SGQ: o que é Sistema de Gestão da Qualidade e como implantá-lo

SGQ: o que é Sistema de Gestão da Qualidade e como implantá-lo

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é uma estrutura organizacional centrada na melhoria contínua dos processos e na satisfação do cliente. Sua implementação envolve a adoção de normas, como a ISO 9001, e exige um planejamento detalhado.

Este texto abordará as principais informações sobre esse assunto. Continue lendo e confira:

  • O que é SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)?
  • Visão geral das normas ISO 9001
  • Benefícios da Certificação
  • Processo de Certificação
  • É obrigatório seguir a ISO 9001 na implantação do SGQ?
  • Dicas para implantação de um SGQ
  • A importância da tecnologia no Sistema de Gestão de Qualidade

O que é SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)?

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um conjunto de ações que são utilizadas para direcionar e controlar uma organização com relação à qualidade. 

O objetivo principal de um SGQ é garantir que os produtos ou serviços fornecidos pela organização atendam consistentemente aos requisitos de qualidade e às expectativas dos clientes, ao mesmo tempo em que mantém a conformidade com os regulamentos exigidos.

– Leia também: 8 ferramentas de gestão da qualidade para implantar na sua empresa

Visão geral das normas ISO 9001

A ISO 9001 é uma das normas mais conhecidas e amplamente utilizadas no mundo para sistemas de gestão da qualidade (SGQ). Desenvolvida e publicada pela Organização Internacional para Padronização (ISO), ela fornece um conjunto de princípios e requisitos destinados a orientar as organizações na implementação e manutenção de sistemas de qualidade eficazes.

Princípios

A ISO 9001 se baseia em princípios fundamentais que ajudam as organizações a melhorar continuamente e a manter um alto nível de qualidade. São eles:

1. Foco no Cliente

O objetivo é aumentar a satisfação do cliente através de produtos e serviços que atendam consistentemente aos seus requisitos e busquem superar suas expectativas.

2. Liderança

Líderes devem estabelecer uma visão clara, orientar e inspirar os colaboradores para atingir os objetivos da qualidade. Uma liderança eficaz garante que a política e os objetivos da qualidade estejam alinhados com a direção estratégica da organização.

– Leia também: As 10 principais habilidades e competências de um líder

3. Envolvimento das pessoas

Reconhece que o envolvimento de todos os níveis da organização é essencial para implementar um SGQ eficaz. Quando as pessoas são valorizadas, elas se envolvem mais e utilizam suas habilidades para o benefício da organização, contribuindo para a qualidade e a melhoria contínua.

4. Abordagem por processos

Este princípio refere-se à compreensão e gerenciamento de processos inter-relacionados como um sistema. Ao gerenciar os processos de forma eficaz, a organização pode atuar de maneira mais eficiente, pois é capaz de identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças de maneira mais eficaz.

5. Abordagem sistêmica

A gestão da qualidade deve considerar a organização como um sistema interconectado de processos. Isso ajuda a entender como os processos se relacionam e afetam uns aos outros, e como eles contribuem para a realização dos objetivos gerais da organização.

– Leia também: Pensamento sistêmico: importância e por que aplicar na sua organização

6. Melhoria contínua

A melhoria contínua é um objetivo permanente da ISO 9001. A ideia é que a organização deve trabalhar continuamente para melhorar a eficácia e eficiência do SGQ, bem como a qualidade de seus produtos e serviços.

7. Decisões baseadas em fatos

A tomada de decisão deve ser baseada na análise de dados e informações. Isso significa coletar e analisar dados relevantes para tomar decisões informadas que suportem os objetivos da qualidade.

8. Relacionamento com fornecedores

Reconhece a importância de criar e manter relações de benefício mútuo com fornecedores. Isso pode levar a uma maior qualidade dos produtos e serviços, e a um melhor desempenho na cadeia de fornecimento.

– Leia também: Norma ISO 9000: o que é, para que serve e vantagens para o seu negócio

Banner para o ebook

Benefícios da Certificação

  • Melhoria da eficiência e eficácia operacional;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Acesso a novos mercados (alguns mercados exigem fornecedores certificados pela ISO 9001);
  • Melhoria da gestão de riscos e conformidade regulatória;
  • Reconhecimento internacional de padrões de qualidade;
  • Aplicação de uma cultura de melhoria contínua;
  • Tomada de decisão baseada em dados.

Processo de Certificação

  1. Avaliação Interna: Avaliação e preparação internas para garantir que os processos da organização estejam alinhados com os requisitos da ISO 9001;
  2. Seleção de um Organismo de Certificação: Escolha de uma entidade certificadora acreditada para realizar a auditoria externa;
  3. Auditoria Externa e Certificação: A entidade certificadora realiza uma auditoria para verificar a conformidade com a norma e, se bem-sucedida, emite um certificado de conformidade.

É obrigatório seguir a ISO 9001 na implantação do SGQ?

Não, seguir a ISO 9001 na implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) não é obrigatório. A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para um SGQ, e embora seja amplamente reconhecida e respeitada, sua adoção é voluntária.

As organizações optam por implementar a ISO 9001 por vários motivos, incluindo a melhoria da eficiência operacional, o aumento da satisfação do cliente e a obtenção de uma vantagem competitiva.

Dicas para implantação de um SGQ

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um processo que requer planejamento cuidadoso, comprometimento e recursos. Aqui estão algumas dicas práticas para ajudar na implementação eficaz de um SGQ:

1. Comprometimento da direção

A implementação bem-sucedida de um SGQ começa com o compromisso da alta direção. O apoio e o envolvimento ativo dos líderes são fundamentais para impulsionar a mudança e proporcionar os recursos necessários.

– Leia também: Liderança estratégica: o que é, qual sua importância e como desenvolvê-la

2. Análise de lacunas

Antes de implementar o SGQ, faça uma análise de lacunas para entender onde a sua organização já atende aos requisitos da norma e onde são necessárias melhorias.

3. Envolva a equipe

A participação e o comprometimento da equipe são cruciais. Treine os funcionários sobre a importância da qualidade, os princípios do SGQ e seus papéis no sistema.

4. Documente processos e procedimentos

Documente os processos e procedimentos necessários para atender aos requisitos da norma. Isso inclui a criação de manuais de qualidade, procedimentos operacionais padrão e registros.

5. Revisão e melhoria contínua

Após a implementação, faça revisões periódicas do SGQ para garantir que ele continue eficaz e faça ajustes conforme necessário. A melhoria contínua é um princípio chave da gestão da qualidade.

– Leia também: Não conformidade: No caminho da melhoria contínua

A importância da tecnologia no Sistema de Gestão de Qualidade

Por demonstrarem compromisso com a qualidade dos produtos e com a satisfação do cliente, as empresas certificadas têm ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ao organizarem seus negócios, as empresas se tornam mais produtivas e ainda mais competitivas.

A tecnologia é uma grande aliada na busca por soluções para otimizar o Sistema de Gestão da Qualidade e atender aos requisitos da ISO 9001. Especialmente em empresas de grande porte, o armazenamento de informações documentadas pode ser um desafio.

O volume de dados e a dificuldade de organização manual são apenas alguns dos motivos para usar o software Scopi. Nosso software de planificación estratégica engloba ferramentas de qualidade, como gestão de processos, gestão de indicadores, repositório de documentos e Diagrama de Ishikawa, que auxilia na identificação rápida de problemas.

Conte com a tecnologia – e com a Scopi – para te ajudar na certificação ISO 9001! Conheça todas as funcionalidades do software Scopi e veja como é possível aperfeiçoar o modelo de gestão estratégica de forma eficiente.

Banner para demonstração gratuita do Scopi

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *