Se você está buscando qualidade, pare tudo que estiver fazendo e leia com atenção este nosso conteúdo sobre a ISO 9001 2015.
Durante este artigo, vamos mostrar tudo sobre essa norma de gestão da qualidade. Continue a leitura e confira:
- O que é ISO 9001 2015?
- Quais são as condições da norma ISO 9001?
- Quais são as cláusulas da ISO 9001 2015?
- A importância da tecnologia no Sistema de Gestão de Qualidade
O que é ISO 9001 2015?
A sigla ISO é a abreviação de International Organization for Standardization, que, em português, pode ser traduzida como Organização Internacional para Padronização. Esse organismo não governamental de normalização busca estabelecer padrões de qualidade para garantir a qualidade dos processos e a satisfação dos clientes.
O INMETRO traz diferentes classificações entre cada ISO, de acordo com requisitos específicos. A ISO 14001, por exemplo, foi estruturada para o Sistema de Gestão Ambiental, enquanto a ISO 9000 foi desenvolvida para ser um padrão introdutório do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
A certificação de série ISO 9000 é composta por 4 normas. Apesar de todas terem como o objetivo a promoção de melhorias contínuas no negócio, elas possuem propósitos distintos:
- ISO 9000: considerada uma norma-guia, ela detalha os princípios dos Sistemas de Gestão de Qualidade, através de uma norma de fundamentos e vocabulário;
- ISO 9001: busca garantir a otimização de processos, agilizar a produção e o desenvolvimento de produtos, com a finalidade de satisfazer os clientes. Estabelece os quesitos necessários para que uma empresa consiga a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade;
- ISO 9004: orienta em relação a tudo que pode afetar a qualidade do produto ou do serviço, como questões técnicas, administrativas e humanas;
- ISO 19011: instrução de como fazer auditorias internas de qualidade, através de boas práticas administrativas e da condução correta das avaliações dos sistemas auditados.
A ISO 9001, que é o tema principal deste artigo, é uma das mais adoradas por empresas de diversos países. Sua última versão foi publicada em 2015 – por isso a referência ISO 9001 2015.
Quais são as condições da norma ISO 9001?
Desde que foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, a 9001 ISO 2015 passou a ser parte fundamental de um bom planificación estratégica. Ela atende a alguns requisitos fundamentais:
- Organização das atividades chaves;
- Definição de metas e estratégias;
- Concretização dos planos de ação;
- Manutenção do relacionamento com profissionais, fornecedores e clientes.
O ISO 9001 2015 inclui, portanto, não só o diagnóstico estratégico, como também a cultura da empresa e o planejamento das interações durante todas as etapas. A norma pode ser aplicada no modelo de negócio através do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) ou, em português, Plano-Fazer-Verificar-Agir.
Além de ajudar na correção de procedimentos ineficientes e auxiliar a traçar um plano de ação assertivo, a norma apresenta outros benefícios, como a identificação do contexto atual da empresa, o reconhecimento de riscos, a otimização de processos, a avaliação de pontos de melhoria e o monitoramento da satisfação dos clientes.
Quais são as cláusulas da ISO 9001 2015?
São 10 cláusulas principais, sendo as 3 primeiras consideradas indicações e as outras 7 como princípios ou requisitos:
Norma 1: Âmbito
Referente às metas e aos resultados, levando em consideração as especificidades da empresa e o contexto geral da organização.
Norma 2: Referências Normativas
Publicações relevantes que possam auxiliar na orientação da empresa.
Norma 3: Termos e Definições
Definição e detalhamento dos termos e das aplicações de determinada forma, facilitando seu entendimento.
Princípio 4: Contexto da organização
4.1. Entender a organização e o contexto em que está inserida;
4.2. Compreender necessidades e expectativas das partes interessadas;
4.3. Determinar o escopo do Sistema de Gestão da Qualidade;
4.4. Observar e otimizar o Sistema de Gestão da Qualidade, bem como seus processos.
Princípio 5: Liderança
5.1. Liderança e comprometimento;
5.2. Política da qualidade e de relacionamentos;
5.3. Autoridades organizacionais, funções e responsabilidades.
Princípio 6: Planejamento
6.1. Ações para abordar riscos e oportunidades;
6.2. Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los;
6.3. Planejamento de mudanças.
Princípio 7: Suporte e Recursos
7.1. Recursos para atendimento das normas;
7.2. Competências e capacitação dos colaboradores;
7.3. Conscientização das definições e das políticas demandadas pela norma;
7.4. Comunicação de planejamento, metas e resultados;
7.5. Informação documentada.
Princípio 8: Operação
8.1. Planejamento e controle operacional;
8.2. Requisitos para serviços e produtos;
8.3. Projetos de design e de desenvolvimento de serviços e produtos;
8.4. Controle de processos, serviços e produtos fornecidos por meio externo;
8.5. Liberação e prestação de produtos e serviços, além do controle de saída.
Princípio 9: Avaliação e Desempenho
9.1. Monitoramento, medição, análise e avaliação;
9.2. Auditoria interna;
9.3. Revisão realizada pela gestão, através de observação crítica.
Princípio 10: Melhoria
10.1. Generalidades;
10.2. Não conformidade com a ação corretiva;
10.3. Melhoria contínua.
Uma forma de acompanhar a eficácia, a segurança e a auditoria dos processos é através da Informação Documentada ISO 9001, regida pelo sétimo princípio.
Para que ela seja caracterizada, é necessário que sejam seguidos alguns critérios, que vão desde os registros até as principais documentações, sempre levando em conta os requisitos da própria norma.
A importância da tecnologia no Sistema de Gestão de Qualidade
Por demonstrarem compromisso com a qualidade dos produtos e com a satisfação do cliente, as empresas certificadas têm ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ao organizarem seus negócios, as empresas se tornam mais produtivas e ainda mais competitivas.
A tecnologia é uma grande aliada na busca por soluções para otimizar o Sistema de Gestão da Qualidade e atender aos requisitos da ISO 9001 2015. Especialmente em empresas de grande porte, o armazenamento de informações documentadas pode ser um desafio.
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