Conheça a Técnica dos 5 Porquês e saiba como aplicá-la no seu negócio!
Mecanismos para detectar falhas são indispensáveis para quem deseja crescer. As falhas acontecem em qualquer departamento de uma empresa: administração, vendas, marketing, produção, recursos humanos… E, além de prejudicarem a qualidade das entregas, geram retrabalho e perda de produtividade.
Identificar uma falha é o primeiro passo para encontrarmos uma solução. Porém, é fundamental pensar suas causas. Montar um quebra-cabeças que leve à raiz do problema partindo dos porquês.
Sabe um jeito fácil de fazer isso? Perguntar-se repetidas vezes o porquê de tal falha, o porquê de tal problema.
Ao fazermos isso estamos aplicando uma famosa técnica, a Técnica dos 5 porquês.
Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre essa metodologia:
- O que é a Técnica dos 5 Porquês?
- Como nasceu o 5 Porquês?
- Como funciona a metodologia dos 5 Porquês?
- Exemplo dos 5 Porquês
- A relação dos 5 Porquês com o FCA
- Quero saber mais sobre a teoria!
O que é a Técnica dos 5 Porquês?
Ao definir um problema, você consegue – de uma forma lógica – ir respondendo aos porquês que correspondem a raiz deste problema, o qual também é chamado de “Efeito indesejado”.
Esta técnica pode ser empregada em qualquer contexto. Imagine que há três meses sua empresa não atinge a meta. A Técnica dos Cinco Porquês pode ajudar a identificar o que, de fato, está causando esse problema.
A partir desta identificação, será mais fácil definir ações que possam atacar as causas do problema. Lembrando que é bastante comum um problema ter mais de uma causa.
– Leia também: Análise de Causa Raiz (ACR): o que é, como fazer e ferramentas utilizadas na metodologia
Como nasceu o 5 Porquês?
Nos anos 70, Taiichi Ohno, fundador da Toyota, popularizou sua Teoria dos 5 Porquês dos problemas.
Ele, além de fundador da Toyota, também é o criador do Kanban, aquele método incrível de organização de tarefas.
Na própria Toyota, a Metodologia dos 5 porquês é empregado para detectar as causas dos problemas e os impactos que geram nas cadeias produtivas.
Detectar as causas e remediar: esse é o objetivo.
Como funciona a metodologia dos 5 Porquês?
A metodologia é simples e funciona assim: a partir da definição de um problema, perguntamos o porquê este problema está ocorrendo. A cada pergunta, recebemos uma resposta que leva à próxima pergunta. O normal é fazer 5 perguntas para encontrar o causador primeiro de um problema.
Ao final de tudo, se você não encontrar respostas concretas e definitivas, ao menos terá pistas de quais problemas estão no seu caminho e precisam ser resolvidos.
É possível, inclusive, que você acabe até descobrindo outros pontos que nem imaginava que estavam atrapalhando o seu negócio…
Exemplo dos 5 Porquês: veja e saiba como usar
PROBLEMA: Não estamos conseguindo por em prática o planejamento estratégico
- Por que não estamos conseguindo por em prática o planejamento?
Resposta: Porque estamos falhando no acompanhamento.
- Por que estamos falhando no acompanhamento?
Resposta: Porque a equipe não está conseguindo atualizar as planilhas com os dados.
- Por que não estão conseguindo atualizar as planilhas?
Resposta: Porque é um processo complexo e o ideal seria ter um sistema integrado.
- Por que não tem um sistema adequado?
Resposta: Porque ter um sistema ainda não é uma prioridade.
- Por que não é uma prioridade?
Resposta: Porque os gestores precisam ser convencidos disso.
Conclusão
Ao fim ao cabo, a razão pela qual não se consegue por em prática o planejamento estratégico reside na falta de uma priorização que depende dos gestores.
A relação dos 5 Porquês com o FCA
Quando você tem uma meta e não consegue alcançá-la, precisa intervir, planejando uma ação corretiva. Aí entra o FCA e o 5 Porquês. O FCA é a análise do Fato, da Causa e a definição da Ação. Exemplo:
- FATO: Não estamos alcançando a meta de vendas;
- CAUSA: Falta de uma melhor divulgação do produto;
- AÇÃO: Vamos investir mais no marketing do produto.
A causa do FCA pode ser desdobrada nos 5 Porquês. No exemplo anterior, outras causas podem estar por trás da causa citada. A falta de uma melhor divulgação pode ser causada por falta de investimento, mas também por falta de qualidade da equipe do marketing. É por isso que devemos aprofundar nas causas perguntando o porquê do porquê, como sugere a Técnica dos 5 Porquês.
Agora, uma dica: o software de planejamento e gestão estratégica Scopi trabalha com o FCA e permite a análise de múltiplas causas, ou seja, diversos porquês. Para saber mais sobre o FCA e o Planejamento Estratégico, entre em contato!
Conclusão
A Técnica dos 5 Porquês é uma metodologia poderosa que permite chegar à raiz de um problema e compreender detalhadamente suas causas.
Ao investigar cada “porquê,” as empresas podem identificar problemas que muitas vezes passam despercebidos e, assim, definir ações mais assertivas para solucioná-los.
Esse método simples e acessível pode ser aplicado em qualquer área da empresa, promovendo melhorias contínuas e ajudando a evitar problemas recorrentes.