A gestão de qualidade em projetos é de suma importância para que a rotina empresarial seja organizada e assertiva. Dessa forma, é possível direcionar os esforços com foco na melhoria contínua e também pensando na otimização da experiência do cliente.
Em outras palavras, a gestão de qualidade pode ser entendida como um dos pilares de um planejamento estratégico assertivo.
Ao longo deste artigo vamos falar detalhadamente sobre esse conceito. Continue a leitura e confira:
- O que é gestão de qualidade em projetos?
- Metodologias e ferramentas de gestão da qualidade em projetos
- ISO 9001 e a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade
- Dicas para implantar a gestão de qualidade nas empresas
- Como o Scopi pode ajudar?
O que é gestão de qualidade em projetos?
Gestão da qualidade refere-se ao processo de identificação, monitoramento e controle dos padrões de qualidade que um projeto deve cumprir. Ter esse controle é essencial para alcançar a excelência e garantir que os objetivos do projeto sejam alcançados conforme os padrões e normas estabelecidos.
Em geral, esse processo segue os seguintes passos:
- Planejamento: Inclui a definição dos padrões de qualidade que devem ser seguidos e identificação dos processos que garantirão que o projeto cumpra esses padrões;
- Execução: Foca na aplicação dos processos de qualidade planejados e no uso de técnicas como auditorias de qualidade para assegurar que o projeto esteja em conformidade com os padrões definidos;
- Controle: Envolvem o monitoramento contínuo e o uso de ferramentas, como gráficos de controle, para identificar variações dos padrões de qualidade e aplicar correções quando necessário.
Portanto, a gestão da qualidade em projetos vai garantir que o produto ou serviço esteja alinhado com os requisitos do cliente e com os padrões da empresa, reduzindo ainda os riscos e custos.
Metodologias e ferramentas de gestão da qualidade em projetos
As metodologias e ferramentas de gestão da qualidade são essenciais para alcançar e manter padrões de excelência da empresa.
Falamos de algumas dessas metodologias e ferramentas e como elas são aplicadas a seguir:
1. Diagrama de Ishikawa
Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe, é uma poderosa ferramenta de solução de problemas, que aumenta o grau de competitividade das empresas.
Por meio de um gráfico, é possível organizar as causas de um problema e visualizar todas as fases que acontecem antes de chegar ao problema final. Por isso, ele pode se tornar um aliado para o dia a dia de qualquer gestor.
2. Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto é uma metodologia que indica a priorização dos problemas através da regra 80/20, onde 80% dos problemas são causados por 20% das causas.
3. Lean
O grande objetivo da Metodologia Lean é tornar a rotina de trabalho o mais enxuta possível, minimizando ao máximo os desperdícios. Portanto, a ideia aqui é utilizar apenas recursos indispensáveis na execução do projeto, garantindo maior agilidade ao fluxo de trabalho.
Em outras palavras, podemos dizer que essa metodologia busca fazer análises de modo que seja possível executar as demandas com o menor esforço e menor quantidade de recursos possíveis, mas buscando entregas de alta qualidade.
4. PDCA (Plan-Do-Check-Act)
Também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, o ciclo PDCA é uma ferramenta de gerenciamento utilizada para promover melhorias contínuas nos procedimentos de produção através de um circuito composto por quatro etapas.
O objetivo principal é ajudar não apenas a entender como surge um problema, mas também qual a solução ideal para ele. Para isso é necessário focar na causa e não somente em suas consequências!
– Saiba mais: 8 ferramentas de gestão da qualidade para implantar na sua empresa
ISO 9001 e a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade
A ISO 9001 2015 estabelece os quesitos necessários para que uma empresa consiga a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Ela inclui não só o diagnóstico estratégico, como também a cultura da empresa e o planejamento das interações durante todas as etapas. A norma pode ser aplicada no modelo de negócio através do ciclo PDCA, citado anteriormente.
Além de ajudar na correção de procedimentos ineficientes e auxiliar a traçar um plano de ação assertivo, a norma apresenta outros benefícios, como a identificação do contexto atual da empresa, o reconhecimento de riscos, a otimização de processos, a avaliação de pontos de melhoria e o monitoramento da satisfação dos clientes.
– Leia também: Norma ISO 9000: o que é, para que serve e vantagens para o seu negócio
Dicas para implantar a gestão de qualidade nas empresas
Implementar a gestão de qualidade em uma empresa é um processo contínuo que exige compromisso, planejamento e monitoramento. Para te ajudar nessa missão listamos algumas dicas de como colocar um sistema de gestão da qualidade em prática. Veja:
1. Defina objetivos claros e mensuráveis
É fundamental que você identifique o que a qualidade significa para a sua empresa.
Além disso, é preciso estabelecer padrões e métricas para medir o sucesso das ações.
– Leia também: Objetivos estratégicos: o que são, como defini-los e exemplos
2. Escolha uma metodologia adequada
Considere metodologias como Lean, PDCA, entre outras mencionadas acima que estejam alinhadas com os objetivos da empresa.
É importante também que toda a equipe esteja treinada para aplicar as metodologias escolhidas.
3. Envolva a equipe
Promova uma cultura em que todos os funcionários se sintam responsáveis pela qualidade.
Você pode, por exemplo, solicitar feedbacks sobre os processos atuais, além de incentivar a participação ativa de todos na melhoria contínua.
4. Tenha processos e procedimentos documentados
Crie manuais, guias e documentação clara para todos os processos. Dessa forma, é possível garantir que todos tenham acesso e entendam os procedimentos.
5. Monitore e avalie regularmente
Implemente auditorias e inspeções regulares para garantir conformidade com os padrões. Para isso, utilize gráficos de controle e outras técnicas de monitoramento para identificar desvios.
Como o Scopi pode ajudar?
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