Síndrome do Bombeiro na gestão estratégica

A Síndrome do Bombeiro atinge muitos gestores, principalmente aqueles que perdem muito tempo apagando incêndios. Incêndios que se traduzem em problemas e tarefas que poderiam ser evitadas se houvesse um bom planejamento. Uma das consequências é que o gestor acaba sendo muito operacional e pouco estratégico.

Antes de começar nossa conversa, é bom salientar que honramos a profissão de bombeiro. Apenas recorremos a um jogo de linguagem, que cita o bombeiro, para ilustrar que mais vale prevenir do que remediar, como tantas vezes já ouvimos falar.

O próprio bombeiro prefere trabalhar na prevenção de um incêndio do que apagá-lo. Então por que não adotar o mesmo perfil preventivo no seu negócio, não é mesmo? 

E você, se identifica com a Síndrome do Bombeiro?

Você deve estar se perguntando: será que eu tenho a síndrome do bombeiro?

A Síndrome do Bombeiro é quando você precisa se envolver na solução de problemas, que poderiam ter sido previstos na fase do planejamento. Como não houve planejamento, não houve também a previsão de problemas, que poderiam ter sido evitados.

Como prevalece a cultura de não planejar, a própria solução para o problema que surgiu pela falta de planejamento é tratada sem um planejamento, fazendo com que um novo problema surja.

Na tentativa de resolver um problema, se cria outros. Até que a solução final seja encontrada, muitas tentativas serão realizadas, gerando desperdício de recursos humanos e financeiros, fora a perda de oportunidades.

A maioria dos contratempos que acontecem, existem pela ausência de uma visão e atitude mais estratégica. O planejamento é estratégico consiste em pensar na frente. Primeiro avaliar impactos e ameaças, depois sistematizar o que será feito, em quanto tempo, por quem e a que custo.

É durante esse processo que percebemos algo que parecia ser muito bom, mas na verdade não é tanto assim. Muitas vezes é na fase do planejamento que nos damos conta que uma ação não é viável e a decisão de não realizá-la evita equívocos e retrabalho.

Planejamento Estratégico é um investimento

Tempo é dinheiro e você não pode incorrer no erro de perder ambos quando quer o contrário, ter mais tempo e ganhar mais dinheiro. Apesar de todos os benefícios que um bom planejamento traz, ele ainda é visto muito mais como um custo do que um investimento.

O que é um grande equívoco, pois sem planejamento, não há como enfrentar os imprevistos e as perdas são muito maiores. O tempo investido em planejar, sempre será menor do que aquele de quando se age sem planejamento para conquistar o melhor resultado.

O resultado de desprezar a etapa do planejamento pode vir no curto ou longo prazo. Entregas de trabalhos com atraso, clientes insatisfeitos com a qualidade de seus serviços, entre outras consequências podem, inclusive, afetar a imagem da empresa diante de seus consumidores. É assim que a empresa literalmente “se queima”.

Em suma, a falta do hábito de planejar gera perdas muito maiores a ponto de comprometer a gestão do seu negócio.

Deixe o trabalho do bombeiro para o bombeiro!

As empresas têm muito mais sucesso e reconhecimento quando os seus gestores conseguem romper com a cultura da falta de planejamento e assumem um papel muito mais de engenheiro do que bombeiro.

Criar o hábito de planejar antes de sair fazendo é fundamental para uma organização atingir suas metas e chegar aonde deseja. Se planejar dá trabalho, pagar incêndios dá mais trabalho ainda. É uma questão cultural que pode ser superada com uso de tecnologias especializadas em planejamento.

O Scopi é um software de planejamento estratégico que pode auxiliar sua empresa nessa mudança. Intuitivo e fácil de usar, com ele é possível criar, executar e acompanhar o planejamento estratégico em um só lugar. Dessa forma, sua empresa começa agir de forma preventiva, evitando que incêndios aconteçam o tempo todo.

5 respostas

  1. Prezado Marcos: primeiramente parabéns pelo assunto abordado. O mesmo é de alta relevância para todo aquele que gere e administra um negócio. Na realidade somos envolvidos pelo ‘imediatismo” e não nos preocupamos em dar a devida atenção ao planejamento tão necessário para qualquer atividade que tenhamos que desenvolver, pois é atravfés do planejamento que podemos prever suas fases bem como flexifilizar tempo para um possível ajuste de rota. Obrigado por compartilhar conosco suas ideías. forte abraço,

  2. Marcos, Sensacional seu post. “Tento” trabalhar com isso a anos, levando o planejamento a clientes e vejo as dificuldades encontradas e difíceis de serem ultrapassadas. Parabéns! Gostaria muito de poder conversar mais com vc sobre esse assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *