Entender o que é e como aplicar uma estratégia organizacional é de suma importância para que as empresas consigam ser bem sucedidas. É preciso avaliar quais são os objetivos, para em seguida encontrar o melhor caminho e recursos para chegar lá.
Mas afinal, como fazer isso? Ao longo deste artigo apresentamos informações importantes sobre estratégia organizacional. Continue lendo e confira:
- O que é estratégia organizacional e qual a sua importância?
- Passo a passo para elaboração de uma estratégia organizacional
- Principais tipos de estratégia organizacional
- Como o Scopi pode ajudar na sua estratégia organizacional?
O que é estratégia organizacional e qual a sua importância?
A estratégia organizacional é basicamente um conjunto de ações que são planejadas com intuito de alcançar objetivos específicos.
Listamos abaixo algumas pontos-chave dessas estratégias:
- Definição de metas e objetivos claros e alinhados com a visão e missão da empresa;
- Alocação ideal de recursos. Isso inclui a distribuição de recursos financeiros, humanos e materiais, bem como a identificação de áreas de investimento prioritárias;
- Identificação de oportunidades e ameaças tanto internas quanto externas;
- Incentivo à inovação e a adaptação às mudanças do mercado, ajudando a identificar tendências emergentes e explorar novas oportunidades;
- Alinhamento entre os diferentes departamentos e equipes da empresa, garantindo que todos estejam trabalhando em conjunto para alcançar os objetivos estabelecidos.
Tendo em vista todos os pontos citados, é papel dos gestores investirem tempo e recursos na elaboração e execução de uma estratégia organizacional sólida e coerente, garantindo o crescimento e a prosperidade de seus negócios.
– Leia também: Planejamento estratégico: entenda o que é e como fazer
Passo a passo para elaboração de uma estratégia organizacional
Criar uma estratégia organizacional eficiente é um processo que requer planejamento, análise e envolvimento de todos os níveis da organização.
Abaixo criamos um passo a passo para auxiliar no desenvolvimento da sua gestão estratégica organizacional.
1. Tenha claro a visão, missão e valores da empresa
É fundamental que seu negócio tenha bem claro qual é a sua visão de longo prazo, sua missão (o propósito central) e os valores que guiarão as ações e decisões.
Afinal, esses elementos servirão como base para o desenvolvimento da estratégia.
2. Analise o ambiente interno e externo
Realize uma Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) para identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças relacionados à empresa e ao ambiente de negócios.
Considere também outras ferramentas, como a Análise PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal), para uma visão mais ampla do contexto.
– Leia também: Análise SWOT cruzada (TOWS): como aplicar essa ferramenta em seu negócio?
3. Estabeleça os objetivos estratégicos
Com base na análise SWOT e na visão, missão e valores da empresa elaborada anteriormente, defina os objetivos estratégicos de longo prazo que a organização pretende alcançar.
Lembre-se que os objetivos devem ser claros, específicos, mensuráveis e, claro, realistas.
4. Desenvolva estratégias e ações
Crie os planos de ação que irão viabilizar a conquista dos objetivos estratégicos, com as previsões de datas e os responsáveis.
Lembre-se sempre de vinculá-los aos objetivos estratégicos e definir uma priorização.
5. Definir metas e indicadores de desempenho
Defina as metas (métricas financeiras, de marketing, de recursos humanos etc) a serem conquistadas para cumprimento dos respectivos objetivos estratégicos. Tenha cuidado para não impor metas absurdas e impossíveis de serem atingidas.
Além disso, é importante também criar os indicadores que permitirão o monitoramento das metas. Se a empresa tem uma meta de alcançar um determinado valor de faturamento, por exemplo, um dos indicadores a serem monitorados é o faturamento.
Você também deve distribuir as metas e os indicadores para os colaboradores para que cada colaborador tenha consciência da sua responsabilidade e importância.
– Leia também: 6 KPIs de marketing que todo gestor deve acompanhar
6. Revisão e ajustes
Com base nos resultados obtidos e nas mudanças no ambiente interno e externo, revise e ajuste a estratégia conforme necessário. Isso garantirá que a empresa se mantenha no caminho certo para alcançar seus objetivos e se adapte às novas circunstâncias.
Realize reuniões semanais de equipe onde cada área da empresa faz a sua reunião e avalia os seus números, o que foi feito na semana anterior e quais serão as prioridades da semana.
Além disso, não se esqueça de redefinir periodicamente o SWOT, os objetivos estratégicos, as metas e os planos de ação sempre que julgar necessário.
Principais tipos de estratégia organizacional
Existem diversos tipos de estratégia organizacional, cada uma focada em diferentes aspectos do negócio e adequada para diferentes situações e objetivos distintos. Citamos alguns deles:
1. Estratégias de crescimento
As estratégias de crescimento visam aumentar a escala, o alcance e o impacto de uma empresa no mercado, e geralmente estão entre as mais utilizadas pelas empresas. Elas podem ser divididas em:
- Crescimento orgânico: envolve o crescimento da empresa por meio de investimentos internos, como a expansão de instalações, o aumento da capacidade produtiva ou o lançamento de novos produtos e serviços;
- Crescimento inorgânico: inclui fusões, aquisições e parcerias com outras empresas, permitindo um crescimento mais rápido e a entrada em novos mercados ou segmentos.
2. Estratégias de inovação
As estratégias de inovação buscam promover a criação e a implementação de novos produtos, serviços, processos ou modelos de negócio que agreguem valor à empresa. Isso pode incluir inovações incrementais, que melhoram o que já existe, ou inovações radicais, que criam soluções disruptivas e revolucionárias.
3. Estratégias de sustentabilidade
Essas estratégias estão focadas em garantir a viabilidade de longo prazo da empresa, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais.
A sustentabilidade pode ser incorporada em todas as áreas da organização, promovendo práticas responsáveis e buscando equilibrar os interesses de todos os stakeholders.
– Leia também: Sustentabilidade empresarial: o que é, importância e como desenvolvê-la
4. Estratégias competitivas
Essas estratégias estão focadas em estabelecer e manter vantagem competitiva no mercado. O modelo de Michael Porter é um dos mais conhecidos e identifica três estratégias competitivas genéricas:
- Liderança em custos: visa minimizar os custos de produção e operação, permitindo que a empresa ofereça preços mais baixos aos consumidores e conquiste participação de mercado;
- Diferenciação: foca em criar e oferecer produtos e serviços únicos e inovadores que se destaquem da concorrência;
- Foco ou nicho: concentra-se em atender a um segmento específico do mercado, compreendendo suas necessidades e preferências e oferecendo produtos ou serviços personalizados.
Como o Scopi pode ajudar na sua estratégia organizacional?
O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as metas, os objetivos e os planos de ação. Além disso ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações.
Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.
Aproveite para conhecer mais sobre o software Scopi e tenha o seu modelo de gestão estratégica estruturado.