Estratégias de marketing: avaliação diagnóstica e mais!

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Estratégias de marketing

No cenário competitivo em que vivemos, as empresas precisam criar estratégias de marketing para crescer e atingir os resultados desejados. 

O desempenho do negócio  depende de análises constantes e de um bom planejamento estratégico, que integre todos os setores e partes interessadas. 

Lembrando: empresas são organismos vivos, dinâmicos, que estão sempre mudando, por isso, as análises de dados e o acompanhamento das ações planejadas são fundamentais para fazer uma boa gestão das estratégias de marketing.

Sendo assim, separamos neste artigo algumas dicas e informações para que a sua gestão de marketing ganhe eficiência. Confira. 

Afinal, o que é estratégia de marketing?

Basicamente, estratégias de marketing são um conjunto de ações formuladas com o objetivo de atingir um determinado objetivo dentro do setor de comunicação e marketing de uma empresa.

Ou seja, essa reunião de ações pode ser pensada para atingir uma meta de leads, de novos contatos, de prospecção e clientes, ou fidelização dos usuários. Além do mais, existem inúmeras estratégias de marketing para cada tipo de objetivo. 

Assim, saber como criar uma estratégia de marketing eficaz parte, sobretudo, da definição desse objetivo, e depois da avaliação do diagnóstico. 

É analisando a real situação da empresa, assim como as médias de crescimento e desenvolvimento, que se chega até as melhores estratégias de marketing. Prepare uma avaliação diagnóstica completa utilizando ferramentas de gestão como a Matriz BCG

Estrat+®gias de marketing1

Quais são as melhores estratégias de marketing?

Não existem estratégias de marketing unificadas que servem para todos. Cada gestor precisa ter em mente as necessidades reais da empresa, assim como uma avaliação que indique o percentual de desperdício e de potencial. 

Dessa forma, as melhores estratégias de marketing são as que utilizam plataformas, técnicas e ferramentas condizentes com o tipo de público que deseja atingir e com o objetivo final. Não adianta precisar de uma estratégia de fidelização de clientes criando uma que desenvolva apenas a prospecção, por exemplo. 

Separamos aqui estratégias de marketing específicas que podem nortear a sua. 

Natural Marketing

Com o avanço tecnológico e a grande oferta de serviços e produtos, cada vez mais os consumidores buscam ter experiências nas suas compras. 

Isso quer dizer que não basta oferecer bons produtos e serviços, é preciso ter uma comunicação que faça dessa troca uma experiência que fidelize o cliente. 

Ou seja, isso pode ser por meio da produção de conteúdo profundo e que crie conexões reais com quem utiliza a marca. Essa é a estratégia do Natural Marketing. 

Então, deixe clara a mensagem que a sua empresa quer passar, assim como o propósito, com o uso de conteúdos ricos em informações e interação para chamar a lealdade dos clientes. 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing faz parte de uma das estratégias de marketing mais amplas, já que, com ele, é possível criar fidelização e prospecção de novos clientes. 

Essa estratégia coloca que é importante a criação de um conteúdo relevante e que dê a sensação aos clientes que estão no lugar certo, com uma empresa que tem autoridade para falar sobre o assunto. 

Nesses casos, é sempre bom disponibilizar especialistas sobre os assuntos das campanhas abordadas para um bom desempenho. 

Marketing Digital

Não tem como pensar em como criar uma estratégia de marketing, sem pontuar a importância do marketing digital. Em todos os casos, ela precisa estar sempre posicionada estrategicamente. 

O marketing digital envolve tudo que é pensado para redes sociais, comunicação em blogs, e outras mídias digitais. Essa é a comunicação mais direta entre empresa e cliente. 

E como janela da empresa para o mundo, precisa ter lugar de destaque nas estratégias de marketing.

Marketing de Relacionamento

Construa uma avaliação diagnóstica que identifique o valor que precisa ser gasto para a prospecção de novos clientes e o valor da fidelização de quem já é um consumidor da marca. 

A grande maioria das vezes, o valor para novos clientes é maior. Fora que garantir a fidelização de clientes também dá retornos extras como a prospecção de novos a partir do famoso boca a boca. 

Sendo assim, para a estratégia de fidelização, usamos o marketing de relacionamento. Aliás, que nada mais é do que ações pensadas em recompensar e trazer o cliente de volta, como benefícios exclusivos, cupons de desconto, conteúdo especial e prioritário. O cliente precisa se sentir especial nessa estratégia.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo anda de mãos dadas com o Inbound Marketing. É através da gestão e produção de conteúdo relevante, que a autoridade da empresa se estabelece na comunicação. 

Os bons serviços e produtos precisam ser divulgados como tal, e é nessa estratégia que a empresa vai demonstrar a sua destreza nos campos que atua. 

Aqui, vale ressaltar que os conteúdos precisam realmente de bastante relevância, criados especialmente para a marca. A estratégia abrange os conteúdos para todas as mídias digitais e físicas. 

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Como os relatórios iniciais podem nortear uma estratégia?

Não é possível definir estratégias de marketing sem saber o panorama geral em que a empresa se encontra. Afinal de contas, como criar objetivos sem entender os resultados que já se tem? 

A primeira fase da criação das melhores estratégias de marketing é a avaliação diagnóstica. Ela visa responder algumas perguntas em formato de números, que podem ser analisados por meio de ferramentas de gestão, como a Árvore de Indicadores, ou KPIs

Essas são algumas métricas que precisam ser avaliadas:

Metas

Toda empresa possui metas, mesmo que elas não tenham sido criadas a partir de uma estratégia de marketing elaborada e complexa. 

Primeiro passo para a avaliação diagnóstica, é avaliar se essas metas foram alcançadas, e como elas se projetam. Ou seja, qual é a média de números que ela alcança mês a mês, semestre a semestre, a depender do tempo que se estabelece.

Para criar novas metas, é preciso saber quais são possíveis de se alcançar com facilidade. Assim a projeção da marca é maior. 

Informações SEO

No começo da internet, os blogs tiveram um grande “boom”. Como havia limitação de redes sociais no sentido de escrita e aporte de imagens, os blogs garantiram maior poder de comunicação.

Agora, os blogs têm outra importância. Eles são essenciais para responderem perguntas objetivas que fazemos aos mecanismos de buscas. E empresas que querem ter crescimento, precisam estar bem posicionadas nesses mecanismos. 

E é nisso que entra o SEO, Search Engine Optimization ou, otimização de mecanismos de busca. É preciso incluir na avaliação como é o SEO da produção de conteúdo da empresa, se ele é efetivo e deixa a marca bem posicionada.

Dados de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ação muito utilizada e importante para quem pensa na elaboração das estratégias de marketing de uma empresa. 

Por isso, os dados extraídos dos disparos de e-mail marketing devem sempre ser atualizados e visíveis para organização das estratégias que o utilizam. 

Essa é uma ação que pode ser segmentada e, portanto, pode ser avaliada de forma particionada. Por exemplo, averiguando o número de abertura para estratégias de relacionamento em comparação com as de prospecção.

Leads e consumidores

Toda avaliação diagnóstica precisa fazer uma análise dos números de leads e de consumidores. Os leads indicam potenciais clientes, pessoas que tiveram interesse pelo serviço ou produto, mas que ainda não efetivaram a compra. 

Os consumidores já são de fato usuários. E, saber a diferença entre o número de leads e de consumidores, ajuda na criação de estratégias de marketing para o aumento de vendas. 

Explicações

Essa é a parte mais interativa do processo de avaliação diagnóstica para a criação de estratégias de marketing. 

Aqui, é fundamental que exista uma metodologia ágil na gestão dos projetos, para que cada colaborador saiba identificar os motivos que levaram aos números obtidos, os bons e os ruins. 

Fatores humanos, falhas de comunicação e de análise de desempenho de ações levam as empresas a cometerem os mesmos erros repetidamente. Por isso, a fase de avaliação e explicação dos resultados é fundamental para reorganização de metas. 

Quais os benefícios desse tipo de estratégia para as empresas?

Estratégias de marketing que utilizam da avaliação de diagnóstico são mais eficientes na hora de criar o planejamento operacional, que é fundamental para o bom desempenho de um negócio. 

Depois de pronta, é fácil distinguir quais das ações elencadas anteriormente podem fazer parte da estratégia e alavancar os resultados positivos. A partir do que se tem, procuramos o que podemos ter, essa é a lógica das melhores estratégias de marketing. 

Aproveitamento de recursos

Uma das pontas menos vistas e mais importantes para bons resultados é evitar desperdício. E isso não quer dizer somente de produtos e matéria prima. Sendo assim, tempo e atividades também podem ser desperdiçados, prejudicando o desempenho da marca. 

Fazer uma boa avaliação de colaboradores, de suas habilidades, alocar corretamente cada um em sua equipe é um tipo de aproveitamento de recursos e pode ser fundamental para um bom resultado. 

Por isso, entenda de forma abrangente o que são os recursos da empresa e modere a utilização ao máximo. Se precisar, utilize métodos ágeis que visam uma gestão e produção enxuta como o Método Lean.

Segmentação eficiente

A segmentação eficiente está entre os melhores benefícios de estratégias de marketing bem elaboradas. Afinal de contas, segmentar sem analisar o diagnóstico é um tiro no escuro. 

E para o bom funcionamento de uma empresa, é preciso, dessa maneira, que todos os resultados, assim como as metas, estejam alinhados e visíveis. 

Adaptação a mudanças

Como as empresas são organismos vivos, em constantes mudanças, a adaptação ao novo é essencial. Todas as estratégias de marketing precisam pensar nisso. 

A análise diagnóstica, então, juntamente a uma gestão ágil e qualificada, dá maior segurança para que processos mudem, tanto para colaboradores, quanto para os consumidores finais. 

Uma comunicação eficiente garante ao cliente que não importa a embalagem, o conteúdo permanece em alta qualidade. 

Análise de produtos

Empresas que têm uma produção diversificada de produtos precisam sempre da avaliação de como eles se posicionam, tanto chamando a atenção em novos clientes, quanto fidelizando quem os utiliza. 

Os produtos não são estáticos, precisam acompanhar as tendências e se manterem sempre novos e atuais. Analisar esses produtos está dentro das estratégias de marketing que utilizam da avaliação diagnóstica, e esse também é um benefício diferenciado. 

Otimização do desenvolvimento de produtos

Essa melhoria dos produtos é exatamente a otimização deles, que é constante e essencial para que se mantenham no mercado. 

O desenvolvimento nunca acaba, e precisa ser parte das estratégias de marketing. Desse modo, a comunicação anda ao lado da produção, para que os desenvolvedores entendam o que o mercado pede e avaliem a melhor forma de participar das tendências. 

Comunicação clara

A comunicação clara e objetiva de uma marca é um diferencial que traz autoridade e trabalha na consolidação da empresa no mercado. E, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores benefícios de estratégias de marketing eficazes que partem de avaliação. 

Portanto, só é possível entender se a comunicação é clara olhando para os resultados, e avaliando a mensagem que o cliente recebe. 

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Como criar uma estratégia de marketing?

Depois de avaliar todas as ações que são possíveis para inclusão nas estratégias de marketing da empresa, começa a hora de avaliar os dados do diagnóstico. 

Nele, algumas ações já representam. E, então, poderão dizer se foram eficazes ou não. A partir disso, saber como criar uma estratégia de marketing, de fato, eficaz depende desses pontos.

Dedicar-se às personas

Persona é um arquétipo construído a partir da avaliação dos consumidores da marca, que indica o seu perfil, potencial de atração e nível de engajamento. 

Assim, os conteúdos pensados nas estratégias de marketing precisam levar em consideração o público-alvo, essencialmente. Esse é o primeiro passo. 

Estudar os canais

Quando entendemos a persona, precisamos identificar como e por onde ela se comunica com a marca. Quais canais ela utiliza. 

Isso vai ajudar na estratégia de marketing digital, que vai elaborar conteúdos específicos para cada rede. 

Definir cronograma de ações

As melhores estratégias de marketing precisam de um cronograma de ações que vise a simultaneidade. Ou seja, em várias ações ao mesmo tempo. 

Além disso, ele também necessita definir a frequência de coisas como o disparo de e-mail marketing, a postagem de conteúdos em blogs e redes sociais. 

É fundamental alimentar todas as ações frequentemente. 

Mensurar resultados

Por fim, é importante entender, de uma vez por todas, que a mensuração de resultados não é feita somente quando algo não está bem ou quando mudanças vão ocorrer. 

As melhores estratégias de marketing exigem mensuração de resultados periodicamente. Então, estabeleça um prazo para que isso aconteça, mês a mês, semestre a semestre. 

Não importa, na realidade, o tempo, desde que a mensuração seja feita para readequação da estratégia.

Estratégia de marketing eficiente é com o Scopi!

Portanto, grande parte do que você viu aqui neste artigo, estudar canais, criar um cronograma de ações, mensurar resultados, desenvolver uma comunicação clara, ficam muito mais fáceis de serem implementados usando um software de planejamento como o Scopi

Posto isso, com nossa solução, é possível fazer a análise de cenários usando a ferramenta GUT, pode definir e monitorar as metas do marketing e  acompanhar a execução das ações que são planejadas para alcançar metas.

Enfim, há vários recursos que permitem acompanhar todo o fluxo da sua estratégia,

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