Não muito tempo atrás, a menção People Analytics seria recebida com muitos olhares vazios no local de trabalho. Mas, alguns anos depois, a análise de pessoas passou a estar no centro do planejamento estratégico.
O processo decisório sobre pessoas em uma organização é agora, mais do que nunca, analítica e baseada em dados.
Além disso, houve um avanço nos últimos tempos, passando de relatórios de sistemas de RH, número de funcionários, licenças de férias e dados de licença médica para recursos mais avançados, como gerenciamento de talentos e planejamento da força de trabalho.
Para organizações de alto desempenho, ter e utilizar ferramentas assim, com o apoio de um software de planejamento estratégico que funcione bem, é crucial para vencer a guerra por talentos.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre People Analytics com definições, benefícios e ferramentas. Acompanhe!
O que é People Analytics?
People Analytics é a prática de coletar e aplicar dados organizacionais, de pessoas para melhorar os resultados críticos dos negócios. Basicamente, é uma estratégia de gestão de pessoas.
É um processo que permite os departamentos de RH, por exemplo, desenvolverem insights orientados por dados para tomar decisões sobre talentos, processos de força de trabalho e produtividade. Assim, se pode transformá-los em insights acionáveis, para melhorar o desempenho de uma organização.
Os termos análise de pessoas e análise de RH são frequentemente usados de forma intercambiável. No entanto, há uma diferença: a análise de RH implica que os dados são exclusivos dos Recursos Humanos. Por outro lado, o people analytics vai além do RH e inclui finanças, clientes, marketing e outras fontes de dados.
Nem todas as fontes de análise de pessoas vêm de fontes tradicionais de RH, como dados demográficos, de recrutamento e de gerenciamento de desempenho. Você também precisa vasculhar seus dados de CRM, dados financeiros, dados de vendas e vinculá-los ao seu HRIS e outros dados de RH.
A análise de pessoas não opera sozinha, mas sim como parte integrada de uma capacidade de dados maior e vamos falar sobre os benefícios dessa prática a seguir.
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Benefícios do People Analytics
Primeiramente, é importante ressaltar que os dados são mensuráveis e que permitem acompanhamento e mensuração. Ao contrário de decisões baseadas em suposições, ou avaliação não-mensuráveis.
Diante disso, o People Analytics não apenas oferece às organizações uma vantagem competitiva, mas também oferece vários benefícios. Veja os principais.
Tomar decisões baseadas em dados
Ao analisar dados de contratação e melhorar o processo de recrutamento com base nisso, por exemplo, as organizações podem aumentar a eficiência do recrutamento em 80%, e diminuir as taxas de atrito em até 50%.
Em reflexo, você terá equipes mais qualificadas, menores taxas de absenteísmo, melhor execução de tarefas e redução de cursos.
Moldando a estratégia organizacional
A utilização do people analytics permite que as organizações traduzam dados em ação e empreguem práticas baseadas em evidências. Dessa forma, os dados ajudam a melhorar a estratégia organizacional geral.
Desempenho aprimorado
Painéis e tendências que destacam problemas específicos, incluindo colaboração, carga de trabalho, diversidade e inclusão, avaliações de risco no local de trabalho. Esses são processos que melhoram o desempenho e a produtividade no local de trabalho.
Em alguns casos, o uso de People Analytics pode dobrar a produção dos funcionários e, portanto, o desempenho.
Obtendo economia de custos
As organizações podem conseguir isso, por exemplo, por meio da redução da rotatividade e do planejamento otimizado da força de trabalho.
Ao usar essa inteligência artificial, a empresa pode prever, com precisão, quais trabalhadores estão prestes a deixar seus empregos.
Isso permite que eles abordem essas preocupações e trabalhem em outras áreas, como futuras contratações para funções em risco.
Entenda as habilidades dos funcionários
O People Analytics permite que as organizações entendam as habilidades atuais dos colaboradores, as habilidades futuras necessárias de acordo com a necessidade do negócio e, assim, suprir a lacuna de talentos.
Dessa forma, a empresa consegue construir um banco de talentos e criar programas de desenvolvimento com base nas necessidades futuras do negócio.
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Como implementar o People Analytics?
Seja grande, média, ou pequena, independentemente do tamanho da sua empresa, dá para utilizar o People Analytics na estrutura organizacional, com base em dados disponíveis de forma prática.
Para implementar essa estratégia, são necessários os seguintes passos:
Escolha o software
Há excelentes empresas que disponibilizam soluções para realizar a inserção do People Analytics, como o Scopi.
Vale lembrar que, antes de optar por um sistema, é necessário determinar os objetivos e as demandas da empresa para, assim, optar por uma que cumpra os processos com eficiência.
O Scopi, por exemplo, oferece uma demonstração para que você possa visualizar e decidir com mais clareza.
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Fomentando a cultura orientada a dados
Você precisa desenvolver uma cultura em que as pessoas tomem decisões de negócios com base em dados. Isso requer que os dados necessários estejam prontamente disponíveis e sejam válidos para alterar a cultura.
Ele precisa ser evidente em todos os processos de RH, como recrutamento, integração, desligamento, gerenciamento de talentos, aprendizado, desenvolvimento organizacional e gerenciamento da força de trabalho.
Concentre em áreas relevantes e fuja de análises pontuais
É importante focar nas áreas pertinentes para o seu negócio. Isso vai evitar que você fique parado em dados que não são interessantes para a empresa.
Além disso, não fique preso a uma análise pontual que pode levar tempo e ser mais complicado de replicar. Por outro lado, identifique tendências no decorrer do tempo. Com isso, é possível centralizar melhor as ações.
Reconheça que é um processo
Como qualquer novidade, poderá haver uma resistência inicial, o que é natural. É importante continuar a melhorar seu repertório de análise de pessoas.
Soluções novas e avançadas de análise de pessoas estão surgindo todas as semanas, por isso é essencial ficar de olho no que é novo e útil.
Portanto, investir em uma ferramenta de planejamento estratégico, que utilize o People Analytics para criar um plano de ação, é investir no sucesso do seu negócio.
Por isso, comece agora mesmo a utilizar o Scopi, um software de planejamento estratégico que integra, de forma muito simples, o que você precisa para criar e gerenciar seus planos.
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