Tipos de planejamento estratégico: quais os 3 principais?

tipos de planejamento estratégico

O planejamento estratégico atua como uma bússola para as organizações, guiando-as através das incertezas do mercado e direcionando-as para o sucesso sustentável a longo prazo. Mas, você sabia que existem diferentes tipos de planejamento estratégico, cada um com seu foco, abordagem e objetivos específicos?  

Vamos explorar os três principais tipos: operacional, tático e estratégico, e como cada um pode ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados.

1. Planejamento Operacional

O planejamento operacional é o mais imediato dos três tipos de planejamento estratégico. Ele se concentra no curto prazo, geralmente abrangendo o período de 3 a 6 meses, e detalha as ações específicas, processos e recursos necessários para alcançar os objetivos diários e mensais da empresa. 

Este tipo de planejamento é crucial para a eficiência operacional, pois transforma as estratégias gerais em tarefas concretas, atribuindo responsabilidades e prazos claros.

Principais etapas do planejamento operacional

  1. Definição de objetivos claros: Comece estabelecendo metas operacionais claras que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos mais amplos da empresa;
  2. Desenvolvimento de planos de ação: Identifique as tarefas específicas necessárias para atingir esses objetivos, quem será responsável por cada tarefa e os prazos para sua conclusão;
  3. Alocação de recursos: Determine os recursos necessários (humanos, financeiros e materiais) para realizar os planos de ação;
  4. Monitoramento e avaliação: Implemente um sistema de acompanhamento para monitorar o progresso em direção aos objetivos operacionais e ajustar os planos conforme necessário.

Dica: As 12 melhores ferramentas de planejamento estratégico

2. Planejamento Tático

O planejamento tático serve como a ponte entre a visão estratégica de longo prazo e as operações diárias. Este tipo de planejamento foca no médio prazo, geralmente de um a três anos, e é direcionado para as unidades ou departamentos dentro de uma organização. 

O objetivo é desenvolver táticas ou estratégias específicas que os departamentos devem seguir para contribuir para os objetivos estratégicos da empresa.

Principais etapas do planejamento tático

  1. Alinhamento departamental: Garanta que cada departamento entenda como suas funções e objetivos específicos se encaixam na estratégia geral da empresa;
  2. Desenvolvimento de estratégias: Cada departamento deve desenvolver suas próprias estratégias táticas que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da organização;
  3. Definição de indicadores de desempenho: Estabeleça métricas claras para avaliar o sucesso das estratégias táticas implementadas;
  4. Revisões periódicas: Realize revisões regulares para avaliar o progresso e fazer ajustes nas estratégias táticas conforme necessário.

3. Planejamento Estratégico

O planificación estratégica é o nível mais alto entre os três tipos de planejamento. Ele foca no longo prazo, geralmente abrangendo um período de três a cinco anos, ou mais, e estabelece a direção geral e os objetivos de longo prazo da organização. 

Este planejamento é sobre onde a empresa quer estar no futuro e como ela vai chegar lá, considerando o ambiente externo e suas capacidades internas.

Principais etapas do planejamento estratégico

  • Análise: Realize uma análise SWOT para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à sua empresa;
  • Definição de Visão e Missão: Estabeleça uma visão clara de onde a empresa quer estar no futuro e sua missão, ou seja, o propósito da sua existência;
  • Estabelecimento de objetivos estratégicos: Defina objetivos claros e mensuráveis que reflitam a visão e missão da empresa;
  • Desenvolvimento de estratégias: Elabore estratégias para alcançar os objetivos estratégicos, considerando os recursos disponíveis e o ambiente externo;
  • Implementação e monitoramento: Execute as estratégias planejadas e monitore o progresso regularmente, fazendo ajustes conforme necessário para permanecer no caminho certo.

Leia mais: Planejamento estratégico, tático e operacional: guia completo para melhores resultados

Dicas para maximizar os resultados com os 3 tipos de planejamento estratégico

Para que as empresas conquistem mais resultados em cada tipo de planejamento — operacional, tático e estratégico — é fundamental adotar abordagens e práticas que otimizem a implementação e execução de cada plano. 

Abaixo, delineamos estratégias para maximizar os resultados com o seu planejamento.

Foco na cultura organizacional

Cultive uma cultura organizacional que valorize a transparência, o comprometimento e a responsabilidade, incentivando a colaboração e o engajamento dos colaboradores.

Estabeleça canais de comunicação eficientes entre os departamentos para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Capacitação 

Invista em treinamentos regulares para garantir que os colaboradores possuam as habilidades necessárias para executar suas tarefas com eficiência.

Integração entre departamentos

Promova a integração e cooperação entre diferentes departamentos, facilitando a troca de informações e recursos, o que pode aumentar a eficácia das estratégias táticas.

Melhoria Contínua

Adote práticas de melhoria contínua, como o Lean ou o Six Sigma, para otimizar processos e reduzir desperdícios, melhorando a eficiência operacional.

Monitoramento 

Utilize sistemas de gestão que permitam o monitoramento em tempo real do desempenho operacional e ofereçam feedback instantâneo, possibilitando ajustes rápidos quando necessário.

Análise externa e interna

Realize análises SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) regulares para entender melhor o ambiente interno e externo, adaptando estratégias conforme necessário para aproveitar oportunidades e mitigar riscos.

Gestão baseada em dados

Tome decisões baseadas em dados, utilizando análises e relatórios para orientar ações e ajustes nos planos operacionais, táticos e estratégicos.

Uso de tecnologia

Adote soluções tecnológicas, como softwares de planejamento estratégico, que integrem os diferentes tipos de planejamento, proporcionando uma visão holística da organização.

Como o Scopi pode ajudar?

Cada tipo de planejamento estratégico desempenha um papel crucial na condução de uma empresa ao sucesso. Ao compreender e implementar cada um desses planejamentos, as organizações podem garantir que suas ações estejam alinhadas com seus objetivos de médio e longo prazo, maximizando assim a eficiência e eficácia operacional. 

O software de planejamento estratégico Scopi foi projetado para ajudar sua empresa a navegar por esses diferentes tipos de planejamento, proporcionando uma plataforma integrada para planejar, executar e monitorar suas estratégias em todos os níveis da organização. 

Portanto, o Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, gestão de projetos e processos. Não deixe de conhecer!

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *