ESG: saiba como adotar na sua empresa

Torna-se cada vez mais importante que as empresas incluam em seu planificación estratégica questões relacionadas à sustentabilidade. Ter um compromisso, que se traduz em boas práticas, com o meio ambiente e com a sociedade, é uma demonstração de respeito ao outro, do qual depende a sobrevivência de todos, tanto na condição de indivíduos como de empresas.  

Essa abordagem, que pressupõe uma consciência planetária, como defende Edgar Morin e outros pensadores, implica na adesão de ações em diferentes áreas que irão colaborar para a sustentabilidade nos âmbitos da natureza e da sociedade e, por consequência, fortalecer a imagem das empresas que a adotarem.  

Quer entender melhor o conceito ESG e como aplicá-lo na sua empresa? Continue a leitura! 

O que é ESG?

ESG é sigla para Environmental, Social and Governance, que em tradução significa Ambiental, Social e Governança. 

O conceito foi criado em 2004, em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado de “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”). Foram reunidas 20 instituições financeiras, de 9 países, incluindo o Brasil, para definição de diretrizes que incluíssem questões ambientais, sociais e de governança para o mercado financeiro. 

A abordagem deu tão certo que se expandiu para outros setores da economia. Em 2020, a necessidade de um desenvolvimento consciente se tornou ainda mais evidente por conta da pandemia de Covid-19. Inclusive, o Fórum Econômico Mundial, durante a Reunião Anual de 2020, lançou um guia de métricas com bases nos valores do ESG.

O intuito do conceito é aumentar o foco nessas áreas no âmbito empresarial, trazendo benefícios tanto para a sociedade como para o próprio negócio. 

– Leia também: Sustentabilidade empresarial: o que é, importância e como desenvolvê-la

Importância e benefícios do ESG para as empresas 

As práticas do ESG ajudam as empresas a realizarem práticas mais sustentáveis, contribuindo para evitar danos ao meio ambiente, além de incentivar políticas sociais e gestões mais justas no ambiente de trabalho. 

Portanto, ao implementar a metodologia em seu dia a dia, sua empresa pode ganhar com vantagens como: 

  • Melhoria do posicionamento e imagem da empresa;
  • Alcance mais fácil do planejamento estratégico; 
  • Melhores resultados; 
  • Trabalhadores mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos.

Pilares do ESG 

Como adiantado acima, o ESG se baseia em três pilares principais: ambiental, social e de governança. Conheceremos mais a fundo o objetivo de cada um deles a seguir. Confira: 

Ambiental (Environmental)

Diz respeito às práticas voltadas para o meio ambiente e preservação dos recursos naturais. Portanto, são as ações que a empresa pode realizar com intuito de reduzir os impactos ambientais nocivos.

Além disso, essa conscientização também ajuda a empresa a manter a regularidade perante as leis ambientais. 

Nesse sentido, listamos abaixo algumas práticas que podem ser implementadas com essa finalidade: 

  • Gestão de resíduos sólidos; 
  • Investimento em energias limpas e renováveis; 
  • Uso consciente dos recursos naturais; 
  • Diminuição da poluição; 
  • Investir em ações que protegem a biodiversidade; 
  • Investir na certificação em normas ISO.

Social (Social)

É o pilar que considera todas as questões sociais envolvidas em uma organização. Isto é, aborda a relação com os funcionários, questões de direitos humanos e com a sociedade como um todo. 

Veja abaixo algumas boas práticas nesse sentido: 

  • Investimento em diversidade na equipe; 
  • Criar um bom ambiente de trabalho; 
  • Uso de proteção de dados; 
  • Manutenção de questões relacionadas aos direitos humanos; 
  • Satisfação dos clientes; 
  • Investimento em capacitação para os funcionários; 
  • Políticas de inclusão social; 
  • Contribuição em projetos sociais;
  • Investimento em ações que beneficiam a comunidade local. 

Governança (Governance)

Aqui são consideradas questões referentes à administração e alta gestão das empresas. Portanto, são as práticas adotadas no cotidiano que trazem impactos no negócio como um todo. 

São exemplos de ações de governança: 

  • Diversidade e inclusão em cargos no conselho e alta gestão; 
  • Ética e transparência nas decisões; 
  • Realização de auditorias fiscais; 
  • Governança de risco e compliance; 
  • Investimento em uma boa relação com órgãos públicos; 
  • Regularidade legal das atividades da empresa; 
  • Conduta corporativa integra. 

Dicas de como implementar a abordagem em sua empresa

Agora que você já conhece mais detalhes sobre o que é ESG, chegou a hora de colocar a mão na massa e implementar na sua empresa. Listamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido. Veja só! 

Utilize uma ferramenta de diagnóstico estratégico 

O primeiro passo para implementar o ESG na sua empresa é, claro, definir e direcionar as estratégias a serem aplicadas. Para tornar essa etapa mais ágil e organizada, o mais recomendado é começar por  uma ferramenta de diagnóstico estratégico.

É o caso, por exemplo, de ferramentas como a Análise SWOT, 5W2H, PDCA. Todas elas vão ajudar você a encontrar as melhores soluções para o seu negócio, além do melhor método de implementação. 

Melhoria contínua

Como toda metodologia, o ESG exige acompanhamento e aprimoramento constante. Isto é, as ações planejadas devem ser acompanhadas, de modo a analisar sua eficiência e identificar possíveis melhorias. Dessa forma, sua empresa certifica-se de estar sempre em regularidade com questões sociais e àquelas relacionadas à sustentabilidade.

Crie um conselho de ESG

Outra dica importante para implementar as práticas de ESG na sua empresa é investir na criação de um conselho específico para o assunto. Dessa forma, serão designadas pessoas especificamente para debater, planejar e implementar as ações para cada um dos pilares da metodologia. 

Atenção com o Greenwashing

Greenwashing é quando a empresa diz que adota práticas sustentáveis, quando na verdade isso não acontece. Portanto, não adianta apenas ter um discurso pensando na imagem do negócio, é preciso realmente investir em práticas sustentáveis e de impacto social. 

Por isso, é tão importante que as ações de ESG estejam sempre claras para toda a empresa, assim como os resultados obtidos com elas. 

Como o software Scopi pode ajudar na implantação do ESG? 

O Scopi é um software de planejamento estratégico que ajuda empresas de qualquer tamanho e segmento a estruturar os seus próprios modelos de gestão estratégica. Modelo este que não só pode como deveria incorporar o ESG. 

Além de ajudar no diagnóstico estratégico, o Scopi possibilita que o ESG venha compor o mapa estratégico da organização. Vinculados ao mapa, indicadores (KPIs) de medição poderão ser criados, bem como projetos desenvolvidos com todo o planejamento das ações, prazos e responsáveis realizado numa mesma ferramenta: o Scopi. 

Se quer visualizar como todo o planejamento e o monitoramento funcionam na prática, agende uma demonstração pelo site do Scopi.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *