A missão, visão e valores dizem respeito à filosofia de uma organização, servindo como fundamento para todas as decisões e ações que a empresa pretende realizar. Por isso, a definição de cada uma delas deve ser elaborada de forma estratégica, pensando no presente e também nos objetivos futuros do negócio.
Neste artigo vamos explicar detalhadamente cada um destes conceitos. Continue a leitura e confira:
- O que é a missão da empresa?
- O que é a visão da empresa?
- O que são os valores da empresa?
- Exemplos de Missão, Visão e Valores
- A importância das diretrizes de Missão, Visão e Valores na elaboração do PE?
- Como o software Scopi pode ajudar?
O que é a missão da empresa?
A missão é a razão pela qual a empresa existe e está relacionada com a solução oferecida ao mercado e consumidores.
É uma parte essencial da estratégia corporativa, uma vez que ela orienta as decisões, ações e comportamentos dos funcionários.
Como defini-la?
Abaixo listamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de elaborar a missão do seu negócio:
- Deixe claro o que a empresa faz e sua importância no mercado;
- Utilize linguagem simples e direta;
- Crie uma declaração que inspire tanto funcionários quanto stakeholders;
- Assegure-se de que a missão esteja em sintonia com a imagem da marca;
- Obtenha opiniões de diferentes partes da organização;
- Certifique-se de que todos tenham conhecimento da missão da empresa.
O que é a visão da empresa?
A visão pode ser entendida como um grande objetivo, que define onde a empresa quer chegar em um determinado período de tempo.
Portanto, diferentemente da missão, que se concentra no presente e no propósito central, a visão é focada no futuro e na direção desejada.
A visão ajuda a guiar uma série de decisões e estratégias, pois elas devem estar alinhadas com esse propósito central da empresa.
Como definir a visão?
Vejam algumas dicas a seguir:
- Visualize onde a empresa quer estar em um período específico (5, 10, 20 anos);
- Crie uma declaração que motive e inspire a equipe e os stakeholders;
- Certifique-se de que a visão esteja em sintonia com os valores e a cultura da empresa;
- Defina objetivos que sejam ambiciosos, mas realistas e alcançáveis;
- Identifique o que tornará a empresa única ou líder em seu segmento;
- Assegure-se de que a visão esteja alinhada com a missão da empresa;
- A visão deve ser revisada e ajustada conforme necessário para permanecer relevante;
- Compartilhe a visão com toda a organização e garanta que seja compreendida e aceita.
– Leia também: Objetivos estratégicos: o que são, como defini-los e exemplos
O que são os valores da empresa?
Os valores são os ideais que movem a organização, definindo com elas devem se portar no mercado e na sociedade. Eles definem a cultura, ética e normas da empresa, e representam o que a organização considera mais importante em sua conduta e operações diárias.
Os valores servem para ditar a cultura organizacional do negócio, portanto, são úteis, por exemplo, no recrutamento de novos funcionários, uma vez que é preciso identificar pessoas que possuem fit com os valores da empresa.
Dicas de como elaborar os valores da empresa
- Certifique-se de que os valores estejam em harmonia com a missão e a visão;
- Escolha valores que reflitam genuinamente a cultura e a ética da empresa;
- Envolver os funcionários no processo de elaboração dos valores pode aumentar a aceitação e a adesão;
- Defina os valores de forma clara e concisa;
- Demonstre os valores através de ações e decisões consistentes na empresa;
- Certifique-se de que todos na organização compreendam e compartilhem os mesmos valores.
Exemplos de Missão, Visão e Valores
Para ajudar seu negócio na elaboração da missão, visão e valores, listamos algumas declarações de empresas famosas, que podem servir como inspiração. Veja:
Apple
- Missão: Projetar os melhores produtos do planeta, criar experiências incríveis e liderar o setor de tecnologia com suas inovações;
- Visão: Ser uma empresa que revoluciona o mundo por meio da tecnologia;
- Valores: Inovação, qualidade, simplicidade, design e sustentabilidade.
- Missão: Organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todos;
- Visão: Criar um futuro mais inteligente, no qual a tecnologia melhore a vida das pessoas;
- Valores: Foco no usuário, inovação, ética, transparência e responsabilidade.
Microsoft
- Missão: Capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a alcançar mais;
- Visão: Inspirar inovação e transformação contínua;
- Valores: Inovação, diversidade e inclusão, crescimento mindset, colaboração, integridade e responsabilidade.
A importância das diretrizes de Missão, Visão e Valores na elaboração do PE
A missão, visão e valores são elementos essenciais na elaboração do planejamento estratégico de uma empresa. Isso porque elas atuam como um roteiro para definir o caminho que a organização deseja seguir, ajudando a orientar suas estratégias, objetivos e ações.
Em outras palavras, esses conceitos podem ser entendidos como a fundação sobre a qual o planejamento estratégico é construído, fornecendo orientação e coesão para a organização.
Além disso, a definição dessas diretrizes estratégicas não apenas alinha a organização internamente, mas também ajuda a apresentar uma imagem unificada e autêntica ao mercado.
– Leia também: 5 modelos de planejamento estratégico para empresas
Como o software Scopi pode ajudar?
Você sabia que existem plataformas que podem ajudar seu negócio na elaboração e atualização de um planejamento estratégico? O software Scopi é uma delas.
O software de planejamento estratégico Scopi traz um passo a passo que facilita a montagem do seu plano e ajuda no monitoramento da execução, com seus avisos e painéis de controle.
Além disso, ele integra em um só lugar outras ferramentas importantes como a própria Matriz SWOT, além do mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Com o Scopi, fazer gestão é mais fácil e eficaz!