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Home > 12 indicadores financeiros para não perder de vista

12 indicadores financeiros para não perder de vista

  • junho 7, 2024
  • Marcos Kayser
12 indicadores financeiros para não perder de vista

Há indicadores financeiros que são indispensáveis para a saúde de qualquer empresa. Por isso, continue a leitura e confira em detalhes:

  • O que são indicadores financeiros?
  • Importância dos indicadores financeiros
  • Principais categorias dos indicadores financeiros
  • Como o Scopi pode ajudar na gestão de índices financeiros? 

O que são indicadores financeiros?

Indicadores financeiros são métricas quantitativas, também conhecidas como KPIs, usadas para avaliar e monitorar a performance financeira de uma organização.

Importância dos indicadores financeiros

Se a sua organização não acompanha indicadores financeiros, ela muito provavelmente ficará para trás em relação à concorrência. Digo isso pois monitorar esses índices é fundamental para garantir que seu negócio está no caminho certo para atingir seus objetivos.

Quer saber por que isso acontece? Simples, esses indicadores vão oferecer insights valiosos sobre a saúde financeira do negócio, e assim vão ajudar a identificar problemas potenciais antes que eles se tornem críticos.

Além disso, eles permitem que os gestores façam comparações com benchmarks do setor, avaliem a eficácia das estratégias implementadas e ajustem os planos conforme necessário.

– Leia também: Os 15 indicadores que toda empresa deveria medir

Principais categorias dos indicadores financeiros

Os indicadores financeiros podem ser divididos em diversas categorias, cada uma abordando diferentes aspectos da performance financeira da empresa. Listei abaixo 5 categoria, totalizando 12 índices financeiros:

1. Indicadores de liquidez corrente

Os indicadores de liquidez corrente vão medir a capacidade da sua empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo utilizando seus ativos circulantes.

Portanto, eles são fundamentais para garantir que a empresa mantenha uma operação suave e sem interrupções financeiras.

  • Índice de Liquidez Corrente: Calculado dividindo os ativos circulantes pelos passivos circulantes. Um índice superior a 1 indica que a empresa tem ativos suficientes para cobrir suas obrigações de curto prazo;
  • Índice de Liquidez Seca: Similar ao índice de liquidez corrente, mas exclui os estoques dos ativos circulantes. Isso fornece uma visão mais conservadora da capacidade de pagamento da empresa.

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2. Indicadores de estrutura de capital e endividamento

Esses KPIs financeiros avaliam a estrutura de capital da empresa e a extensão de seu endividamento, oferecendo insights sobre a solvência e a capacidade de sustentar suas operações a longo prazo.

  • Índice de Endividamento Geral: Calculado dividindo o total de passivos pelo total de ativos. Um índice mais baixo sugere uma menor dependência de financiamento externo;
  • Índice de Cobertura de Juros: Calculado dividindo o lucro antes de juros e impostos (EBIT) pelos juros pagos. Indica a capacidade da empresa de cobrir os custos de financiamento com seus lucros operacionais.

– Leia também: Indicadores estratégicos: quais são, exemplos e como usar

3. Indicadores de lucratividade e rentabilidade

Os indicadores de lucratividade e rentabilidade medem a capacidade da empresa de gerar lucros em relação às suas receitas, ativos e patrimônio. Eles são importantes para avaliar a eficiência operacional e a saúde financeira a longo prazo.

  • Margem de Lucro Bruto: Calculada dividindo o lucro bruto pela receita líquida. Indica a eficiência da empresa na produção e venda de seus produtos;
  • Margem de Lucro Líquido: Calculada dividindo o lucro líquido pela receita líquida. Oferece uma visão clara sobre a rentabilidade após todas as despesas;
  • Retorno sobre Ativos (ROA): Calculado dividindo o lucro líquido pelo total de ativos. Mede a eficiência da empresa em utilizar seus ativos para gerar lucro;
  • Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE): Calculado dividindo o lucro líquido pelo patrimônio líquido. Indica o retorno gerado para os acionistas da empresa.

4. Indicadores de valor de mercado

Os indicadores financeiros de valor de mercado fornecem insights sobre a percepção do mercado sobre o valor da empresa, baseando-se no desempenho atual e nas expectativas futuras.

  • Valor de Mercado: Calculado multiplicando o preço das ações pelo número total de ações em circulação. Representa o valor total da empresa no mercado;
  • Índice Preço/Lucro (P/L): Calculado dividindo o preço da ação pelo lucro por ação (EPS). Um índice mais baixo pode indicar que a ação está subvalorizada.

5. Indicadores de Atividade

Os indicadores de atividade, ou de eficiência, medem a eficiência da empresa em utilizar seus recursos para gerar vendas e lucros.

  • Giro do Ativo Total: Calculado dividindo a receita líquida pelo total de ativos. Indica a eficiência da empresa em utilizar seus ativos para gerar vendas;
  • Prazo Médio de Recebimento: Calculado dividindo as contas a receber pela receita líquida e multiplicando por 365 dias. Mede o tempo médio que a empresa leva para receber pagamentos de seus clientes.

– Leia também: 7 indicadores de produtividade para acompanhar na sua empresa

Como o Scopi pode ajudar na gestão de índices financeiros? 

O Scopi é uma plataforma de planejamento estratégico que tem, dentre os seus módulos, o módulo de gestão de indicadores. Estes indicadores ficam relacionados a objetivos estratégicos e servem para identificar se os objetivos estão ou não sendo atingidos.

Através de dashboards e gráficos é possível comparar os resultados mês a mês e ano a ano. Quando um indicador tem uma meta que não está sendo atingida, o Scopi possibilita a criação do FCA (Fato, Causa e Ação) que ajuda na recuperação do indicador. No Scopi o módulo de indicadores faz parte de um todo. Sugiro assistir uma apresentação. Agende pelo site.

– Leia também: Árvore de Indicadores: confira um guia completo sobre a ferramenta

*Crédito da Imagem Destaque: Foto de Scott Graham na Unsplash

Picture of Marcos Kayser
Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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