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Home > Técnica dos 5 Porquês: o que é, como funciona e exemplos

Técnica dos 5 Porquês: o que é, como funciona e exemplos

  • outubro 29, 2024
  • Marcos Kayser
Técnica dos 5 Porquês: o que é, como funciona e exemplos da metodologia

Conheça a Técnica dos 5 Porquês e saiba como aplicá-la no seu negócio!

Mecanismos para detectar falhas são indispensáveis para quem deseja crescer. As falhas acontecem em qualquer departamento de uma empresa: administração, vendas, marketing, produção, recursos humanos… E, além de prejudicarem a qualidade das entregas, geram retrabalho e perda de produtividade.

Identificar uma falha é o primeiro passo para encontrarmos uma solução. Porém, é fundamental pensar suas causas. Montar um quebra-cabeças que leve à raiz do problema partindo dos porquês.

Sabe um jeito fácil de fazer isso? Perguntar-se repetidas vezes o porquê de tal falha, o porquê de tal problema.

Ao fazermos isso estamos aplicando uma famosa técnica, a Técnica dos 5 porquês.

Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre essa metodologia:

  • O que é a Técnica dos 5 Porquês? 
  • Como nasceu o 5 Porquês?
  • Como funciona a metodologia dos 5 Porquês?
  • Exemplo dos 5 Porquês
  • A relação dos 5 Porquês com o FCA
  • Quero saber mais sobre a teoria!

O que é a Técnica dos 5 Porquês? 

Ao definir um problema, você consegue  – de uma forma lógica – ir respondendo aos porquês que correspondem a raiz deste problema, o qual também é chamado de “Efeito indesejado”.

Esta técnica pode ser empregada em qualquer contexto. Imagine que há três meses sua empresa não atinge a meta. A Técnica dos Cinco Porquês pode ajudar a identificar o que, de fato, está  causando esse problema.

A partir desta identificação, será mais fácil definir ações que possam atacar as causas do problema. Lembrando que é bastante comum um problema ter mais de uma causa.

– Leia também: Análise de Causa Raiz (ACR): o que é, como fazer e ferramentas utilizadas na metodologia

Como nasceu o 5 Porquês?

Nos anos 70, Taiichi Ohno, fundador da Toyota, popularizou sua Teoria dos 5 Porquês dos problemas.

Ele, além de fundador da Toyota, também é o criador do Kanban, aquele método incrível de organização de tarefas.

Na própria Toyota, a Metodologia dos 5 porquês é empregado para detectar as causas dos problemas e os impactos que geram nas cadeias produtivas.

Detectar as causas e remediar: esse é o objetivo.

Como funciona a metodologia dos 5 Porquês?

A metodologia é simples e funciona assim: a partir da definição de um problema, perguntamos o porquê este problema está ocorrendo. A cada pergunta, recebemos uma resposta que leva à próxima pergunta. O normal é fazer 5 perguntas para encontrar o causador primeiro de um problema.

Ao final de tudo, se você não encontrar respostas concretas e definitivas, ao menos terá pistas de quais problemas estão no seu caminho e precisam ser resolvidos.

É possível, inclusive, que você acabe até descobrindo outros pontos que nem imaginava que estavam atrapalhando o seu negócio…

Exemplo dos 5 Porquês: veja e saiba como usar

PROBLEMA: Não estamos conseguindo por em prática o planejamento estratégico

  1. Por que não estamos conseguindo por em prática o planejamento?

Resposta: Porque estamos falhando no acompanhamento.

  1. Por que estamos falhando no acompanhamento?

Resposta: Porque a equipe não está conseguindo atualizar as planilhas com os dados.

  1. Por que não estão conseguindo atualizar as planilhas?

Resposta: Porque é um processo complexo e o ideal seria ter um sistema integrado.

  1. Por que não tem um sistema adequado?

Resposta: Porque ter um sistema ainda não é uma prioridade.

  1. Por que não é uma prioridade?

Resposta: Porque os gestores precisam ser convencidos disso.

Conclusão

Ao fim ao cabo, a razão pela qual não se consegue por em prática o planejamento estratégico reside na falta de uma priorização que depende dos gestores.

A relação dos 5 Porquês com o FCA

Quando você tem uma meta e não consegue alcançá-la, precisa intervir, planejando uma ação corretiva. Aí entra o FCA e o 5 Porquês. O FCA é a análise do Fato, da Causa e a definição da Ação. Exemplo:

  1. FATO: Não estamos alcançando a meta de vendas;
  2. CAUSA: Falta de uma melhor divulgação do produto;
  3. AÇÃO: Vamos investir mais no marketing do produto.

A causa do FCA pode ser desdobrada nos 5 Porquês. No exemplo anterior, outras causas podem estar por trás da causa citada. A falta de uma melhor divulgação pode ser causada por falta de investimento, mas também por falta de qualidade da equipe do marketing. É por isso que devemos aprofundar nas causas perguntando o porquê do porquê, como sugere a Técnica dos 5 Porquês.

Agora, uma dica: o software de planejamento e gestão estratégica Scopi trabalha com o FCA e permite a análise de múltiplas causas, ou seja, diversos porquês. Para saber mais sobre o FCA e o Planejamento Estratégico,  entre em contato!

Conclusão

A Técnica dos 5 Porquês é uma metodologia poderosa que permite chegar à raiz de um problema e compreender detalhadamente suas causas.

Ao investigar cada “porquê,” as empresas podem identificar problemas que muitas vezes passam despercebidos e, assim, definir ações mais assertivas para solucioná-los.

Esse método simples e acessível pode ser aplicado em qualquer área da empresa, promovendo melhorias contínuas e ajudando a evitar problemas recorrentes.

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Picture of Marcos Kayser
Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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