Dashboard de KPIs: potencialize a gestão de indicadores com a ferramenta

dashboard de KPIs

Diante do dinamismo do mercado, em que os cenários mudam constantemente, todas as empresas, não importa o tamanho, tem  o desafio de gerar dados e analisá-los da forma mais nítida possível.  Uma ferramenta crucial para isso são os KPIs (Key Performance Indicators) e os dashboards, conhecidos também como painéis. Este artigo explora como os dashboard de KPIs são úteis e como podemos personalizá-los utilizando o software Scopi.

Quais os KPIs mais utilizados?

A escolha dos KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) varia conforme o setor e os objetivos específicos de cada empresa. No entanto, alguns KPIs podem ser considerados como universais e se destacam pela sua ampla aplicabilidade e eficácia em fornecer insights valiosos para a tomada de decisão estratégica. 

Vamos explorar alguns dos mais utilizados:

Taxa de conversão de vendas

Este KPI é crucial para qualquer empresa que vise lucro. Ele mede a eficiência da equipe de vendas em converter leads em clientes efetivos. Um dashboard que acompanha esta taxa ao longo do tempo pode ajudar a identificar tendências e efetuar ajustes nas estratégias de vendas.


Satisfação do cliente

Medindo aspectos como Net Promoter Score (NPS) ou índices de satisfação em pesquisas, este KPI é vital para negócios focados em serviço e atendimento ao cliente. 

Dashboards que rastreiam a satisfação do cliente podem destacar áreas para melhoria no serviço e potencializar a fidelização de clientes.


Desempenho operacional

KPIs como tempo de ciclo de produção, eficiência operacional, e custos operacionais são fundamentais para a gestão de operações. 

Dashboards que mostram esses indicadores em tempo real podem ajudar na otimização de processos e redução de custos.


Retorno sobre investimento (ROI)

Fundamental para avaliar a eficácia de investimentos realizados em diferentes áreas da empresa. Um dashboard que acompanha o ROI ajuda os gestores a entender onde os investimentos estão gerando maior retorno e onde podem estar os gargalos.


Recursos humanos e engajamento de equipe

Indicadores como taxa de rotatividade, satisfação dos colaboradores e produtividade da equipe são importantes para o gerenciamento de recursos humanos. 

Dashboards dedicados a esses KPIs podem ajudar a identificar problemas de gestão de pessoas e oportunidades para melhorar o ambiente de trabalho.


Saúde financeira

Indicadores como fluxo de caixa, lucratividade, e margem operacional são vitais para a saúde financeira de qualquer empresa. Dashboards financeiros oferecem uma visão clara da situação econômica da empresa, auxiliando em decisões de investimento e gestão de custos.


Leia também: Gestão de indicadores: entenda o que é e aprenda a acompanhar os KPIs do seu projeto

Banner para o ebook

Dashboard de KPIs e sua importância na gestão estratégica

Os dashboards de KPIs, também conhecidos como “painéis de bordo”, uma alusão aos painéis dos aviões, transformam dados brutos numa visualização gráfica que facilita a interpretação destes dados e a consequente tomada de decisão. 

Quando os KPIs estão integrados aos  objetivos estratégicos, os gestores podem identificar rapidamente quais objetivos  precisam de atenção, que pode implicar na criação de um novo plano de ação

Abaixo listamos algumas vantagens da utilização dos KPIs:

Visão integrada e centralizada

Dashboards de KPIs proporcionam uma visão holística do negócio, integrando dados de diferentes departamentos e operações. Isso permite aos gestores uma compreensão abrangente do desempenho da empresa em relação aos seus objetivos estratégicos. 

Ao consolidar informações em uma única plataforma, os dashboards eliminam a necessidade de analisar múltiplos relatórios e sistemas, economizando tempo e reduzindo a probabilidade de erros.


Tomada de decisão baseada em dados

Em um ambiente empresarial repleto de incertezas e rápidas mudanças, a tomada de decisão baseada em dados se torna essencial. 

Dashboards de KPIs fornecem dados em tempo real e insights acionáveis que permitem aos gestores fazer ajustes estratégicos proativos, em vez de reativos. Essa capacidade de responder rapidamente às mudanças do mercado ou aos desafios internos pode ser um diferencial competitivo significativo.


Alinhamento estratégico

Dashboards ajudam a garantir que todas as ações e iniciativas da empresa estejam alinhadas com os objetivos estratégicos. Ao visualizar o progresso dos KPIs, é possível verificar se a empresa está no caminho certo para atingir suas metas. Isso facilita a correção de desvios e o reforço de estratégias bem-sucedidas.


Foco em resultados e melhoria contínua

Com a visualização clara dos indicadores de desempenho, os dashboards promovem uma cultura de foco em resultados. Eles permitem a identificação rápida de áreas que necessitam de melhoria, incentivando a adoção de práticas de melhoria contínua. Isso pode levar a aumentos significativos na eficiência, produtividade e, em última análise, na lucratividade.


– Leia também: Árvore de Indicadores: o guia completo sobre a ferramenta

Personalização de dashboard usando o Scopi

O Scopi é um software de planejamento estratégico e OKRs que possui vários dashboards, dentre os quais  os dashboards de KPIs. Cada usuário pode montar o seu dashboard com aqueles KPIs que considera os mais relevantes. Estes dashboards também podem ser acessados através do APP do Scopi. Neles o usuário pode acompanhar os resultados do mês e do ano sempre comparando com a meta previamente estabelecida. Também é possível visualizar quem está batendo a meta e comparar o resultado atual com o histórico do passado.

Leia também: Software Scopi: 10 motivos para usar o nosso sistema de planejamento estratégico

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *