É muito comum que as pessoas façam confusão com o conceito de plano de ação e planejamento estratégico. Porém, apesar deles estarem conectados, há diferenças substanciais.
Preparamos este artigo para esclarecer as principais distinções entre ambos conceitos. Continue lendo e confira:
- Diferenças entre plano de ação e planejamento estratégico
- O que é plano de ação?
- O que é planejamento estratégico?
- Dicas para colocar o seu plano de ação e planejamento estratégico em prática
Diferenças entre plano de ação e planejamento estratégico
Basicamente, a principal diferença entre planejamento estratégico e plano de ação é o fato de um ser mais um direcionamento geral, enquanto o outro trata das formas que essa ideia será colocada em prática.
Podemos pensar da seguinte forma: o planejamento estratégico é como se fosse um mapa de rota de uma viagem que visa um destino (objetivo) compartilhado com todas as partes interessadas (stakeholders).
Enquanto isso, o plano de ação é a definição do melhor caminho para que isso aconteça. Isto é, para chegar ao destino/objetivo final, deve-se traçar um modo para alcançá-lo de forma mais organizada, rápida e eficaz. Desta forma, percebe-se que o plano de ação é um elemento do planejamento estratégico.
O que é plano de ação?
Um plano de ação é a descrição do passo a passo que será trilhado para atingir um objetivo. Isso deve ser sistematizado com todas as informações sobre as ações a serem executadas num intervalo de tempo.
Requisitos de um plano de ação
Para a elaboração de um plano de ação, deve-se incluir informações como:
- Descrição da ação em si;
- Prazos para início e fim de cada atividade;
- Designação de pessoas responsáveis por cada tarefa;
- Orçamento disponível;
- Previsão de riscos e planos de contingência.
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um processo que ajuda as organizações a definirem quem são, onde estão, onde querem chegar e o que será feito para chegar lá.
Portanto, como já mencionado, o planejamento estratégico serve como uma espécie de roteiro que vai direcionar a execução das ações de todos os setores da empresa. Para que isso seja possível são analisados vários cenários, além de serem estabelecidas metas e claro, os planos de ação que ditarão qual é o caminho até os objetivos.
Requisitos de um planejamento estratégico
Para a elaboração de um plano estratégico, deve-se incluir informações como:
- Análise crítica do cenário da empresa e do mercado;
- Definição da filosofia e diretrizes;
- Definição de metas e indicadores-chave de desempenho;
- Criação de planos de ação;
- Monitoramento e avaliação constante dos resultados.
– Leia também: 5 modelos de planejamento estratégico para empresas
Dicas para colocar o seu plano de ação e planejamento estratégico em prática
Abaixo listamos algumas dicas que são importantes para ter sucesso, tanto na elaboração do seu planejamento estratégico, quanto na criação e execução dos planos de ação. Confira:
1. Planos de ação vinculados aos objetivos estratégicos
Na hora de criar seus planos de ação é fundamental certificar que eles estejam vinculados com os objetivos estratégicos da empresa. Isto é, eles devem ser pensados de modo a viabilizar o atingimento do objetivo.
Por exemplo, digamos que um objetivo da sua empresa seja aumentar o número de clientes fidelizados. Logo, você pode traçar planos como criação de canais de relacionamento mais próximos, pacote de benefícios para compras recorrentes, entre outros.
Uma dica importante é determinar um nível de prioridade para cada plano de ação. Qual deles é mais importante para conquistar os resultados? Qual ação deve ser executada primeiro?
2. Definição das metas e indicadores
A definição das metas a serem conquistadas para cumprimento dos respectivos objetivos estratégicos é uma das etapas mais importantes durante a elaboração do seu planejamento estratégico. Mas, é importante ter cuidado para não impor metas absurdas e impossíveis de serem atingidas.
– Leia também: Meta SMART: o que é e como ela pode ajudar na definição de metas do planejamento
Os indicadores criados irão permitir o monitoramento das suas metas. Por exemplo, se a empresa tem uma meta de alcançar um determinado valor de faturamento, um dos indicadores a serem monitorados é o faturamento e este ainda pode ser desdobrado em subindicadores (faturamento do produto B, faturamento do produto A).
Para o sucesso do planejamento é fundamental distribuir as metas e os indicadores para os colaboradores para que cada colaborador tenha consciência da sua responsabilidade e importância.
3. Monitore a execução dos planos
Não basta apenas fazer o planejamento estratégico, dar início a execução e deixar por conta de cada um fazer o seu acompanhamento. É preciso fazer um acompanhamento constante e conjunto, envolvendo coordenadores e responsáveis, pessoal do estratégico e do operacional.
Isso é importante pois caso seja necessário realizar mudanças de rotas, é estratégico que elas sejam feitas no momento mais propício e com o engajamento de todos.
4. Analise os resultados
Todo planejamento precisa de uma análise contínua, onde serão avaliados os pontos positivos e negativos da execução das estratégias propostas. Portanto, busque criar uma rotina de monitoramento, pela qual é possível comparar a previsão com o realizado. Procure perceber quais foram os avanços e o que poderia ter sido melhor. É entre erros e acertos que o modelo de gestão vai se aprimorando.
5. Conte com o auxílio de um software de planejamento estratégico
O Scopi oferece um software de gestão de planejamento estratégico, com ferramentas essenciais na hora de acompanhar as metas, os objetivos e os planos de ação. Além disso ajuda na etapa de análise de cenários, anterior à definição dos objetivos e dos planos de ações.
Com o Scopi você consegue fazer o diagnóstico estratégico e identificar riscos, além de acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Outras funções como gestão de processos, projetos e tarefas também estão disponíveis. O Scopi avisa quando algo está por vencer ou atrasado e tem um APP que permite acessar as informações a qualquer momento e de qualquer lugar.
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