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Home > Missão, Visão e Valores: o que são, importância e exemplos dessas diretrizes estratégicas

Missão, Visão e Valores: o que são, importância e exemplos dessas diretrizes estratégicas

  • março 26, 2025
  • Marcos Kayser
Empresário montando cubos, representando a missão, visão e valores da empresa na construção de sua identidade

A missão, visão e valores dizem respeito à filosofia de uma organização, servindo como fundamento para todas as decisões e ações que a empresa pretende realizar.  Por isso, a definição de cada uma delas deve ser elaborada de forma estratégica, pensando no presente e também nos objetivos futuros do negócio.

Além disso, missão, visão e valores exercem um papel central na construção da marca da empresa, influenciando diretamente sua reputação e a forma como ela é percebida pelo público.

Neste artigo vamos explicar detalhadamente cada um destes conceitos. Continue a leitura e confira:

  • O que são missão, visão e valores de empresas? 
  • Exemplos de missão, visão e valores
  • A importância das diretrizes de missão, visão e valores na elaboração do PE?
  • Como o software Scopi pode ajudar?

O que são missão, visão e valores de empresas?

Missão, visão e valores de uma empresa são diretrizes institucionais estratégicas que servem como guia para decisões, comportamentos e direcionamentos futuros, refletindo a essência e o propósito do negócio. Entenda cada conceito a seguir.

O que é missão da empresa? 

A missão é a razão pela qual a empresa existe e está relacionada com a solução oferecida ao mercado e consumidores.

É uma parte essencial da estratégia corporativa, uma vez que ela orienta as decisões, ações e comportamentos dos funcionários.

Além disso, a missão deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da empresa, especialmente em organizações que trabalham com metodologias como OKRs (Objectives and Key Results), garantindo coerência entre propósito e metas.

Como definir a missão do seu negócio?

Abaixo listamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de elaborar a missão do seu negócio:

  • Deixe claro o que a empresa faz e sua importância no mercado;
  • Utilize linguagem simples e direta;
  • Crie uma declaração que inspire tanto funcionários quanto stakeholders;
  • Assegure-se de que a missão esteja em sintonia com a imagem da marca;
  • Obtenha opiniões de diferentes partes da organização;
  • Certifique-se de que todos tenham conhecimento da missão da empresa.

O que é visão da empresa?

A visão pode ser entendida como um grande objetivo, que define onde a empresa quer chegar em um determinado período de tempo.

Portanto, diferentemente da missão, que se concentra no presente e no propósito central, a visão é focada no futuro e na direção desejada.

A visão ajuda a guiar uma série de decisões e estratégias, pois elas devem estar alinhadas com esse propósito central da empresa.

Ela também serve como fonte de inspiração e motivação, tanto para colaboradores quanto para o mercado, reforçando o posicionamento da marca e os objetivos de longo prazo.

Como definir a visão?

Vejam algumas dicas a seguir:

  • Visualize onde a empresa quer estar em um período específico (5, 10, 20 anos);
  • Crie uma declaração que motive e inspire a equipe e os stakeholders;
  • Certifique-se de que a visão esteja em sintonia com os valores e a cultura da empresa;
  • Defina objetivos que sejam ambiciosos, mas realistas e alcançáveis;
  • Identifique o que tornará a empresa única ou líder em seu segmento;
  • Assegure-se de que a visão esteja alinhada com a missão da empresa;
  • A visão deve ser revisada e ajustada conforme necessário para permanecer relevante;
  • Compartilhe a visão com toda a organização e garanta que seja compreendida e aceita.

– Leia também: Objetivos estratégicos: o que são, como defini-los e exemplos

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O que são valores da empresa?

Os valores são os ideais que movem a organização, definindo com elas devem se portar no mercado e na sociedade. Eles definem a cultura, ética e normas da empresa, e representam o que a organização considera mais importante em sua conduta e operações diárias.

Os valores servem para ditar a cultura organizacional do negócio, portanto, são úteis, por exemplo, no recrutamento de novos funcionários, uma vez que é preciso identificar pessoas que possuem fit com os valores da empresa.

Atualmente, muitas empresas têm revisado seus valores para refletir compromissos com diversidade, inclusão, responsabilidade ambiental e governança — os chamados princípios ESG (Environmental, Social and Governance). Esses valores também ajudam a atrair talentos e consumidores que se identificam com causas e propósitos genuínos.

Dicas de como elaborar os valores da empresa

  • Certifique-se de que os valores estejam em harmonia com a missão e a visão;
  • Escolha valores que reflitam genuinamente a cultura e a ética da empresa;
  • Envolver os funcionários no processo de elaboração dos valores pode aumentar a aceitação e a adesão;
  • Defina os valores de forma clara e concisa;
  • Demonstre os valores através de ações e decisões consistentes na empresa;
  • Certifique-se de que todos na organização compreendam e compartilhem os mesmos valores.

Exemplos de missão, visão e valores

Para ajudar seu negócio na elaboração da missão, visão e valores, listamos algumas declarações de empresas famosas, que podem servir como inspiração. Veja:

Apple

  • Missão: Projetar os melhores produtos do planeta, criar experiências incríveis e liderar o setor de tecnologia com suas inovações;
  • Visão: Ser uma empresa que revoluciona o mundo por meio da tecnologia;
  • Valores: Inovação, qualidade, simplicidade, design e sustentabilidade.

Google

  • Missão: Organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todos;
  • Visão: Criar um futuro mais inteligente, no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas;
  • Valores: Foco no usuário, inovação, ética, transparência e responsabilidade.

Microsoft

  • Missão: Capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a alcançar mais;
  • Visão: Inspirar inovação e transformação contínua;
  • Valores: Inovação, diversidade e inclusão, crescimento mindset, colaboração, integridade e responsabilidade.

Petrobrás

  • Missão: Gerar valor para os stakeholders com excelência em serviços de exploração e produção, com alto padrão de segurança, de forma competitiva e sustentável;
  • Visão: Ser reconhecida como referência competitiva na prestação de serviços de exploração e produção;
  • Valores: Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente​; Ética e transparência; Orientação ao mercado; Superação e confiança​; Resultados.

A importância das diretrizes de missão, visão e valores na elaboração do PE

A missão, visão e valores são elementos essenciais na elaboração do planejamento estratégico de uma empresa. Isso porque elas atuam como um roteiro para definir o caminho que a organização deseja seguir, ajudando a orientar suas estratégias, objetivos e ações. 

Em outras palavras, esses conceitos podem ser entendidos como a fundação sobre a qual o planejamento estratégico é construído, fornecendo orientação e coesão para a organização.

Além disso, a definição dessas diretrizes estratégicas não apenas alinha a organização internamente, mas também ajuda a apresentar uma imagem unificada e autêntica ao mercado.

– Leia também: 5 modelos de planejamento estratégico para empresas

Como o software Scopi pode ajudar? 

Você sabia que existem plataformas que podem ajudar seu negócio na elaboração e atualização de um planejamento estratégico? O software Scopi é uma delas.

O software de planejamento estratégico Scopi traz um passo a passo que facilita a montagem do seu plano e ajuda no monitoramento da execução, com seus avisos e painéis de controle.

Além disso, ele integra em um só lugar outras ferramentas importantes como a Matriz SWOT, além do mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Com o Scopi, fazer gestão é mais fácil e eficaz!

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Marcos Kayser
Empresário e mestre em Filosofia. Especialista em planejamento estratégico, é CEO da Scopi e co-criador do software Scopi. Autor dos livros "Um Lugar de Primeiro Mundo" e "O Paradoxo do Desejo". Investidor-anjo e mentor. LinkedIn: @marcoskayser
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