7 indicadores de produtividade para acompanhar na sua empresa

indicadores de produtividade

A produtividade é um termo que vai além de simplesmente fazer mais em menos tempo. É sobre maximizar a eficiência e eficácia dos recursos para alcançar melhores resultados. 

Portanto, entender e aplicar corretamente indicadores de produtividade é fundamental para ajudar a guiar seu negócio em suas tomadas de decisão. 

Pensando nisso, separei neste artigo sete indicadores de produtividade que considero vitais para qualquer gestor ou líder que deseja melhorar a gestão de sua empresa de maneira estratégica e eficiente.

O que são indicadores de produtividade?

Indicadores de produtividade são ferramentas que medem a eficiência com que uma empresa usa seus recursos para produzir bens ou serviços. 

Conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), esses indicadores ajudam a avaliar tanto o desempenho dos funcionários quanto dos processos internos da organização. Eles quantificam como os recursos (como horas de trabalho, materiais e investimentos) são convertidos em resultados tangíveis.

A produtividade geralmente é calculada pela relação entre os outputs (produtos fabricados ou serviços prestados) e os inputs (recursos utilizados). Por exemplo, pode-se medir a produtividade do trabalho dividindo o número total de unidades produzidas pelas horas trabalhadas. Essa medida proporciona uma visão clara da eficiência laboral.

Em contextos diferentes, a produtividade é avaliada de várias formas. Em serviços, considera-se a quantidade de serviços prestados versus os recursos despendidos; em escritórios, pode-se usar indicadores como tarefas concluídas ou metas atingidas por período.

Principais indicadores de produtividade

1. Indicadores de qualidade

A qualidade dos produtos ou serviços oferecidos é essencial para o sucesso empresarial. Os indicadores de qualidade medem se os resultados finais estão alinhados com as expectativas estabelecidas internamente e as exigências dos clientes. 

É importante monitorar não apenas a porcentagem de produtos vendidos, mas também investigar as razões por trás dos itens não vendidos para identificar possíveis melhorias.

2. Indicadores de capacidade

Estes indicadores mostram a capacidade de produção da sua equipe em um período determinado. Por meio deles, é possível avaliar a média de tempo necessário para cada processo, facilitando o respeito aos prazos estipulados e a identificação de gargalos na produção. 

Acompanhar este indicador ajuda a ajustar cargas de trabalho e alocar recursos de forma mais eficiente.

3. Indicadores estratégicos

Usted indicadores estratégicos são essenciais para verificar se as metas e objetivos corporativos estão sendo atingidos. Caso os resultados estejam abaixo do esperado, será necessário revisar e ajustar as estratégias e práticas atuais. 

Portanto, este acompanhamento contínuo permite uma resposta rápida às mudanças do mercado e às necessidades internas.

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4. Indicadores de lucratividade

Entender a lucratividade da sua empresa é crucial. Este indicador permite analisar o lucro líquido após todas as despesas. 

Saber quanto sua empresa ganha em cada projeto ajuda a determinar se os esforços estão sendo rentáveis e sustentáveis a longo prazo, orientando decisões sobre continuidade ou ajustes nos planos em vigor.

5. Indicadores de competitividade

Para se manter relevante no mercado, é vital saber como sua empresa se compara aos concorrentes. 

Os indicadores de competitividade fornecem insights sobre sua parcela de mercado e desempenho em relação aos principais rivais. Este monitoramento ajuda a identificar pontos fortes a serem capitalizados e áreas de melhoria para ganhar vantagem competitiva.

6. Indicadores de turnover

O turnover, ou rotatividade de funcionários, é um indicador crucial para medir a estabilidade e o ambiente de trabalho da sua empresa. 

Um alto índice de turnover pode indicar problemas com a gestão, ambiente de trabalho ou satisfação dos colaboradores. Monitorar ajuda a entender a eficácia das políticas de RH e a identificar ações necessárias para melhorar a retenção de talentos e a satisfação no trabalho.

7. Indicadores de eficiência operacional

Este indicador mede o quão bem a sua empresa está utilizando seus recursos para produzir outputs desejados. Inclui a análise da eficiência dos processos internos, como a velocidade de produção, o uso de materiais e a gestão de tempo dos colaboradores. 

A eficiência operacional é fundamental para reduzir custos e aumentar a produtividade sem comprometer a qualidade. Ferramentas de automação, treinamentos frequentes e revisões de processos são algumas das estratégias para melhorar este indicador.

Leia também: Dashboard de KPIs: potencialize a gestão de indicadores com a ferramenta

Importância dos indicadores de produtividade

Implementar e monitorar esses indicadores de produtividade não apenas ajuda a melhorar os resultados operacionais, mas também alinha a equipe e os processos em torno de objetivos claros e mensuráveis. Isso contribui para uma cultura de melhoria contínua, onde cada membro da equipe entende seu papel no sucesso da empresa e se sente valorizado por suas contribuições.

Além disso, a análise desses indicadores permite aos líderes fazer intervenções estratégicas em tempo hábil, ajustando processos e recursos conforme necessário para manter a empresa competitiva e próspera em um mercado em constante mudança.

Como a Scopi pode ajudar na sua gestão de indicadores de produtividade

Já sabemos que a implementação de indicadores de produtividade é fundamental para qualquer empresa que busca um crescimento sustentável. Ao monitorar esses KPI`s, as empresas podem identificar áreas de melhoria, maximizar eficiências e impulsionar o sucesso a longo prazo.

E é aí que entra o Scopi. Uma ferramenta para planejar e monitorar todos os seus indicadores. Com ele é possível comparar os dados alcançados com os dados estimados (metas). Através de gráficos e dashboards, é possível avaliar o desempenho dos indicadores por pessoa e por setor. Além disso, é possível definir ações de correção de rota, quando uma meta não está sendo alcançada, processo que chamamos de FCA (Fato – Causa – Ação) . 

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