EUA), por volta dos anos 90. Durante o período da Revolução Industrial, surgiram metodologias de acompanhamento de desempenho voltadas a índices financeiros.

O estudo, publicado na Harvard Business Review em 1992, demonstrou que a mensuração baseada apenas em indicadores financeiros não refletia a real performance das empresas. Com esse vácuo, a metodologia BSC trouxe inovação ao permitir avaliar e melhorar a performance empresarial com base em quatro perspectivas fundamentais: financeira, clientes, processos internos e aprendizado & crescimento.

Além disso, o BSC ficou conhecido por auxiliar empresas a desdobrar  Missão, Visão e Valores. Sendo assim, a ferramenta extrapola as análises financeiras e oferece uma visão completa da empresa, em 360°.

Em resumo, além de mensurar todos os aspectos dos processos e ações do negócio, o método ainda permite:

  • Extração de dados para tomada de decisões;
  • Criação de indicadores de objetivos estratégicos;
  • Definição e acompanhamento de metas estratégicas;
  • Elaboração de mapas de ações futuras a longo prazo.

Para que serve o BSC e por que aplicá-lo na sua empresa

Certamente, o maior objetivo dos gestores é dar foco aos esforços da organização em busca de resultados previamente definidos. Entretanto, a maior preocupação são as atividades a curto prazo e como a empresa vai alcançar essas metas.

Com a correria do dia a dia, atividades rotineiras, e-mails para responder e tantas outras tarefas em andamento, muitas vezes perde-se o foco do que precisa ser planejado para os próximos 5 ou 10 anos. A visão da empresa pode acabar sendo esquecida, quando deveria ser continuamente executada.

Por isso, os envolvidos não podem deixar de atuar em ações e projetos que concretizem o crescimento sólido e gradual do negócio. O Balanced Scorecard é totalmente focado na visão da empresa.

Aliás, o BSC surgiu justamente para isso: conectar os objetivos da empresa a longo prazo com as ações e resultados obtidos no presente.

Portanto, o método é voltado totalmente para o gerenciamento da estratégia das empresas. Esse modelo incentiva os executivos e equipes a trabalharem com foco no futuro.

Para isso acontecer, é necessário promover a convergência de esforços, o compromisso com o desempenho e o envolvimento de todos os responsáveis. Assim a organização se torna mais competitiva e lucrativa.

Em um projeto BSC, o mapa estratégico precisa ser elaborado com uma descrição clara da estratégia e das metas interligadas. Cada objetivo deve contar com um ou dois indicadores associados, além de metas e planos de ação vinculados a ele. Veremos mais à frente exemplos de como isso funciona.

Para que serve o Balanced Scorecard?

Conceito do BSC e suas quatro perspectivas estratégicas

O modelo de gestão BSC contribui para que o planejamento seja construído com base em indicadores amplos, indo além das métricas financeiras. Dessa forma, ele proporciona uma visão mais integrada e estratégica da empresa.

Esse conceito é sustentado por termos-chave como:

  • Gestão estratégica;
  • Mensuração de progressos;
  • Objetivos e metas;
  • Indicadores estratégicos; 
  • Iniciativas interligadas.

Uma pesquisa da 2GC, organização voltada para o aprimoramento das técnicas do Balanced Scorecard, mostrou que 76% das empresas usam o BSC no planejamento estratégico e 79% das ações de negócios são impactadas por ele.

Com os resultados positivos obtidos, cada vez mais organizações têm adotado o Balanced Scorecard. O sucesso está na clareza dos objetivos e na priorização das ações mais estratégicas.

No BSC, quatro perspectivas orientam o desempenho da empresa:

  1. Financeira;
  2. Clientes;
  3. Processos internos;
  4. Aprendizado e crescimento.

Essas dimensões são essenciais para um equilíbrio entre metas de curto prazo e sustentabilidade de longo prazo.

1. Perspectiva Financeira

Os indicadores de desempenho financeiros são importantes para avaliar se a execução das estratégias está alinhada com os objetivos da empresa e contribuem para os resultados. Porém, com a aplicação do BSC, essas medições não devem ser as únicas a orientar um negócio e sua estratégia.

Estes indicadores devem apenas mostrar o resultado das demais ações desenvolvidas. Então a pergunta que deve ser respondida neste caso é:

Quais objetivos financeiros devemos seguir para satisfazer os acionistas e garantir a sustentabilidade do negócio?

2. Perspectiva dos Clientes

É muito comum que as empresas tenham como missão fazer ofertas de real valor para os clientes. Entretanto, posições como essa falam pouco sobre ações ou planejamento. Por isso, o método BSC exige que essa Missão seja definida em ações que possam ser controladas.

Em suma, tudo deve ser organizado com metas de tempo, qualidade e serviço. A fidelização e satisfação do cliente devem ser fatores estratégicos para garantir o crescimento sustentável. Portanto, a pergunta norteadora a essa perspectiva é:

Quais necessidades dos nossos clientes devemos atender para atingir os objetivos financeiros e fortalecer nossa posição no mercado?

3. Perspectiva dos Processos Internos

De nada adianta ter clara e definida a perspectiva do cliente se ela não for traduzida em ações e processos internos. Em síntese, o foco deve ser nos processos comerciais que geram maior satisfação dos clientes.

Identificar e medir as habilidades tecnológicas da empresa assegura uma liderança contínua no mercado. Além disso, a eficiência operacional e a inovação nos processos internos são essenciais para manter a competitividade. A pergunta que norteia esta perspectiva é:

Em quais processos internos devemos ter excelência para satisfazer nossos acionistas e clientes e garantir nossa diferenciação competitiva?

4. Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

Com as medições das últimas duas perspectivas citadas acima definidas, a organização consegue entender o que é importante para o sucesso competitivo. Contudo, o mercado e a concorrência exigem que a empresa se reinvente de tempos em tempos, com produtos novos e processos eficientes.

O foco em melhorias específicas de processos existentes deve entrar no planejamento da perspectiva do aprendizado e crescimento. Investir no desenvolvimento da equipe, na cultura organizacional e na inovação contínua são fatores essenciais para garantir o crescimento sustentável. Portanto, a pergunta a ser respondida é:

Como a organização deve aprender, inovar e desenvolver talentos para atingir nossas metas e garantir a sustentabilidade a longo prazo?

– Leia também: 7 ferramentas de inovação para empresas e como aplicá-las

BSC na prática: 9 dicas para aplicar o Balanced Scorecard

Certamente, de nada adianta definir as perspectivas do BSC e responder as perguntas que as norteiam se elas não estiverem relacionadas entre si. Somente assim, elas irão surtir efeito.

Agora que você já sabe como executar o planejamento estratégico com a metodologia BSC, é hora de entender como aplicá-la com sucesso na empresa. Para isso, existem alguns passos fundamentais. Confira as seguintes dicas para implantá-lo no seu negócio:

1. Crie um mapa estratégico

Criar um mapa estratégico é o princípio da metodologia Balanced Scorecard. Nele devem constar a missão e os objetivos da empresa, os propósitos de cada setor e os pontos de interseção entre áreas diferentes.

Esse mapa precisa destacar os elementos essenciais para a concretização do plano da empresa. Além disso, ele deve ser visual e de fácil compreensão, permitindo que todas as partes interessadas compreendam a relação entre objetivos e ações. É importante que o gestor envolva os colaboradores nesse processo: todos devem entender e saber seu papel dentro da organização.

Como fazer o Balanced Scorecard?

2. Defina objetivos

Para que o processo funcione bem, é fundamental estabelecer objetivos claros e bem definidos. Estipule as metas das áreas contempladas no BSC, considerando as quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

Esses objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (critérios SMART).

3. Crie indicadores

É essencial ter indicadores de desempenho definidos. Isso contribui para que a evolução da estratégia seja mensurada de forma periódica, afinal o Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão.

O BSC é uma metodologia de gestão e, independentemente dos tipos de indicadores escolhidos para cada objetivo, é fundamental que eles sejam claros. Além disso, essa ferramenta permite ajustes ao longo do processo. Por isso, torna-se essencial no acompanhamento das metas e no alcance dos objetivos.

Se você não mede os resultados de suas ações, não tem como saber se é preciso alterar o curso, manter ou descartar qualquer estratégia.

– Leia também: Gestão de indicadores: entenda o que é e aprenda a acompanhar os KPIs do seu projeto

4. Desdobre as metas

Definitivamente, traçar objetivos e deixá-los no papel não vai ajudar no seu planejamento. Nesta etapa, é muito importante que as metas individuais e coletivas sejam desdobradas para todos os profissionais diretamente envolvidos.

O recomendado é que essa tarefa de desdobramento de metas seja feita em conjunto, pelo gestor e pelo colaborador, para garantir o alinhamento correto das expectativas. Esse processo aumenta o engajamento da equipe e a responsabilidade sobre os resultados.

5. Relacione as ações estratégicas

Cada ação desenvolvida pelos setores da empresa deve estar alinhada aos objetivos estratégicos da organização. Por exemplo, a aquisição de um sistema de gestão traz agilidade aos processos, melhora a produtividade e, consequentemente, os resultados. Portanto: está afinada com o que a empresa espera para o futuro.

Esse é um exemplo de ação que pode fazer parte de uma meta que a empresa procura alcançar. Além disso, é fundamental garantir que todas as ações estejam conectadas aos objetivos estratégicos e não apenas a metas isoladas.

  • Aumento de vendas;
  • Posicionamento de mercado;
  • Competitividade.

6. Alinhar funcionários e todas as unidades da organização na mesma estratégia

Os vários departamentos de uma organização obedecem a rotinas diferentes. Talvez as demandas por resultados e o próprio ritmo de trabalho variem do setor Financeiro para o setor de Gestão de Pessoas, por exemplo. É normal que as lideranças de cada área desenvolvam abordagens particulares.

Ainda assim, as equipes devem estar em sintonia. A comunicação interna eficaz é essencial para garantir que todos compreendam os objetivos e saibam como contribuir para o sucesso da estratégia. Lembre-se de que, no fim das contas, todos os esforços servem ao mesmo propósito, que é atingir os objetivos estratégicos.

– Leia também: Gestão colaborativa: vamos estimular o trabalho em equipe?

7. Vincular as melhorias operacionais às prioridades estratégicas

Por mais que o BSC proponha uma visão nítida do objetivo final e por mais que a equipe consulte o mapa, a rota para o sucesso pode conter obstáculos inesperados. Às vezes acontece de a companhia empregar energia, tempo ou dinheiro demais numa ação que traz poucos resultados. Trata-se do famigerado desperdício de recursos.

Ninguém adota estratégias ineficientes de propósito. O erro está em insistir nelas. Monitorar constantemente os resultados permite ajustes rápidos e evita que esforços sejam desperdiçados. Da mesma forma que o motorista desvia de um buraco na estrada, buscando um caminho alternativo, é preciso corrigir as falhas operacionais tão logo elas apareçam. Esse cuidado torna a jornada mais tranquila.

8. Realizar reuniões de revisão para monitorar e guiar a implementação da estratégia

Os encontros periódicos com as lideranças, ou mesmo com todos os colaboradores, existem justamente para apontar o que ainda não está dando certo. Esse é o momento de analisar os indicadores de desempenho, reconhecer as falhas e corrigi-las.

Digamos que a operação se mostre muito cara. Nesse caso, os envolvidos podem sugerir alternativas para baratear os custos do dia a dia. A revisão contínua da estratégia garante que a empresa se mantenha competitiva e adaptável às mudanças do mercado. Que tal trocar de fornecedor? Ou fazer uma campanha interna para poupar material? Até mesmo as atitudes mais simples são capazes de garantir fôlego financeiro para a instituição.

9. Periodicamente, testar e adaptar a estratégia em curso

Como deu para perceber, o aprendizado com Balanced Scorecard é constante. O mapa estratégico fica sujeito a alterações à medida que as reuniões de revisão vão ocorrendo.

Pode ser que o mercado se transforme em poucos meses, devido a uma crise internacional ou a mudanças no comportamento dos consumidores. Dessa forma, o BSC deve ser dinâmico e revisado regularmente para garantir que continue alinhado aos desafios e oportunidades do momento.

Por isso, nunca trate seus planos como um manual de instruções hermético. Eles estão mais para uma síntese de ideias, que são dinâmicas e devem se adaptar à realidade.

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Benefícios do BSC para o planejamento estratégico empresarial

O BSC traz inúmeros benefícios para a empresa, já que ele ajuda a obter melhores resultados na administração. Confira a seguir mais algumas vantagens de implementar o método no seu negócio.

1. Melhor comunicação e execução da estratégia

O Mapa Estratégico é uma ferramenta que ajuda todas as áreas a entenderem de forma visual e simples os objetivos do negócio. Além disso, permite que todos conheçam os elementos estratégicos que precisam ser trabalhados e como eles afetam uns aos outros.

Ao tornar a estratégia mais clara e acessível, o BSC reduz falhas de interpretação e aumenta o engajamento dos colaboradores na execução do plano.

2. Alinhamento entre colaboradores e a empresa

O método Balanced Scorecard (BSC) permite que os colaboradores estejam alinhados com a organização através da visão estratégica. Será muito mais fácil para os envolvidos entenderem a visão, além de saberem o desenvolvimento do seu trabalho e como os relatórios poderão ajudar a chegar no objetivo.

Além disso, o BSC facilita a comunicação entre líderes e equipes, garantindo que todos os setores trabalhem de maneira coordenada para atingir os objetivos organizacionais.

3. Melhor gestão da informação

Com o BSC as empresas também conseguem criar seus KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) para os mais variados objetivos estratégicos. Sobretudo, isso auxilia a manter o foco apenas no que é relevante e evita perda de tempo e dinheiro. Além disso, contribui para que uma boa tomada de decisão seja feita.

Os indicadores estabelecidos pelo BSC permitem acompanhar o progresso das metas em tempo real, facilitando ajustes rápidos e melhorias contínuas na estratégia.

Benefícios do Balanced Scorecard (BSC)

4. Melhor planejamento estratégico

Essa é uma das vantagens mais importantes, pois não adianta ter um planejamento estratégico se ele não estiver de acordo com a realidade da empresa. Do mesmo modo, ele também precisa ser executado.

O BSC é uma forma lógica e estruturada de ajudar os gestores a garantir que todas as áreas sejam abordadas de maneira fácil e compreensível.

Para isso, utiliza-se o Mapa Estratégico, identificando a relações de causa e efeito entre os diferentes objetivos. Essa estrutura ajuda a manter as metas no centro, com indicadores específicos que servem para monitorar o desempenho e seguir as iniciativas.

Isso evita que o planejamento fique apenas no papel e garante que as estratégias sejam efetivamente aplicadas no dia a dia da organização.

– Leia também: Planejamento estratégico para 2025: como fazer e principais tendências

5. Otimização da análise e acompanhamento de resultados

O Balanced Scorecard (BSC) produz uma ampla e detalhada fonte de informação em relação ao desempenho e cumprimento das metas de cada área e colaborador. Isso permite, e exige, melhorar a capacidade de análise dos diretivos e dos responsáveis pelo processo.

Certamente isso trará muitos reflexos no futuro, já que os resultados e o atingimento de metas melhoram a cada ciclo. A metodologia proporciona um ciclo contínuo de aprendizado e evolução, permitindo que a empresa se adapte rapidamente às mudanças do mercado.

Conclusão: por que implementar o BSC na sua empresa

Em resumo, o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta muito eficaz para o cumprimento das ações definidas no planejamento estratégico. O método ajuda os gestores na tarefa de compreender e acompanhar o desempenho das tarefas, garantindo um alinhamento claro entre a estratégia e a execução.

Além de auxiliar nas perspectivas essenciais para o crescimento das empresas: financeira, perspectiva dos clientes, perspectiva de aprendizado e crescimento e perspectiva de processos internos.

Para concluir, é nítido que a implementação da metodologia na organização é uma medida fundamental para identificar os principais erros de gerenciamento e corrigir as ações a tempo.

Com o uso do BSC, a empresa pode ter uma visão mais estruturada dos desafios e oportunidades, promovendo melhorias contínuas em seus processos e aumentando sua competitividade no mercado.

Em síntese, o BSC ajuda a transformar a visão estratégica de longo prazo em ações práticas no dia a dia, garantindo que o gestor possa manter o foco nas metas sem comprometer a operação diária da empresa.

Se você não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Então você precisa determinar onde quer chegar. E se você sabe onde quer chegar, vai precisar de um mapa para se orientar. Agora que você já sabe tudo sobre o BSC, que tal começar a implementar na sua empresa?

Preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração. Nossos especialistas irão mostrar como o Scopi pode ajudar no seu planejamento e na sua gestão.

– Leia também: BSC e OKR: entenda qual método de gestão é o melhor para sua estratégia

 

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Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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