Tendências de e-commerce para potencializar o planejamento em 2020

2020 já está chegando junto com novas tendências que estão transformando o mercado de e-commerce. Se seu ano de 2019 correu bem, tenho certeza que é por que você se planejou devidamente e antecipadamente.

O planejamento é simplesmente um processo de ações para definir melhor as estratégias e objetivos para uma empresa seguir e alcançar. O planejamento é essencial para qualquer tipo de negócio, especialmente os e-commerces, pois ele dá uma base muito melhor e mais completa para alcançar as metas e objetivos da sua loja virtual.

Além disso, definir o caminho que sua empresa seguirá para conseguir certos objetivos faz com que os funcionários se sintam mais motivados, proativos e até mais envolvidos na sua causa!

Se você já está por dentro da importância do planejamento para sua loja virtual, confira quais são as tendências para 2020 para potencializar suas vendas e estratégias, a fim de lucrar muito mais no ano novo! Continue lendo!

Tendências de e-commerce para potencializar o planejamento

Para potencializar seu planejamento existem algumas tendências que já são usadas por muitos varejistas, confira!

Canvas Modelo de Negócio

Canvas significa “moldura” e é o nome de uma ferramenta de avaliação de negócios. Simplificando, ela consiste em um quadro dividido em várias sessões, em que podem ser listados os elementos do seu plano de negócios para e-commerce. Esse quadro inclui:

  • Fontes de receita: a parte que oferece lucro.
  • Recursos: tudo que deve ser reunido para entregar valor.
  • Segmentos de clientes: grupos que serão seu foco.
  • Canais: meios que o cliente usa para acessar seu produto.
  • Atividade-chave: o que deve ser feito para entregar valor.
  • Relacionamento: modo para lidar com os clientes.
  • Proposta de valor: aquilo que tem valor para os seus clientes.
  • Custos: todo o gasto de manutenção.
  • Parcerias: quais atividades são destinadas para outra empresa.

Seguir e realizar toda essa análise tornará seu planejamento mais eficiente, prático e organizado para ter mais noção dos processos em seu e-commerce.

Em resumo, os benefícios de desenhar o Canvas da sua empresa são muito vantajosos. Ele agiliza e facilita o processo estratégico e traz organização e objetividade para a empresa.

Gestão de várias áreas do seu comércio em um só lugar

Uma tendência para potencializar o planejamento de e-commerces em 2020 são os softwares que integram tudo que uma loja virtual pode precisar para colocar em prática o planejamento estratégico e conquistar objetivos. São muitos os modelos pela web, escolha aquele que tem a cara do seu negócio!

Sumário executivo

O sumário executivo é um resumo de todo o seu negócio, onde você coloca todas as informações importantes. Você deve incluir:

  • Descrição: o que é o seu negócio e seus diferencial, detalhes de como sua empresa funciona;
  • Operações: como sua loja irá operar, qual plataforma utilizará, domínio, formas de pagamento e entrega, etc;
  • Missão: seus propósitos;
  • Objetivos: conquistas que deseja alcançar;
  • Modelo de negócio: B2B, B2C, físico, digital, atacadista, varejista, etc;
  • Segmento de clientes: perfil do seu público de modo específico;
  • Investimento: valor para investimento disponível;
  • Produtos e serviços:  quais produtos e/ou serviços sua empresa oferecerá, e quais benefícios esses trarão para seus clientes e valor emocional deles;
  • Custos: defina o valor líquido e básico dos seus custos e qual será o valor bruto final para seus clientes;
  • Plano operacional: horário de funcionamento, equipe, lugar de operação;
  • Realizações: verificar as métricas importantes para medir o crescimento de sua loja.

Tendências de e-commerce para adicionar às suas inovações

As tendências de e-commerce para 2020 são muitas, várias delas precisam estar no seu planejamento. Por isso, separamos algumas inovações para potencializar suas vendas neste ano que se inicia e fazer sua loja virtual crescer!

Mobile

As vendas mobile estão dominando o comércio virtual a algum tempo. O mobile tem sido responsável pela expansão das vendas online, através da popularização dos smartphones

Por isso, investir nesse novo módulo de venda é muito importante, além de disponibilizar uma incrível experiência para o cliente, o design para mobile pode posicionar sua loja virtual no Google de forma muito melhor, aumentando seus acessos e até suas vendas!

Seu produto deve estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, por que isso faz o consumidor se aproximar da sua loja, podendo aumentar as chances de compra. Ademais, é preciso ser omnichannel, seja por redes sociais, site, blog ou através de ações de experiências de compra e venda, e isso nos leva ao próximo item!

Omnichannel

Oferecer diversos canais de atendimento para o consumidor é uma tendência de mercado antiga, mas que agora é essencial para qualquer e-commerce que deseja se destacar e continuar crescendo.

Essa tendência forte é uma ação que você já devia estar seguindo, mas se não, ainda dá tempo! Leve sua loja para as redes sociais em que seu público alvo está presente, seja no Instagram ou no LinkedIn! Chats de mensagem também são muito importantes, use o Whatsapp Business ao seu favor.

usuário conversar com empresa pelo chat

Ao ter sua marca em todos os lugares pela web, você terá mais credibilidade e suas vendas poderão aumentar! Por essa razão, insira o investimento em omnichannel no seu planejamento para 2020!

Assistentes virtuais

Uma tendência para 2020 é a rapidez e praticidade no atendimento dos clientes, para isso invista no atendimento realizado por chatbots automatizados e bots de atendimento inteligentes. Ao otimizar o atendimento, os bots diminuem o fluxo de solicitações repetidas.

Afinal, apostar na utilização de bots de atendimento é uma estratégia interessante, que pode poupar tempo e dinheiro de sua empresa. Se você ainda não tem o orçamento suficiente, utilize o planejamento para cortar e economizar certos custos e economizar dinheiro para esse importante e vantajoso investimento!

Além disso, algumas ferramentas como o Whatsapp Business ou o Facebook para empresas, podem agilizar o atendimento inicial, facilitando muito a sua vida em 2020! 

Marketplace

Até 2020, estima-se que os marketplaces serão responsáveis por 40% do mercado de varejo, pois eles aumentam a lealdade do cliente, o ticket médio do vendedor e têm maior credibilidade. As vantagens de se vender nos marketplaces são muitas!

Eles dão visibilidade para o seu negócio por causa da sua grande quantidade de visitas, além de transmitirem confiança aos usuários, pois os marketplaces são muito conhecidos.

Porém, lembre-se de que vender somente pelos marketplaces pode ser um risco, pois causa certa dependência. A mudança de regras, aumento das taxas, porcentagem sobre vendas e comissões podem vir a pesar no bolso. Por essa razão, invista também em uma loja virtual, para criar seus próprios clientes e tornar sua marca conhecida.

pessoa comprando em marketplace

Tudo isso pode não ser novidade, pois a tendência é que as novidades que chegaram nos últimos anos se tornem realidade aplicada. O cliente busca, cada vez mais, facilidades e experiência personalizada, e isso o e-commerce é capaz de realizar, através de um relacionamento contínuo e próximo durante a jornada de compra.

Em resumo, nada impede você de ter sua empresa, seu negócio, seu e-commerce, mas investir também em marketplaces fará muito bem no crescimento da sua loja. Por isso, adicione mais este item no seu planejamento para 2020: se cadastrar em marketplaces.

A iSET, por exemplo, possibilita a integração com marketplaces, adicionando sua loja aos mais diversos marketplaces disponíveis no mercado. Também possui sincronia total de todos os novos pedidos efetuados nos marketplaces conectados a partir de uma  captura automática pela plataforma.

Toda a gestão de estoque ocorre de forma automática nas lojas hospedadas na iSET, o que impede que haja quebra de estoque e sempre que um produto sincronizado sofre alteração, a plataforma atualiza automaticamente dentro de todos os Marketplaces conectados, legal não é?

Espero que as dicas do post tenham sido úteis para você e que sua loja virtual tenha muito sucesso no ano de 2020! Ao seguir as tendências de e-commerce você poderá potencializar o seu planejamento para o novo ano

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